TÉCNICAS PARA ACELERAR A LEITURA - Blog Estúdio Aulas
Destaques
Home / Canal Estúdio Aulas / TÉCNICAS PARA ACELERAR A LEITURA
Pela Colaboradora Ana Paula de Oliveira Pagy

TÉCNICAS PARA ACELERAR A LEITURA

Olá, concurseiro!

O tempo é um fator crucial no processo de assimilação do conhecimento, principalmente quando estudamos para concurso público e temos uma rotina agitada e precisamos ter uma leitura mais dinâmica para absorver o máximo de conteúdo em pouco tempo.

Sabemos que ao se preparar para concursos, o candidato deverá assimilar uma gama de conteúdos, e diversas matérias as quais requerem uma leitura mais cuidadosa o que pode consumir bastante tempo.
Portanto, pensando nesse aspecto que pode atrasar a leitura e dificultar o aprendizado de modo que não possamos contemplar todo o conteúdo das matérias, apresentamos métodos para acelerar o processo de leitura sem prejuízo da compreensão dos textos.

Então, em primeiro lugar podemos usar o Word, por ser um editor de textos muito conhecido e possuir diversos recursos de ajustes e formatação que permitem a leitura de uma maior quantidade de palavras em menor tempo ajudando nosso cérebro e nossos olhos a entenderem uma frase antes mesmo de ser concluída.

Para isso, é necessário formatar o texto da seguinte forma: as margens devem ficar entre 3,5cm e 4cm de cada lado; escolher fonte e tamanho da letra que fiquem confortáveis aos olhos; deixar o texto em coluna, forma de jornal. Assim, a leitura fica mais rápida.

Em segundo lugar, sugerimos o uso de aplicativos como: Spritz, Spreender Reader e BeLine Reader os quais apresentam uma palavra por vez na tela de um smartphone ou tablet, por exemplo, em velocidade ajustável ao ritmo do leitor, é possível ajustar a velocidade em até mil palavras por minuto usando o Spritz, que identifica o Ponto de Reconhecimento Óptico (ORP), o qual destaca uma letra da palavra em vermelho na tela, permitindo uma leitura acelerada e focada.
Já o Spreender Reader é um programa gratuito de 2.5 MB, que treina o leitor para aumentar a velocidade da leitura, acelerando o visualizador de caracteres.

E o BeLine Reader é uma ferramenta também gratuita, a qual usa um gradiente de cor para orientar os olhos a partir de uma extremidade de uma linha para o início da próxima, sendo capaz de transformar a fonte de qualquer site na Open Dyslexic Font, a qual ajuda quem tem dislexia.

Diante dessas ferramentas, temos mais uma ajuda da tecnologia para desenvolver nossa leitura de modo mais rápido e eficaz, otimizando os nossos estudos para concursos. Vamos aproveitar essas dicas e acelerar os estudos, lendo cada vez mais rápido e assimilando os conteúdos de forma eficiente.

Boa leitura!

Pela Colaboradora Ana Paula de Oliveira Pagy

Confira também

Concurso Secretaria de Saúde DF 2018

Concurso Secretaria de Saúde DF 2018. Os candidatos interessado a uma vaga na Secretaria de Saúde …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *