OFICIAL. Concurso MPU: Cespe é a banca. Vagas para Técnicos e Analistas

Concurso do MPU. Acabou o suspense. Após longo período sobre a possibilidade de haver concurso público, mesmo sem verba, o Ministério Público da União divulgou na edição de hoje, 16 de agosto, dispensa de licitação, em que contrata a banca Cespe para a realização de seu próximo concurso público.Concurso do MPU

Concurso do MPU 2018

De acordo com a publicação, fica Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos – CEBRASPE , Cespe, responsável pela organização do 10º Concurso Público para provimento de vagas existentes e formação de cadastro de reserva para os cargos de Analista do MPU/Direito e Técnico do MPU/Administração.

Sobre o Concurso

Os cargos para o concurso do MPU são para Técnico do MPU-Administração e a remuneração é no valor de R$ 7.260.41. O outro cargo é o de Analista em Direito com remuneração de R$ 11.345.90.

O Concurso do MPU  é um concurso muito aguardado pelos concurseiros e até mesmo pela instituição, pois é grande o déficit de servidores da Casa. A boa notícia é que o MPU costuma convocar um número grande de aprovados, superando a quantidade que costuma constar em seus editais.

O último concurso MPU, foi realizado em 2013 para os cargos técnico administrativo e analista em Direito. Foram 147 vagas no total. Para o cargo de técnico em segurança institucional e transporte, o último concurso foi realizado em 2015 com 22 vagas para o DF, além de mais 12 estados.

O candidato nomeado, poderá, então, optar pela UF a qual deseja trabalhar, mas não poderá escolher em qual ramo do MPU será lotado. Após ser nomeado, tomar posse e entrar em exercício, o novo servidor do MPU deverá permanecer, necessariamente, onde foi lotado, pelo prazo mínimo de três anos, conforme prevê a legislação do MPU, para em seguida, se ele tiver interesse participar do concurso interno de remoção.

Carreira de Técnico do MPU

A legislação do órgão determina que o servidor empossado na carreira de Técnico do MPU poderá crescer profissionalmente de duas maneiras, quais sejam: pela progressão funcional e pela promoção.

Na progressão, o técnico do MPU passará de um padrão para o padrão seguinte, o que acontece todo ano e depende do resultado da avaliação de desempenho deste servidor.

Enquanto o crescimento pela promoção dar-se-á quando o servidor sai do último padrão de uma classe para a primeiro da classe seguinte. Aqui também o servidor passará pela avaliação de desempenho, assim como curso de aperfeiçoamento ou programa de capacitação.

No MPU, são 13 padrões que se dividem em três categorias, a cada movimentação do servidor, ele recebe um reajuste salarial. O que você, leitor, não pode confundir é que mesmo ocorrendo a progressão ou promoção, o servidor se aposentará como Técnico do MPU.

Composição do MPU

Para começar, vale destacar que a abrangência do Ministério Público da União – MPU- engloba o Ministério Público Federal, Ministério Público do Trabalho, Ministério Público Militar e Ministério Público do Distrito Federal e Territórios.

Assim que você passar, poderá ser lotado em qualquer um destes Ministérios para a unidade da federação (UF) a qual você concorreu. Mas também, os candidatos concorrerão em uma lista geral, pois se não houver mais candidatos para determinada UF, o próximo aprovado na listagem geral será convocado para ocupar a vaga, caso o candidato não manifeste interesse, voltará para o final da lista.

>>Baixe aqui nosso material gratuito de Informática voltado ao Concurso MPU 2018

Concurso MPU 2018

Embora esteja descrito no edital do Concurso do MPU 2018 as atribuições de um técnico, vamos explicar melhor quais podem ser as ocupações de quem passa para este cargo que exigem apenas nível médio para sua posse.

Assim que você for aprovado para o cargo de técnico- área de apoio administrativo, saiba que entre as atividades estão incluídas: auxílio dos membros do MPU, que pode se dar dentro da sede ou fora dela, bem como auxílio às chefias imediatas, sendo responsável por processos administrativos e judiciais, procedimentos extrajudiciais, eventos do Ministério, emissão de declarações, certidões, análise de informações e sua elaboração.

E mais, fiscalizar a gestão dos contatos, quando convocado para tal; fazer atas de reuniões; trabalhar de atendimento ao público, tanto interno quanto externo; participar de grupos de trabalhos; orientar e supervisionar estagiários ou aprendizes.

Essa parte administrativa do MPU é só uma das fontes de atuação do técnico, pois que o cargo de nível médio, ainda pode exercer outras funções como apoio técnico na área de saúde do órgão, necessitando de curso técnico específico para tanto.

Por exemplo, na área de saúde, o servidor técnico pode atuar nas atividades de saúde bucal, técnico em enfermagem; na área de segurança e transporte institucional ter curso respectivo na área, o mesmo serve para técnico em edificações.

Na área de Comunicação Social o modelo se repete. Mesmo que existam cargos de direção de nível superior nesta área, há muitos outros que são ocupados por nível técnico, como na sub-área de rádio e TV: operador de mesa de som, câmera, assistente de produção, editor de audiovisual, entre outros. Em todas estas funções, há a exigência de cursos técnicos para seu desempenho.

>>Por que você deve fazer este Concurso MPU 2018?
Leia aqui as 5 razões para focar no MPU.

Antes de encerrar este artigo, aproveito para mostrar os números do último edital do Concurso MPU para o cargo de técnico. No edital de 2013, para o cargo de técnico, que exige nível médio, houve a oferta de 107 vagas para esta função, mas durante a validade do concurso ocorreram – 1.045 nomeações-. Se você tem dúvida em qual concurso focar neste segundo semestre, leia esta matéria que foi feita para você, só clicar aqui.

O Ministério Público da União

MPU é um órgão com autonomia funcional, administrativa e financeira e compreende os ramos do: Ministério Público Federal (MPF); O Ministério Público do Trabalho (MPT); O Ministério Público Militar (MPM); O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

Como se preparar para o Concurso do MPU

>>>Acesse aqui todos os cursos do Estúdio Aulas voltado ao Concurso MPU 2018 aqui

Não espere pelo edital para começar a sua preparação. A Equipe do Estúdio tem materiais gratuitos para você que está decidido a se tornar um servidor do MPU neste ano. Veja aqui, vídeo abaixo, o nosso 2º Esquenta MPU baixe todos os pdfs e assista a nossas videoaulas. Lembre-se de curtir nossas aulas no Youtube para nos motivar a sempre postar mais conteúdos gratuitos e de qualidade para você.

Baixe os materiais gratuitos das disciplinas de Direito Administrativo, constitucional, Informática, Arquivologia, Legislação aplicada ao MPU, Mapa de questões de Direito Administrativo preparados pela Equipe do Estúdio Aulas para você.

Acompanhe aqui os principais concursos públicos abertos no Brasil

Acompanhe diariamente nossa página para ficar por dentro dos principais editais e Concursos públicos abertos no Brasil. E lembre-se de assinar nosso canal do YouTube para ter acesso aos nossos aulões online, ao vivo e gratuitos, lá tem muita dica para você arrebentar no concurso que você quer fazer. Acesse aqui.

Assessoria de Comunicação Estúdio Aulas

>Assista ao 2º Esquenta MPU , evento promovido pelo Estúdio Aulas.

Receba por e-mail EM PRIMEIRA MÃO notícias, editais e inscrições para concursos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.