Concurso DPE-AL:15 vagas para Defensor

Concurso DPE-AL:15 vagas para Defensor

A Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE-AL), abriu novo Concurso DPE-AL, com provimento de 15 vagas para o cargo de Defensor Público de 1° Classe para lotação nas coordenações regionais do interior do estado. Das 15 oportunidades oferecidas no Concurso DPE-AL, 14 são para ampla concorrência e uma para pessoa com deficiência.

O Concurso DPE-AL, exige dos candidatos para a investidura no cargo o diploma de nível superior em Direito, fornecido pela Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo MEC, e ainda três anos pelo menos de atividade jurídica desempenhada após a obtenção do grau de bacharel. A remuneração do Concurso DPE-AL, é no valor de R$ 26.125.16. O Cespe será a banca organizadora do novo Concurso DPE-AL.

Das Inscrições

As inscrições para o Concurso DPE-AL, podem ser feitas do dia 07/08/2017 até o dia 06/09/2017 pelo endereço eletrônico do Cespe. A taxa para inscrição é no valor de R$ 265.

 

concurso dpe-al

Prédio da Defensoria Pública em Alagoas

Das Provas

As provas do Concurso DPE-AL, serão divididas em quatro etapas: prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório; prova discursiva de caráter eliminatório e classificatório; prova oral de caráter eliminatório e classificatório, e por fim, prova de títulos de caráter eliminatório e classificatório.

As provas objetivas serão realizadas no dia 18 de novembro na cidade de Maceió. Os locais e horários das provas serão divulgados no dia 31 de outubro de 2017. Os gabaritos do Concurso DPE-AL, tem previsão de serem divulgados no dia 21 de novembro às 19h no site do Cespe.

Serão aplicadas no Concurso DPE-AL, 100 questões Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito da Criança e do Adolescente, Direitos Difusos e Coletivos, Direito do Consumidor, Direito Empresarial, Direito Penal, Direito Previdenciário, Direito Processual Civil, Direito Processual Penal, Execução Penal, Legislação Organizacional da Defensoria Pública e Medicina Legal.

As provas discursivas serão aplicadas uma peça processual e duas questões dissertativas abordando as áreas de Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direitos Difusos e Coletivos, Direito do Consumidor, Direito Processual Civil, Direito da Criança e do Adolescente, Direito Penal, Direito Processual Penal, Execução Penal e Legislação organizacional da Defensoria Pública.

O resultado final da prova objetiva e provisório das provas discursivas saem no dia 4 de janeiro de 2018. O Concurso DPE-AL, terá validade de dois anos a partir de sua homologação de resultado, prazo que pode ser prorrogado uma vez pelo mesmo período.

CONCURSO DPE-AL

Defensores públicos em Alagoas

O que faz um defensor público

Conhecido por ser o “advogado do povo”, o defensor público é o profissional contratado pelo governo brasileiro para defender todos os cidadãos que não possuem condição financeira para arcar com as despesas cobradas por advogado particular.

O Defensor Público é o profissional responsável por garantir o direito de acesso à justiça ao cidadão carente, desprovido de recursos financeiros para custear as despesas com a contratação de advogado particular. Incumbe-lhe a orientação jurídica, a promoção dos direitos humanos e a defesa, em todos os graus, judicial e extrajudicial, dos direitos individuais e coletivos aos necessitados, de forma integral e gratuita. As atribuições do defensor são bastante amplas e vai desde a assistência jurídica na área cível a exemplos de ações relacionadas ao direito de família, sucessões, posse e propriedade, relações de consumo, causas previdenciárias e demandas contra o Poder Público. Suas funções também vão desde a defesa criminal dos cidadãos acusados da prática de alguma infração penal e pela assistência a grupos socialmente vulneráveis, como a criança e ao adolescente; a mulher vítima de violência doméstica, a pessoa com deficiência e o idoso. Alcançam ainda a tutela coletiva que possa beneficiar, de qualquer forma, os cidadãos hipossuficientes.

Confira todos os cursos do Estúdio Aulas clicando aqui e se prepare com a melhor equipe.

Jornalista: Gabriella da Matta

Receba por e-mail EM PRIMEIRA MÃO notícias, editais e inscrições para concursos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *