O fim do pagamento do abono a servidores em idade de aposentar aumentará a demanda por concursos em 2016! - Blog Estúdio Aulas
Destaques
Home / Concursos / O fim do pagamento do abono a servidores em idade de aposentar aumentará a demanda por concursos em 2016!

O fim do pagamento do abono a servidores em idade de aposentar aumentará a demanda por concursos em 2016!

Com seu anúncio de novas medidas visando a uma economia de R$ 2,7 bilhões nas despesas com pessoal no Orçamento de 2016, o governo federal pode, na verdade, provocar um retrocesso sem precedentes na administração pública federal. Além de suspender a realização de concursos públicos, o poder Executivo planeja por fim ao abono de permanência, que é o valor pago aos servidores que já possuem condições de se aposentar, para que permaneçam em atividade.

Caso a medida seja levada a cabo, cerca de 224 mil servidores (o que equivale a mais de 35% da atual força de trabalho da máquina pública federal) poderão abandonar seus postos nos próximos cinco anos. Desses, 101 mil poderão fazê-lo imediatamente, deixando um verdadeiro vácuo em diversos serviços públicos prestados à sociedade. O ato pode aumentar exponencialmente a demanda por concursos públicos, que já é grande em diferentes órgãos, autarquias e fundações. Além disso, outro resultado será um déficit em instituições que hoje contam com um quadro satisfatório.

A possibilidade de perda de trabalhadores pode levar o número de servidores públicos federais a um patamar inferior aos registrados em todo o governo Fernando Henrique Cardoso, marcado pelas privatizações e esvaziamento do funcionalismo público. Se todas as aposentadorias previstas se efetivarem e as reposições não forem feitas, o governo passará a contar com pouco mais de 400 mil servidores. No período FHC, esse número nunca esteve abaixo dos 500 mil.

Por isso, existe a previsão de que o pacote de medidas, em vez de acabar com os alguns concursos acabe, na verdade, aumentando a demanda por mais concursos. Dessa forma, é possível que a desesperança criada após o anúncio se torne em nova esperança aos concurseiros.

Confira também

concurso mpu 2018

Eventos da Semana: Imersão MPU

Eventos da Semana: Imersão MPU O que todo concurseiro tem em comum? Todos adoram material para …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *