Concurso PC PR 2019: edital para Investigador com 766 vagas

Concurso PC PR 2019. Polícia Civil do Paraná deve, em breve, autorizar novo concurso público para o cargo de Investigador com 766 vagas. De acordo com as informações da Secretaria de Segurança Pública do Estado, o governo pode autorizar um novo edital ainda este ano.Concurso PC PR 2019

Concurso PC PR 2019

O processo de tramitação do concurso PC PR teve consideráveis avanços nesta semana, ver imagem abaixo. Neste momento o processo está em análise pela Diretoria Geral da Secretaria de Segurança e pela Assessoria Técnica.

Segundo informações do setor de Recursos Humanos da Secretaria, os trâmites estão em negociação e devem ser aprovados em breve. A previsão da Secretaria é que a autorização do concurso PC PR seja oficializada em agosto deste ano.

 Último Concurso PC PR

 Há nove anos não há concurso para a PC PR – Investigador. A proposta de abertura do novo certame foi aprovada pelo Conselho da Polícia Civil desde 2017.

Publicada há dois anos, a Deliberação 363/2017 do Conselho da Polícia Civil do Paraná autorizou a abertura do novo concurso para o provimento de 766 vagas para Investigador.

Este o passo inicial no planejamento do certame, que passou a tramitar internamente na Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná.

No entanto, a proposta só foi enviada para análise do governo apenas em fevereiro deste ano. Desde então, foram registrada diversas movimentações internas para autorização do concurso PC PR por parte do governo.

Cargo de Investigador da PC PR

O cargo de Investigador da Polícia Civil exige formação em qualquer curso de graduação de nível superior e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria B ou superior.

SALÁRIO PC PR

O salário inicial do Investigador inicial da 5ª classe é de R$ 5.478,49. Com progressões da carreira, o profissional pode subir de classe e alcançar salários de até R$11 mil.

CURSOS ONLINE PARA AS CARREIRAS POLICIAIS
CLIQUE NO BANNER

Atribuições

I – cumprir, prontamente, com urbanidade e atenção, as ordens superiores;

II – proceder a qualquer serviço de natureza policial ou de segurança, de dia ou de noite, esteja ou não designado, desde que verifique a necessidade de faze-lo em prol do sossego público, da garantia de vida ou da propriedade do cidadão, a preservação das instituições ou dos bens públicos, do respeito à lei e observância das normas regulamentares;

III – realizar qualquer serviço de natureza policial ou de segurança, a qualquer hora do dia ou da noite, esteja ou não designado, quando instado a faze-lo pelo superior imediato ou autoridade policial a que se subordina, por seus agentes ou quando solicitado por qualquer cidadão;

IV – comunicar à autoridade policial a que estiver subordinado, qualquer fato grave ou potencialmente lesivo ou que demande investigação, chegados ao seu conhecimento;

V – prender ou fazer prender delinquentes contra os quais houver mandado de prisão ou em flagrante delito, providenciando, neste caso, o acompanhamento de testemunhas;

VI – comparecer a serviço de plantão, rondas, guarda e vigilância de unidades policiais, segurança de pessoas e outros para os quais tenha sido escalado;

VII – zelar pela integridade física e moral, e guarda de presos provisórios, recolhidos nos setores de carceragem das unidades policiais civis, enquanto interessarem à investigação policial;

VIII – tomar providências sobre qualquer fato que lhe chegar ao conhecimento, de interesse do serviço policial, mesmo que se trate de assunto estranho às atribuições da unidade a que pertence; entre outras.

Último edital PC PR

O último edital de Investigador da Polícia Civil do Paraná foi divulgado em 2009 pela Coordenadoria de Processos Seletivos da Universidade Estadual de Londrina (COPS).

Além das vagas de Investigador, o edital contou com vagas para Escrivão e Papiloscopista. Todas as fases do certame foram realizadas em Curitiba, inclusive nos casos de condições especiais.

O concurso contou com:

Prova Preambular de Conhecimentos Gerais (de caráter eliminatório e classificatório)
Prova de Conhecimentos Específicos (de caráter eliminatório e classificatório)
Prova de Higidez Física (de caráter eliminatório)
Prova de Aptidão Física (de caráter eliminatório)
Prova de Investigação de Conduta (de caráter eliminatório)

A prova objetiva do concurso contou com 50 questões, sendo 25 de conhecimentos gerais e 25 de conhecimentos específicos, sendo considerados aprovados, os candidatos que acertassem no mínimo 13 questões e nota 5,2 em cada prova uma das provas (gerais e específicos).

A avaliação de conhecimentos gerais contou com questões de Língua Portuguesa (10), Economia e Demografia Paranaense (07), Noções de Informática (04) e Raciocínio Lógico (04).

Já a prova de Conhecimentos Específicos contou com questões de Noções do Estatuto da Polícia Civil (05), Noções de Direito Penal (04), Noções de Direito Constitucional (04), Noções de Direito Administrativo (04), Noções de Direito Processual Penal (04) e Noções de Legislação Específica (04).

A prova de aptidão física contou com corrida de segmento, flexão abdominal, salto em extensões, impulsão vertical, escalada (rede de abordagem) e corrida aeróbica (12 minutos).

Resumo do concurso

Acompanhe aqui os principais concursos públicos abertos no Brasil

Acompanhe diariamente nossa página para ficar por dentro dos principais editais e Concurso PC PR. E lembre-se de assinar nosso canal do YouTube para ter acesso aos nossos aulões online, ao vivo e gratuitos, lá tem muita dica para você arrebentar no concurso que você quer fazer. Acesse aqui.

Assessoria de Comunicação Estúdio Aulas

Receba por e-mail EM PRIMEIRA MÃO notícias, editais e inscrições para concursos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.