Vai fazer MPU? Tudo sobre a carreira de Técnico do MPU.

Carreira de Técnico do MPU. O edital do Concurso MPU 2018 está lançado. Estão sendo ofertadas cerca de 47 vagas distribuídas entres os cargos de Técnico do MPU – Administração, de nível médio; e Analista em Direito, para formados na área. As remunerações chegam a R$11.916,90 para analistas e  R$ 6.862,72 para Técnico.

Hoje vamos falar da carreira de Técnico do MPU. Tudo o que você precisa saber sobre o sue futuro cargo. Além de saber como se preparar nessa reta final.

carreira de técnico do mpu

Carreira de Técnico do MPU

A legislação do órgão determina que o servidor empossado na carreira de Técnico do MPU poderá crescer profissionalmente de duas maneiras, quais sejam: pela progressão funcional e pela promoção.

Na progressão, o técnico do MPU passará de um padrão para o padrão seguinte, o que acontece todo ano e depende do resultado da avaliação de desempenho deste servidor.

Enquanto o crescimento pela promoção dar-se-á quando o servidor sai do último padrão de uma classe para a primeiro da classe seguinte. Aqui também o servidor passará pela avaliação de desempenho, assim como curso de aperfeiçoamento ou programa de capacitação.

No MPU, são 13 padrões que se dividem em três categorias, a cada movimentação do servidor, ele recebe um reajuste salarial. O que você, leitor, não pode confundir é que mesmo ocorrendo a progressão ou promoção, o servidor se aposentará como Técnico do MPU.

Como se preparar nessa reta final

A equipe do Estúdio Aulas preparou um megaevento: para ajudar você na reta final de preparação para o concurso: Super Aulão do MPU
  • Dia: 20/10/2018
  • Horário: Das 08h às 20h30
  • Local: Teatro Pedro Calmon –  Av. Duque de Caxias – QG do Exército – Setor Militar Urbano, Brasília – DF (Praça dos Cristais)
  • Garanta logo o seu pelo ingresso pelo o Link: goo.gl/DhJEvC

As áreas abrangidas pelos Técnicos do MPU

Embora esteja descrito no edital do Concurso MPU as atribuições de um técnico, vamos explicar melhor quais podem ser as ocupações de quem passa para este cargo que exigem apenas nível médio para sua posse.

Assim que você for aprovado para o cargo de técnico- área de apoio administrativo, saiba que entre as atividades estão incluídas: auxílio dos membros do MPU, que pode se dar dentro da sede ou fora dela, bem como auxílio às chefias imediatas, sendo responsável por processos administrativos e judiciais, procedimentos extrajudiciais, eventos do Ministério, emissão de declarações, certidões, análise de informações e sua elaboração. E mais, fiscalizar a gestão dos contatos, quando convocado para tal; fazer atas de reuniões; trabalhar de atendimento ao público, tanto interno quanto externo; participar de grupos de trabalhos; orientar e supervisionar estagiários ou aprendizes.

Essa parte administrativa do MPU é só uma das fontes de atuação do técnico, pois que o cargo de nível médio, ainda pode exercer outras funções como apoio técnico na área de saúde do órgão, necessitando de curso técnico específico para tanto.

Por exemplo, na área de saúde, o servidor técnico pode atuar nas atividades de saúde bucal, técnico em enfermagem; na área de segurança e transporte institucional ter curso respectivo na área, o mesmo serve para técnico em edificações.

Na área de Comunicação Social o modelo se repete. Mesmo que existam cargos de direção de nível superior nesta área, há muitos outros que são ocupados por nível técnico, como na sub-área de rádio e TV: operador de mesa de som, câmera, assistente de produção, editor de audiovisual, entre outros. Em todas estas funções, há a exigência de cursos técnicos para seu desempenho.

 >>>Leia aqui as 5 razões para focar no MPU

Antes de encerrar este artigo, aproveito para mostrar os números do último edital do Concurso MPU para o cargo de técnico. No edital de 2013, para o cargo de técnico, que exige nível médio, houve a oferta de 107 vagas para esta função, mas durante a validade do concurso ocorreram – 1.045 nomeações.

Receba por e-mail EM PRIMEIRA MÃO notícias, editais e inscrições para concursos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.