Concurso TRF 5: 20 vagas para Juiz Federal

Concurso TRF 5: 20 vagas para Juiz Federal

O Tribunal Regional Eleitoral da 5°Região, que envolve os estados do Ceará, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Sergipe e Rio Grande do Norte, anunciou seu novo concurso TRF 5. Serão ofertadas 20 vagas par o cargo de Juiz Federal Substituto. Do total de vagas, uma será reservada para candidatos com portadores de deficiência e quatro para negros.

Inscrição

A inscrição para o concurso TRF 5, pode ser feita das 10h do dia 28 de agosto até as 18h do dia 26 de setembro de 2017, pelo site do Cespe.  A taxa de inscrição é no valor de R$ 239.

Do cargo

O cargo de Juiz Federal, exige formação superior em Direito (Bacharel), além de três anos de atividade jurídica comprovada. A remuneração é fixada em R$ 27.500.17.

Das provas

As provas do concurso TRF 5, serão divididas em várias etapas: prova objetiva seletiva; duas provas escritas discursivas; inscrição definitiva; sindicância da vida pregressa e investigação social; exame de sanidade mental e física; exame psicotécnico; prova oral e avaliação de títulos.

A prova objetiva seletiva será realizada no dia 19 de novembro nas cidades de Aracaju, Fortaleza, João Pessoa, Maceió, Natal e Recife, nos locais e horários divulgados na data provável de 9 de novembro.

O gabarito oficial preliminar da prova objetiva seletiva tem previsão de sair dia 22 de novembro de 2017 às 19h.

O Concurso TRF 5 terá validade de dois anos, contado a partir da data da publicação de sua homologação final, podendo ser prorrogado, à critério do Tribunal, por uma vez, por igual período.

concurso trf 5

Tribunal Regional Federal 5 Região

Sobre o Juiz Federal

O Juiz Federal é órgão do 1º grau da Justiça Federal, que é composta por Varas Cíveis, Varas de Execução Fiscal, Criminais e Juizados Especiais Federais (Cíveis e Criminais). Os juízes federais são agentes que têm como competência as atribuições elencadas no artigo 109 da Constituição Federal.

Carreira

O ingresso na carreira se dá no cargo de Juiz Federal Substituto, por concurso público de provas e títulos, sendo exigido o mínimo de três anos de atividade jurídica. Após o estágio probatório, tornando-se a titular de uma Vara Federal. A promoção seguinte é ao cargo de juiz do Tribunal Regional Federal (na prática, frequentemente chamado de Desembargador Federal, em um paralelo com os cargos existentes na Justiça dos Estados, mas sem respaldo na Constituição Federal).

Clique aqui e conheça os melhores cursos para você se preparar em diversos concursos. Repense seu modo de estudar!!

concurso TRF 5

Jornalista: Gabriella da Matta 

Receba por e-mail EM PRIMEIRA MÃO notícias, editais e inscrições para concursos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *