5 dicas fenomenais de como estudar para concurso público

Olá, Concurseiro/a, que acompanha o Blog do Estúdio Aulas, seu portal de notícias de concurso público. Hoje nosso artigo vai mostrar como estudar para concurso público. A gente preparou 7 sugestões fantásticas que vão ajudar na sua preparação.

O mundo dos concursos é muito heterogêneo. Grande parte dos concurseiros gosta de estudar sozinho, outros preferem um cursinho preparatório presencial, há os que preferem estudar por livros e assim por diante. Nesse sentido, vamos listar algumas dicas que podem ajudar você a se preparar de maneira correta, mostrando os prós e contra de cada modo de estudar. Espero que você fique com a gente até o fim deste artigo para que as suas dúvidas sejam sanadas.

Como Estudar para Concurso Público7 dicas fenomenais de como estudar para concurso público

1- Estudar On line

O estudo online, ou seja, aquele que você precisa apenas de um computador, tablet, celular, qualquer meio eletrônico, ganhou muito espaço nos últimos anos devido ao avanço tecnológico. O estudo online facilita você que tem uma rotina corrida e não tem tempo de frequentar um curso presencial. Ou que prefere estudar sozinho em casa e no seu tempo.

Entre as vantagens de estudar online, está o acesso a materiais excelente como PDF, videoaula, mapas mentais. Ou seja, você tem tudo de que precisa, sem sair de casa, podendo ainda, estudar em cada momento de folga do seu dia.

Mas o estudo online também pode ter efeito colateral indigesto. Se você não tem disciplina de cumprir com seu planejamento de estudo sozinho, esse método não é para você. Estudar sozinho pressupõe disciplina e comprometimento.

Estudar em casa pode ser muito cômodo, mas também pode significar uma grande distração, afinal, a gente sabe que quando você se prepara para estudar, tudo acontece. O telefone toca, alguém o chama, o carro de lixo passa, o carteiro chega, o vizinho liga o som bem alto… sim, tudo acontece. Uma dica é: desligue-se do mundo exterior na hora em que for começar a estudar e foque na sua meta do dia.

2- Curso Presencial

Entres nossas dicas de como estudar para concurso público está a mais clássica de todas: um cursinho presencial. Mas a quem é indicado um cursinho hoje em dia, com tanta tecnologia que facilita seus estudos de casa? A quem sabe que não tem disciplina de estudar sozinho, porque tem pouca concentração, por exemplo.

Os cursos presenciais são excelentes, porque dão a oportunidade de trocar experiência com pessoas que têm o mesmo objetivo que o seu. As dúvidas são sanadas ao final da aula, ali com o professor.

Uma aula de um ótimo professor é muito empolgante e você sai com a sensação de “uau, que demais”. A energia positiva é indescritível de uma turma motivada que estuda com o mesmo foco. Imagine-se em uma turma voltada às carreiras policiais. Aquele mundo te envolve, fazendo você se sentir um Capitão Nascimento (ou quase isso). Todos só falam de teste de aptidão física, qual livro é melhor para a área, o curso de formação, remuneração e por aí vai. Além de dar uma pequena noção de como se comportam seus concorrentes.

3- Estudos por Apostilas

Em tempos de conectividade 24 h e com todas as facilidades e acesso que o mundo virtual oferece, há quem goste de estudar por apostila. Houve um tempo, e não faz muito tempo, que a preparação para concursos começava com uma ida à banca de jornal ou revista e ver qual a apostila estava disponível.

Então, você comprava a apostila e estudava em casa ou em qualquer lugar. Muito simples. Engana-se quem pensa que isso acabou. Pelo contrário, nunca se viu tanta oferta de apostilas para concursos.

Mas temos que destacar suas vantagens e desvantagens. Quando se fala em como estudar para concurso público, poucos, hoje em dia, sugerem a compra de uma apostila. Por quê? Porque com tanto conhecimento disseminado pela internet e acesso fácil e muitas vezes gratuito, a apostila pode soar como algo ultrapassado. E muitas vezes está.

Esse é um ponto a ser considerado entre as suas desvantagens. Pois que muitas apostilas vêm com erros de ordem gramatical, ou de atualização. Um verdadeiro copia e cola de antigos materiais. Desse modo, você pode estar se preparando com material ultrapassado, mesmo que o vendedor diga a você que a apostila chegou recentemente.

Tenha cuidado em saber se o material é atualizado de acordo com o que exige seu edital.

Mas, por outro lado, as apostilas podem ser boas para você que prefere um material compacto de estudo e direcionado ao seu concurso. O ideal é que você já tenha uma base feita em concursos, de maneira que o estudo por apostila seja um reforço, uma espécie de revisão do conteúdo. Mas certifique-se que a apostila está atualizada.

4 – Estudo por Questões7 dicas fenomenais de como estudar para concurso público

Essa dica de como estudar para concurso público é ideal para o candidato que já tem a base feita. Vamos explicar. Aprender teoria por questões é uma das melhores maneiras de você ficar afiado para o dia da prova, isto porque, de tanto fazer questões para concurso, no dia da sua prova, aquela folha de papel com questões será apenas mais um treino para você. Você pode fazer questões em pdf, apostilas ou em sites de questões.

“Mas como eu faço isso?” Simples. Pegue seu edital e veja quais as matérias a banca está cobrando. Digamos que conste em seu edital a disciplina de Ética no Serviço Público. Nela, está sendo cobrado:
1 Ética e moral.
2 Ética, princípios e valores.
3 Ética e democracia: exercício da
cidadania.
4 Ética e função pública.
5 Ética no setor público.

Você usará esse filtro de questões no site que você utiliza. Então, após aplicar o filtro, milhares de questões aparecerão. É hora de praticar. O ideal é que as questões, quer sejam por apostila, pdf ou em sites especializados sejam comentadas, pois caso você tenha dúvidas saberá onde buscar a resolução.

Fazendo uma bateria de questão com várias matérias todos os dias, você perderá o medo das questões no dia da sua prova.

5- Organização e Rotina

7 dicas fenomenais de como estudar para concurso público

Esta última dica de como estudar para concurso público é algo que só você pode dar a si mesmo. Você pode estar no melhor cursinho do mundo, mas sem organização e rotina, nada vai adiantar. Cumpra seu planejamento de estudo.

Vale ressaltar que as dicas sobre como estudar para concurso público podem ser associadas entre sim, ou seja, você pode fazer um curso presencial e assistir videoaulas. Não se contente apenas com o que o professor dita nas aulas, busque mais informação e conhecimento.

Ou você pode também estudar em casa e frequentar aulões presenciais para pegar dicas pontuais sobre alguma matéria. Enfim, independentemente sobre qual maneira você mais de adapta, siga em frente e não pare até receber o telegrama da sua posse. Combinado?!!

Por hoje é só, concurseiro/a. Compartilhe esse artigo com algum amigo que está em dúvida sobre como estudar para concurso público.

E se você está pensando em passar em um concurso bom e ganhar estabilidade, que tal você conhecer todos os nossos cursos que nós temos aqui no Estúdio Aulas e aprender com os melhores professores?!

>> Clique aqui e conheça os melhores Cursos OnLine para concursos.

Acompanhe aqui os principais concursos públicos abertos no Brasil

Acompanhe diariamente nossa página para ficar por dentro dos principais editais e Concursos públicos abertos no Brasil e sobre Concursos no DF 2019. E lembre-se de assinar nosso canal do YouTube para ter acesso aos nossos aulões online, ao vivo e gratuitos, lá tem muita dica para você arrebentar no concurso que você quer fazer. Acesse aqui.

Assessoria de Comunicação Estúdio Aulas

Receba por e-mail EM PRIMEIRA MÃO notícias, editais e inscrições para concursos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.