Concurso CBM GO é autorizado

Concurso CBM GO é autorizado

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás recebeu autorização para a realização de nova seleção- Concurso CBM GO. O concurso público foi autorizado pelo Governador do Estado, visando o preenchimento de vagas para Praças e também Oficiais da Corporação.

De acordo com a autorização, serão 274 vagas. Deste total, 230 serão para Soldados, nas funções de praças combatentes e músicos; 20 vagas para Oficiais de Comando; 12 para Oficiais Médicos e 12 para Oficiais Odontólogos.

A expectativa é de que o Concurso CBM GO seja realizado no primeiro semestre de 2018.

[divider style=”solid” top=”20″ bottom=”20″]

Concurso CBM GOConfira os cursos do Estúdio Aulas voltados às Carreiras Policiais, acesse aqui.

[divider style=”solid” top=”20″ bottom=”20″]

Último Concurso CBM GO

O último Concurso CBM GO foi realizado em 2016. Na ocasião, o certame foi de responsabilidade da Funrio e teve a oferta de 290 vagas divididas entre os cargos de Soldado de 3ª Classe e Cadete Oficial. Veja na imagem abaixo os requisitos e remuneração:Concurso CBM GO

Além da remuneração, os novos soldados fazem jus à assistência médica, odontológica e social do Corpo de Bombeiros do Goiás.

O Concurso CBM GO foi realizado em quatro fases específicas e distintas para os 02 (dois) cargos:
1ª Fase – Provas de conhecimentos (Objetiva e Discursiva), de caráter eliminatório e classificatório;
2ª Fase – Teste de avaliação física, de caráter eliminatório;
3ª Fase – Avaliação médica de caráter eliminatório;
4ª Fase – Avaliação da vida pregressa e investigação social, de caráter eliminatório.

Os candidatos foram submetidos a provas de Língua Portuguesa, Realidade Étnica, Social Histórica Geografia,e Cultural, Política Econômica, Noções de Informática, Raciocínio Lógico. E Conhecimentos Específicos com provas de
Noções de Direito, Legislação Aplicada ao CBMGO, Noções de Atividade Bombeiro Militar, Física e Matemática.

Atribuições dos Cargos

Soldado de 3ª Classe

O Corpo de Bombeiros Militar é instituição permanente, organizada com base na hierarquia e na disciplina, cabendo-lhe, entre outras, as seguintes atribuições: a execução de atividades de defesa civil; a prevenção e o combate a incêndios e a situações de pânico, assim como ações de busca e salvamento de pessoas e bens; o desenvolvimento de atividades educativas relacionadas com a defesa civil e a prevenção de incêndio e pânico; a análise de projetos e inspeção de instalações preventivas de proteção contra incêndio e pânico nas edificações, para fins de funcionamento (Constituição do Estado de Goiás, art. 125).

Além disso, os Soldados BM são essencialmente elementos de execução (art. 40 da Lei Estadual n. 11.416 de 05 de fevereiro de 1991 – Estatuto dos Bombeiros Militares) das atividades de competência do Corpo de Bombeiros Militar, em todas as áreas de atuação, quais sejam: prevenir e combater incêndios; controlar situações de pânico e responder pela busca e salvamento de pessoas; desenvolver atividades educativas relacionadas com defesa civil, incêndio e pânico.

Bem como, dentre outras relacionadas às áreas de atuação: executar serviços de motorista e operador de viaturas; serviços gerais e tarefas de manutenção do aquartelamento, limpeza e manutenção de viaturas. Demais atribuições do cargo estão previstas no Regulamento Interno e dos Serviços Gerais – RISG-R1 do Exército Brasileiro.

Cadete Oficial

O Cadete será formado para desempenhar as funções de comando da Corporação, inerentes à Carreira de Oficial BM. As funções de comando referem-se à liderança de pessoal na execução de atividades administrativas e operacionais de competência do Corpo de Bombeiros Militar, em todas as áreas de atuação, ou seja: prevenção e combate a incêndios; controle de situações de pânico; busca e salvamento de pessoas; atividades educativas relacionadas com defesa civil, incêndio e pânico.

Baixe o último edital do Concurso CBM GO.

Jornalista Soraia Cantanhede

Receba por e-mail EM PRIMEIRA MÃO notícias, editais e inscrições para concursos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.