As 5 dicas de como começar a estudar para concurso

Olá, Nação concurseira, que acompanha o Blog do Estúdio Aulas. Hoje vamos falar sobre como começar a estudar para concurso. Entre as dúvidas mais corriqueiras de todo iniciante no mundo dos concursos, esta questão, sem dúvida, é uma delas. Como começar a estudar para concurso de modo mais objetivo? Sem precisar respeitar a “tal fila dos concursos” ?!

É sobre isso que vamos conversar hoje e esperamos que você se sinta mais direcionado ao terminar a leitura deste artigo. Fique conosco e lembre-se de compartilhar com algum amigo que precisa de uma ajudinha para deixar a procrastinação e começar a estudar para concurso e mudar de vida de uma vez por todas. 🙂

Como começar a estudar para concursocomo começar a estudar para concurso

1- Conhecendo o inimigo

Assim que você decidiu que precisava mudar de vida e percebeu que fazer concursos públicos poderia ser uma boa, você começou uma pesquisa frenética na internet sobre concursos, então se deparou com um mundo de informações de todas as ordens. Ficando, muitas vezes, mais confuso do que esclarecido. Sim ou com certeza?

Nesse sentido, a nossa primeira dica sobre como começar a estudar para concurso é a seguinte: leia livros que falem sobre concursos, depoimento de aprovados em concursos, leia sobre as carreiras dos três poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário e converse com algum amigo servidor para saber da rotina de trabalho dele.

Esse levantamento inicial vai fazer com que você entenda que a estrada pode ser um pouco longa, que não será em 45 dias de estudo que você vai sair do ensino médio ou faculdade e se tornar um servidor federal. Mas que com planejamento, persistência e um bom material você logo estará do outro lado, contando sua trajetória nos estudos para concursos públicos.

2- Planejamento

Esse item certamente é a sua arma mais poderosa. Se você não planejar, estará planejando falhar. Assim que estiver a par do que seja o mundo dos concursos públicos, já conhece algumas carreiras, já até optou por uma, é hora de elaborar um planejamento de estudos.

Mas em que consiste um planejamento de estudos? Consiste em colocar no papel a sua rotina de estudos: quais serão os horários que você estudará, quantas horas você vai poder se dedicar, como vai conciliar trabalho, estudos, família, atividades extras, tudo precisa constar no seu planejamento.

Pois colocando no papel, você consegue observar onde está perdendo ou gastando tempo com tarefas não produtivas, tempo este que pode ser convertido em estudo.

3- Escolhendo suas armasComo começar a estudar para concurso

Depois de planejar, é hora de executar. A partir de agora, você precisa escolher quais serão seus materiais, como efetivamente seus estudos se concretizarão. Um curso online pode ser ideal, caso gaste muito tempo com deslocamento do trabalho para o cursinho, por exemplo.

Mas um curso presencial pode ser indicado para você que precisa daquela motivação ou socializar com pessoas que estão na sua mesma sintonia. Decidir se fará um curso online, ou um curso presencial.

Se você está com dúvidas sobre como começar a estudar para concurso, conheça algumas técnicas de estudos voltada para concursos públicos que podem ajudá-lo a encontrar o seu método, clique aqui.

Quando se planeja um cronograma de estudo, deve-se decidir se o estudo vai se dar por ciclos ou por semana. O estudo por ciclos consiste em estudar várias disciplinas ao mesmo tempo, de maneira a deixar sempre o conteúdo fixado na sua memória recente.

Basicamente, se você já sabe para qual concurso estudar é hora de separar as matérias. Talvez você se assuste ao colocá-las em uma papel. Para esta técnica é necessário saber quantas horas de estudos por dia você tem para que consiga fazer um rodizio entre as matérias sem esquecer de nenhuma.

Seja realista, cada candidato tem uma rotina diferente por diversos motivos, portanto, não tente copiar o ciclo de ninguém que você viu nas redes sociais.

Já o estudo por semana é mais tradicional. É aquele em que você já sabe o que vai estudar na segunda, quarta e sexta. E vê poucas matérias por vez.

Lembre-se de fazer um planejamento bem realista, adaptado à sua rotina. Não se preocupe em mudá-lo quando for necessário, mas seu objetivo deve permanecer o mesmo: ser aprovado em concurso.

4- Não espere pelo edital
Como começar a estudar para concurso

Se existe um pecado capital entre os concursandos é viver à espera de um edital. Não seja esse candidato. Estude com antecedência. Você já sabe em qual órgão deseja trabalhar, sabe também que logo vai abrir novo concurso, então trate de começar a estudar para o concurso, partindo das disciplinas básicas.

Do edital até a data da prova, em regra, são 45 a 90 dias. Imagine estudar um conteúdo gigante, como o edital do concurso da ABIN, em apenas três meses? Improvável uma aprovação, se você não conhecia o conteúdo programático antes do edital.

O estudo antecipado permite você estar pronto quando sair o edital, fazendo apenas pequenos ajustes em seu cronograma e saindo na frente dos seus concorrentes.

E lembre-se: faça questões exaustivamente. De tanto você treinar questões, o dia da prova será como um treinamento para você. Fazendo questões, você evita surpresas desagradáveis da banca e já chega pronto, sabendo o modo como ela vai cobrar as questões da sua prova.

5- Aguente firme, você não está sozinho

Você começou a estudar para concurso, e de repente, um ano já se passou, dois, talvez três anos. Não adianta desesperar. Porque o desespero vai fazer você perder o foco. Cada candidato tem o seu tempo de aprendizado, seu tempo de estudo e aprovação. Sempre haverá aquela tia a nos lembrar de alguém que só “estudou dois meses e passou”.

Seja o primeiro a confiar em si mesmo, não espere isso dos outros. Assim como você, há muitos outros candidatos na mesma situação. Não desista sob nenhum pretexto, pois coisas boas levam tempo. E se fosse fácil…

Não desista de passar em um concurso público, porque vai levar muito tempo. Oras, o tempo passará de qualquer forma, e é bom que você esteja estudando, enquanto ele passa.

Por hoje é só, concurseiro/a. Compartilhe esse artigo com algum amigo que precisa de uma ajudinha nos estudos e saber com qual técnica ele consegue estudar melhor.

E se você está pensando em passar em um concurso bom e ganhar estabilidade, que tal você conhecer todos os nossos cursos que nós temos aqui no Estúdio Aulas e aprender com os melhores professores?

>>> Clique aqui e conheça todos os nossos cursos para concursos.

*O artigo poderá ser reproduzido, mediante citação da fonte: Blog do Estúdio Aulas.

Jornalista Soraia Cantanhede

 

Receba por e-mail EM PRIMEIRA MÃO notícias, editais e inscrições para concursos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.