5 Dicas para melhorar a sua concentração nos estudos

Olá, Concurseiros/as de plantão, como vão os estudos? Espero que você esteja firme no seu propósito de se tornar um servidor público ainda em 2019. E para ajudar você nessa missão, nós, do Blog do Estúdio Aulas, vamos dar uma ajudinha em seus estudos e esclarecer como se concentrar no estudos. 

como se concentrar no estudos. 

Como se concentrar nos estudos

A gente sabe que quando você decide começar a estudar para concursos, muita coisa acontece e você fica tão perdido que nem sabe por onde começar. Se o seu problema é o que estudar para concursos públicos, então clique no link para saber mais.

Um dos maiores problemas dos concurseiros é manter o foco e a concentração durante o seu momento de estudo. Isto pode acontecer por vários motivos, logo abaixo vamos elencar alguns que podem ser os vilões da sua produtividade e, em seguida, dar as 5 dicas de como se concentrar nos estudos.

7 dicas fenomenais de como estudar para concurso público

Vilões do seu estudo

Redes Sociais

Sim, você vai estudar com o celular ligado e a cada notificação, ele vibra e você pára o seu estudo para ver se é algo importante. Aqueles cinco minutinhos, vendo as notificações das suas redes sociais, facilmente, se transformam em 20 minutos ou mesmo uma hora. Há ainda quem passe mais tempo, postando fotos da mesa de estudo do que, de fato, estudando. Isso é autossabotagem. Vai estudar? Então coloque seu celular no silencioso e estipule horário para ver as notificações, isso serve para todos os aparelhos eletrônicos.

Muito Sono

A gente sabe que na hora de dormir o sono não vem ou demora, mas na hora de estudar é ele aparece e você tem que saber por qual motivo isso acontece. Você pode estar muito cansado de um dia de trabalho ou mesmo ter se alimentado de forma errada antes de estudar, deixando seu organismo mais pesado e com uma digestão lenta. Isso também causa sono na hora de estudar.

Tome cuidado com a sua alimentação, mas caso tenha tido um dia cheio de trabalho, a ideia é que você então tire um tempo para descansar, pois uma mente cansada não vai conseguir aprender nada novo depois de um dia exaustivo.

A prática de atividades físicas pode ser fundamental para afastar esse sono exagerado que aparece na hora sagrada do seu estudo.

Não tem um cronograma de estudo

Esse erro vai ser o responsável por você ficar muito tempo em uma matéria ou por muitas reprovações em provas de concurso. Explicando: você senta para estudar e simplesmente não sabe o que vai estudar nesse dia. Então, começa a procurar o seu material, escolher a matéria, ver o tópico e nessa busca, já se passou muito tempo.

Seja organizado em seus estudos, isso pode ser um grande diferencial em sua preparação e posterior aprovação.

Vamos agora às dicas de como se concentrar melhor nos estudos.

 1 – Estude por curtos períodos

Se a sua concentração é muito pequena e você se distrai com facilidade, a ideia, então, é que você divida seu estudo por blocos de tempo. Por exemplo, estude 25 minutos e faça uma pausa de 5 minutos para descansar. Isso é fundamental tanto para a memorização quanto para a concentração e seu estudo ficará mais fácil.

2 – Escreva

Conforme Pierluigi Piazzi, autor de livros com dicas para estudos, estudar escrevendo para a fixação, segundo ele, “Quem só lê perde a concentração. Quem escreve consegue entender o assunto e mantê-lo na mente”, afirma. Escrever à mão é melhor do que digitar. “Você tem movimentos totalmente distintos para escrever cada letra à mão, mas isso não existe quando você está digitando. Isso faz com que mais redes neurais sejam ativadas no processo da escrita”, diz o professor.

3 – Alterne a forma de estudar

Ler 20 páginas de uma lei em PDF é muito cansativo. Mas se você alternar a forma como estuda essa lei, seu aprendizado pode ser eficaz. Por exemplo, você lê cinco páginas desta lei e depois assiste a uma videoaula de um professor explicando essa lei, certamente isso vai deixar menos enfadonho o estudo da lei seca. Falando em estudo de leis, temos neste link, um artigo completo e definitivo sobre como estudar leis para concursos.

Dessa forma, variar com diversos suporte a sua maneira de estudar pode enriquecer o seu aprendizado e ajudar a alavancar a dinâmica da sua preparação para concursos.

4 – Tenha um local de Estudo

O seu local de estudo é como seu templo e precisa estar limpo e organizado. O local onde se estuda é muito importante. Pois uma coisa é ter um cantinho de estudos, em uma sala de estudos fora de casa. Outra coisa é estudar em uma biblioteca, ou estudar em casa.

Além disso, ele pode determinar o seu nível de concentração e progresso nos estudos. Ter um local de estudo ajuda a criar o ritual de estudos. É como se o local, canto ou mesa de estudos ajudasse a criar um gatilho mental. Você está nele e pensa: tenho que estudar. Você passa por ele e pensa: tenho que estudar.

5 – Atividade Física

Sim, é verdade. A gente sabe que algumas pessoas cansam só de olhar uma esteira, só de ver alguém correndo já ficam cansadas. Mas você, futuro aprovado, precisa fazer as pazes com a atividade física se quiser dar uma turbinada em seu cérebro, na sua concentração. Resumindo: pessoas que se exercitam são mais capazes de manter o foco e a concentração por mais tempo, além de conseguirem processar um grande número de informações mais rapidamente.

Bom, certamente o número de dicas não se esgotam nesse artigo. Ele foi apenas uma ajuda para a sua preparação.

Por hoje é só, concurseiro/a. Compartilhe esse artigo com algum amigo que tem dificuldades em se concentrar e estudar para concurso público.

Se você está pensando em passar em um concurso bom e ganhar estabilidade, que tal você conhecer todos os nossos cursos que nós temos aqui no Estúdio Aulas e aprender com os melhores professores?!

Acompanhe aqui os principais concursos públicos abertos no Brasil

Acompanhe diariamente nossa página para ficar por dentro dos principais editais e Concursos públicos abertos no Brasil e sobre como se concentrar nos estudos. E lembre-se de assinar nosso canal do YouTube para ter acesso aos nossos aulões online, ao vivo e gratuitos, lá tem muita dica para você arrebentar no concurso que você quer fazer. Acesse aqui.

Assessoria de Comunicação Estúdio Aulas

Receba por e-mail EM PRIMEIRA MÃO notícias, editais e inscrições para concursos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.