Concurso PC RS já tem banca definida. Mais de 1.300 vagas.
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Concurso PC RS
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Concurso PC RS já tem banca definida. Mais de 1.300 vagas.

Concurso PC RS já tem banca definida. Mais de 1.300 vagas.

Saiu na edição de ontem do Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Sul o extrato de contratação da banca que vai organizar o Concurso PC RS.

Conforme o documento, fica contratada a Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências – FUNDATEC. Pelo contrato, a empresa será responsável pela organização dos serviços técnicos especializados de organização, planejamento e realização das inscrições e das fases de capacitação intelectual e de avaliação da aptidão psicológica e psiquiátrica do concurso da Polícia Civil RS.

Sobre o Concurso PC RS

O Concurso Público da Polícia Civil do RS foi autorizado em julho deste ano por José Ivo Sartori, governador do estado gaúcho.

Segundo o anunciado, serão destinadas 1.300 vagas para a Polícia Civil do Rio Grande do Sul. A divisão das vagas dar-se-á da seguinte maneira:

-1.200 para Escrivão e Inspetor; e,
– 100 para Delegados.

Concurso PC RS
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Requisitos e Atribuições dos Cargos do Concurso PC RS

Inspetor de Polícia

Para este cargo é necessário ter apenas nível superior em qualquer área, além de Carteira Nacional de Habilitação na categoria “B”.

Entre as suas atribuições constam a de realizar realizar diligências, operações, vigilâncias e atos investigatórios; efetuar prisões, buscas e apreensões; cumprir mandados; colaborar na execução de atividades procedimentais e administrativas.

E ainda cumprir e fazer cumprir as determinações das autoridades policiais; manter atualizados os bancos de dados de interesse da investigação policial; elaborar relatórios de investigação; portar arma de fogo de uso regulamentar; conduzir veículos oficiais; e executar tarefas administrativas.

A remuneração do Inspetor de Polícia Civil é de R$ 6.366,80, em carreira inicial.

Delegado de Polícia Civil

Para concorrer a este cargo é necessário ter graduação em Direito, sendo comprovado até o último dia de inscrição do Concurso Público. E ainda, ter carteira nacional de habilitação na categoria “B”.

Entre as atribuições do delegado de Polícia Civil estão a de escriturar ou orientar a escrituração dos livros cartorários de delegacias; lavrar e expedir certidões; lavrar autos de prisão, de apreensão, de restituição, de depósito, de acareação e de reconhecimento.

Bem como lavrar termos de declarações, de ocorrência, de fianças, de compromisso e de representação; recolher fianças, nos termos da legislação; exarar boletins estatísticos; atualizar arquivos e bancos de dados; cumprir e fazer cumprir as determinações das autoridades policiais; participar de diligências externas, realizando prisões e intimações; portar arma de fogo de uso regulamentar; conduzir veículos oficiais e executar tarefas administrativas.

A remuneração do Delegado de Polícia Civil do RS é de R$ 20.353,06, valor atualizado de acordo com a tabela remuneratória de 2018.

Escrivão de Polícia Civil

Para concorrer ao cargo de Escrivão de Polícia, o candidato precisa ter nível superior em qualquer área, além de carteira nacional de habilitação na categoria “B”.

Entre as atribuições do Escrivão de Polícia constam a de escriturar ou orientar a escrituração dos livros cartorários de delegacias; lavrar e expedir certidões; lavrar autos de prisão, de apreensão, de restituição, de depósito, de acareação e de reconhecimento; lavrar termos de declarações, de ocorrência, de fianças, de compromisso e de representação; recolher fianças, nos termos da legislação.

E mais: exarar boletins estatísticos; atualizar arquivos e bancos de dados; cumprir e fazer cumprir as determinações das autoridades policiais; participar de diligências externas, realizando prisões e intimações; portar arma de fogo de uso regulamentar; conduzir veículos oficiais e executar tarefas administrativas.

A remuneração inicial dos futuros Escrivães de Polícia Civil será de R$ 6.366,80.

Último Concurso PC RS

Em 2013, foi realizado o último concurso PC RS. Na ocasião, o concurso foi organizado pela Academia de Polícia Civil, através da Divisão de Recrutamento e Seleção, com a supervisão da Comissão de Concurso.

Os concursos foram constituídos por prova de capacitação intelectual; prova de capacitação física; exames de saúde; avaliação da aptidão psicológica para o cargo; sindicância da vida pregressa e concluído com curso de formação profissional. A aprovação no curso de formação profissional será requisito para a nomeação.

O último concurso PC RS teve a seguinte estrutura cobrada em prova, a saber:

Concurso PC RS
Concurso PC RS / Prova

O critério para aprovação nas Provas Objetivas e para correção da Prova de Redação foi de no mínimo, 18 (dezoito) acertos nas questões da Prova de Língua Portuguesa e, no mínimo, o total de 48 (quarenta e oito) acertos no total das questões objetivas. Critério para aprovação na Prova de Redação: obter pontuação mínima de 12 (doze) pontos na Redação.

Acesse o último edital do Concurso PC RS.

Jornalista Soraia Cantanhede

 

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