Concurso TJ-GO: Saiu o edital com 128 vagas

Concurso TJ-GO: Saiu o edital com 128 vagas

Foi publicado o edital do novo Concurso TJ-GO. Serão ofertadas 128 vagas temporárias para o cargo de Juiz Leigo. Das 128 vagas, 85 são para contratação imediatas e 43 para formação de cadastro reserva.

O edital do Concurso TJ-GO, informa ainda, que a atuação ocorrerá no âmbito dos juizados especiais, em auxílio às atividades dos juízes de direito, na condução dos procedimentos conciliatórios entre as partes, visando à celeridade na solução dos conflitos.

 

CONCURSO TJ-GO

Tribunal de Justiça de Goiás

Período de inscrição

As inscrições para o Concurso TJ-GO poderão ser feitas pelo site do Centro de Seleção da Universidade Federal de Goiás. O período de inscrição é de 12 de setembro a 13 de outubro. A taxa é no valor de R$ 200.

Das vagas

Para a investidura no cargo de juiz leigo, é necessário possuir certificado devidamente registrado de conclusão de curso superior de bacharel em Direito, fornecido por Instituição de ensino reconhecida pelo MEC, inscrição na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), e no mínimo de dois anos de atividade jurídica exercida após a obtenção do grau de bacharel.

Funções do Juiz Leigo

Compete ao juiz leigo, no exercício da atividade conciliatória, auxiliar as partes na composição da controvérsia, podendo sugerir, inclusive, soluções de benefício comum aos litigantes, bem como praticar as demais atribuições previstas na lei n° 9.099/95, dentre elas: presidir as audiências de conciliação; presidir audiências de instrução e julgamento, podendo, inclusive, colher provas; proferir parecer, em matéria de competência dos juizados especiais, a ser submetido ao juiz titular de onde exerça suas funções, para homologação por meio de sentença; submeter projeto de sentença ao juiz titular do juizado no qual exerça suas funções para homologação por meio de sentença. É atribuição do juiz leigo a digitalização e impressão das atas das audiências por ele dirigidas.

Das provas do Concurso TJ-GO

A primeira etapa do Concurso TJ-GO, a ser disputada pelos candidatos será a prova objetiva. A prova será composta por 100 questões de múltipla escolha, sendo 10 de língua portuguesa, 30 de juizados especiais, cinco de direito do consumidor, oito de direito civil, oito de direito processual civil, oito de direito penal, oito de direito processual penal, 10 de direito constitucional, oito de direito administrativo e cinco de ética.

Com duração máxima de cinco horas, a avaliação será aplicada no dia 19 de novembro, em locais e horários a serem informados por meio de edital de convocação, a partir do dia 16 do mesmo mês. A etapa final do concurso do TJ-GO será análise de títulos, sendo analisados os documentos de todos os candidatos aprovados na objetiva.

Clique aqui e conheça os melhores cursos para você se preparar em diversos concursos. Repense seu modo de estudar!!

concurso tj-go

Jornalista: Gabriella da Matta

Receba por e-mail EM PRIMEIRA MÃO notícias, editais e inscrições para concursos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *