Concurso Polícia Civil do MA tem banca definida. Concurso PC MA ofertará vários cargos
Home / Concursos / Concurso Polícia Civil do MA tem banca definida
concurso pc ma banca definida

Concurso Polícia Civil do MA tem banca definida

Concurso Polícia Civil do MA tem banca definida. Concurso PC MA ofertará vários cargos.

A Secretaria de Estado da Gestão e Previdência do Estado do Maranhão- SEGEP– informou que o edital do Concurso PC MA passa pelos últimos ajustes antes do seu lançamento.

No último dia 1 de novembro, a SEGEP divulgou o extrato do contrato com a organizadora do próximo concurso público para a Polícia Civil Maranhão – Concurso PC MA.

Conforme a divulgação feita, fica contratado o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos – Cebraspe- CESPE que ficará responsável por planejar, organizar, executar e acompanhar o certame.

O Concurso PC MA ofertará oportunidades para os seguintes cargos: Delegado, Investigador, Escrivão, Perito Criminal, Médico Legista e Odontolegista, de acordo com o contrato abaixo, a ver:concurso pcma 2017

A partir da assinatura do contrato entre a PC MA e o Cebraspe-Cespe, o edital do concurso PCMA poderá ser divulgado a qualquer momento.

Último edital do Concurso PC MA

Em 2015, ocorreu o último concurso PC MA. Na ocasião, o concurso foi regido pela Fundação Getúlio Vargas-FGV e ofertou vagas para os cargos de Auxiliar de Perícia Médica Legal, Escrivão de Polícia, Farmacêutico Legista, Investigador de Polícia, Médico Legista, Odontolegista e Perito Criminal.

Requisitos exigidos do concurso PC MA

Vejamos quais as exigências foram exigidas para a participação no último concurso PC MA dos cargos ofertados.

Auxiliar de Perícia Médica Legal

Certificado de Nível Médio ou Curso em Auxiliar de Enfermagem ou Técnico em Enfermagem e respectivo Registro Profissional.

O Auxiliar  de Perícia Médica legal é responsável por realizar serviços auxiliares relativos à necropsia, sob orientação do Legista, objetivando detectar a causa-mortis, para possibilitar as investigações policiais e fornecer subsídios para a Justiça.

Escrivão de Polícia

Diploma de Nível Superior em qualquer área.

O Escrivão de Polícia é responsável por executar e orientar tarefas relacionadas à preparação de processos, inquéritos, mandados, atos e termos, dando-lhes a forma adequada, para possibilitar o cumprimento das formalidades legais necessárias aos demais serviços cartorários.

Farmacêutico Legista

Diploma de Nível Superior em Farmácia e Bioquímica e respectivo Registro Profissional.

Realizar serviços técnico-laboratoriais, para atender às requisições de autoridades policiais e judiciárias ou do Ministério Público. Exercer funções de direção superior, direção intermediária, coordenação e supervisão na área de sua competência.

Investigador de Polícia

Diploma de Nível Superior em qualquer área.

Realizar atividade pertinente a operações policiais, adotando medidas ostensivas, preventivas ou repressivas, para proteger as pessoas e os bens contra os perigos e atos delituosos. Dirigir, devidamente habilitado, viaturas em operações de natureza policial.

Médico Legista

Diploma de Nível Superior com respectivo Registro Profissional em Medicina.

Executar exames médico-legais em pessoas vivas e mortas, necessários às instruções pré-processuais e judiciárias, para atender às requisições de autoridades competentes. Exercer cargos de superintendência, coordenação, direção superior e intermediária, supervisão e chefia na área de sua competência, e funções de seções e serviços periciais nos mais diversos níveis da Administração Superior.

Odontolegista

Diploma de Nível Superior em Odontologia e respectivo Registro Profissional.

Executar exames odontolegais, diretamente ou por aparelhos e instrumentos, da região odontobucomandibulomaxilar em pessoas vivas e mortas, necessários às instruções pré-processuais e  judiciárias para atender às requisições de autoridades competentes. Exercer cargos de superintendência,
coordenação, direção superior e intermediária, supervisão e chefia na área de sua competência, e funções
de seções e serviços periciais nos mais diversos níveis da Administração Superior.

Perito Criminal

Diploma de Curso Superior em Agronomia, Análise de Sistemas, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências
Econômicas, Ciência da Computação, Engenharias, Psicologia, Serviço Social, Física, Farmácia e Bioquímica,
Geologia, Química e Química Industrial e respectivo Registro Profissional.

Planejar, organizar, coordenar, supervisionar e executar atribuições relacionadas com perícias especializadas na área da Criminalística, Psico-social, Identificação Civil e Criminal. Exercer funções de direção superior, direção intermediária, Coordenação e Supervisão, nos mais diversos níveis da Administração Superior.

Fases do Concurso PC MA

O concurso PC MA foi dividido em duas etapas. Cada etapa tinha suas fases, a saber:
1ª Etapa
Fase 1 – Prova Escrita Objetiva para todos os cargos, de caráter eliminatório e classificatório;
Fase 2 – Prova Escrita Discursiva ou Redação, de caráter eliminatório e classificatório;
Fase 3 – Prova Prática de Digitação para o cargo de Escrivão de Polícia, de caráter apenas eliminatório;
Fase 4 – Avaliação de Títulos, para o nível superior, de caráter apenas classificatório.

2ª Etapa
Fase 1 – Teste de Aptidão Física (TAF) para todos os cargos, de caráter eliminatório;
Fase 2 – Teste Psicotécnico para todos os cargos;
Fase 3 – Exames Médico e Odontológico para todos os cargos, de caráter eliminatório;
Fase 4 – Curso de Formação, de caráter eliminatório e classificatório e Investigação Social, de caráter eliminatório.

Os candidatos foram submetidos, na primeira etapa, a provas de Língua Portuguesa 15 (quinze); Legislação Específica 5 (cinco); Raciocínio Lógico-Quantitativo 10 (dez); Noções de Informática 10 (dez); Noções de Direito Constitucional, Administrativo, Penal e Processual Penal.

Além de Conhecimentos Específicos de Física, Química, Biologia e Contabilidade, a depender do cargo.

Os candidatos tiveram que responder ainda prova dissertativa acerca de conteúdo específico ou tema da atualidades, a depender do cargo.

Baixe o último edital do Concurso PC MA.

Veja os cursos destinados às Carreiras Policiais que o Estúdio Aulas tem para você

concurso pc ma

Grandes concursos públicos no Maranhão

Em anúncio feito pelo governador do Maranhão, Flávio Dino, em setembro, foi confirmado grandes concursos públicos no Maranhão até o fim de 2017, início de 2018. Em pronunciamento, ficou confirmado concursos para os seguintes órgãos: Polícia Militar, Polícia Civil, Agência de Defesa e Detran.

Concurso PM MA saiu edital com 1.214 vagas

edital PM MA foi divulgado pelo Cebraspe-Cespe com oferta de 1.214 vagas efetivas para diversos cargos de nível superior e nível médio, além de amplo cadastro de reserva para todas as áreas. Na oferta, há a divisão para candidatos do sexo masculino e candidatos do sexo feminino, conforma a previsão legal. Veja abaixo a oferta entre cargos de formação superior e nível médio.

Nível Superior da PM MA

Segundo a publicação, há oportunidades para candidatos de formação superior nos seguintes cargos: 1º Tenente PM – Cirurgião‐Dentista; 1º Tenente PM – Médico; 1º Tenente PM- Médico Veterinário; 1º Tenente PM – Psicólogo.

Cargos de Nível Médio da PM MA

edital PM MA traz a oferta de Soldado do Quadro de Praça Policial, que exige apenas nível médio para a sua participação. E, sem dúvida, será o cargo de maior concorrência do concurso.

Saiba tudo sobre o Concurso PM MA.

Concurso Aged- MA

concurso da Aged MA está iminente. A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão – Aged – prepara a realização de seu próximo certame- Concurso Aged MA que terá a responsabilidade da banca FCC. A informação foi confirmada pelo Diretor de Recursos Humanos da Agência, Raimundo Assunção Amaral, e pelo Gestor da Aged do Maranhão, Sebastião Anchieta Filho.

Vagas do concurso Aged MA

Conforme as informações divulgadas pela Pasta, as oportunidades do concurso Aged MA serão para as seguintes especialidades: fiscal agropecuário, auxiliar  e assistente.

Dentre as áreas, os cargos contemplados serão: técnico em fiscalização, fiscal agropecuário, assistente de fiscalização, auxiliar de fiscalização,  advogado, contador, jornalista e profissional de tecnologia da informação.

concurso Aged MA será para preenchimento de 173 vagas. A remuneração dos futuros servidores é de R$4.400,00. Somado à remuneração, os nomeados farão jus aos benefícios de vale-alimentação e adicional de insalubridade. Pela Lei, o Auxílio-Alimentação, é no valor mensal de R$ 330,00 (trezentos e trinta reais). Enquanto o Adicional de Insalubridade dependerá do local em que atuará o servidor.

Jornalista Soraia Cantanhede

 

Confira também

Veja quais os Concursos 2018 DF para você fazer e passar

Olá, candidatos, hoje vamos falar sobre os Concursos 2018 DF. Mas antes, que terça-feira frenética, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *