Concurso Agepen 2018 vem aí com mais de 1.500 vagas

O Governo do Estado do Amazonas anunciou a realização de concurso público para o cargo de Agente Penitenciário, com oferta de 1.700 vagas – Concurso Agepen 2018. De acordo com a informação passada pelo governador em exercício, Bosco Saraiva, o novo concurso Agepen 2018 objetiva criar condições necessárias para que o estado do Amazonas tenha novamente o controle total do sistema prisional do estado. Além disso, o concurso público visa à substituição de terceirizados por servidores concursados, pondo fim aos contratos de co-gestão terceirizados. Veja abaixo mais detalhes do novo concurso.Concurso Agepen

O governador anunciou a realização de licitação destinada ao processo de construção de três novos presídios em cidades do interior do Estado do Amazonas. Disso decorre a autorização para concurso Agepen 2018 com 1.700 vagas.

Segundo o governador em exercício:

“Não há como mudar da noite para o dia o processo de terceirização do sistema prisional no Amazonas. Vamos fazer um concurso para 1,7 mil agentes penitenciários para que a gente possa treinar e colocar esses agentes em operação, para assim termos de volta ao Estado institucional o controle de todo o sistema”, afirmou.

Confira os cursos do Estúdio Aulas
voltados às Carreiras Policiais, acesse aqui.concurso agepen 2018

Concurso Agepen 2018

A partir da autorização concedida, fica a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e a Casa Civil responsáveis pela formalização do edital do concurso Agepen 2018.

O último concurso Agepen AM foi realizado há mais de 30 anos.

“Nossos servidores estão com 35 anos de carreira e estão todos prontos para se aposentar. Com o novo concurso, vamos iniciar o processo de preparação dos novos agentes penitenciários para atuar na capital e no interior. Mas para a formação no sistema prisional, nós precisamos de, no mínimo, um ano e seis meses para treinar, formar e tornar os novos servidores aptos e equipados. A média nacional é de um ano e seis meses para fazer isso (preparar o novo contingente)”, concluiu o Secretário de Segurança Pública.

Lotação dos novos aprovados no concurso Agepen

Embora a lotação dos novos servidores ainda não tenha sido confirmada, foi informado que os novos concursados serão convocados para atuarem, em sua maior parte, nas novas unidades para as cidades nas quais estão sendo realizadas as licitações para a construção de novos presídios: Manacapuru, Parintins e Tefé.

Atribuições do Agente Penitenciário

Entre as funções a serem desempenhadas pelos agentes penitenciários estão a de  garantir a ordem e a segurança no interior dos estabelecimentos prisionais; desempenhar ações de vigilância interna e externa dos estabelecimentos prisionais, inclusive muralhas e guaritas, bem como em órgãos e locais vinculados ou de interesse do Sistema Prisional.

Bem como a de exercer atividades de escolta e custódia de presos; executar operações de transporte escolta e custódia de presos em movimentações externas, bem como de transferências interestaduais ou entre unidades no interior do Estado, entre outras.

Jornalista Soraia Cantanhede

Receba por e-mail EM PRIMEIRA MÃO notícias, editais e inscrições para concursos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.