TÉCNICAS PARA ACELERAR A LEITURA - Blog Estúdio Aulas
Destaques
Home / Canal Estúdio Aulas / TÉCNICAS PARA ACELERAR A LEITURA
Pela Colaboradora Ana Paula de Oliveira Pagy

TÉCNICAS PARA ACELERAR A LEITURA

Olá, concurseiro!

O tempo é um fator crucial no processo de assimilação do conhecimento, principalmente quando estudamos para concurso público e temos uma rotina agitada e precisamos ter uma leitura mais dinâmica para absorver o máximo de conteúdo em pouco tempo.

Sabemos que ao se preparar para concursos, o candidato deverá assimilar uma gama de conteúdos, e diversas matérias as quais requerem uma leitura mais cuidadosa o que pode consumir bastante tempo.
Portanto, pensando nesse aspecto que pode atrasar a leitura e dificultar o aprendizado de modo que não possamos contemplar todo o conteúdo das matérias, apresentamos métodos para acelerar o processo de leitura sem prejuízo da compreensão dos textos.

Então, em primeiro lugar podemos usar o Word, por ser um editor de textos muito conhecido e possuir diversos recursos de ajustes e formatação que permitem a leitura de uma maior quantidade de palavras em menor tempo ajudando nosso cérebro e nossos olhos a entenderem uma frase antes mesmo de ser concluída.

Para isso, é necessário formatar o texto da seguinte forma: as margens devem ficar entre 3,5cm e 4cm de cada lado; escolher fonte e tamanho da letra que fiquem confortáveis aos olhos; deixar o texto em coluna, forma de jornal. Assim, a leitura fica mais rápida.

Em segundo lugar, sugerimos o uso de aplicativos como: Spritz, Spreender Reader e BeLine Reader os quais apresentam uma palavra por vez na tela de um smartphone ou tablet, por exemplo, em velocidade ajustável ao ritmo do leitor, é possível ajustar a velocidade em até mil palavras por minuto usando o Spritz, que identifica o Ponto de Reconhecimento Óptico (ORP), o qual destaca uma letra da palavra em vermelho na tela, permitindo uma leitura acelerada e focada.
Já o Spreender Reader é um programa gratuito de 2.5 MB, que treina o leitor para aumentar a velocidade da leitura, acelerando o visualizador de caracteres.

E o BeLine Reader é uma ferramenta também gratuita, a qual usa um gradiente de cor para orientar os olhos a partir de uma extremidade de uma linha para o início da próxima, sendo capaz de transformar a fonte de qualquer site na Open Dyslexic Font, a qual ajuda quem tem dislexia.

Diante dessas ferramentas, temos mais uma ajuda da tecnologia para desenvolver nossa leitura de modo mais rápido e eficaz, otimizando os nossos estudos para concursos. Vamos aproveitar essas dicas e acelerar os estudos, lendo cada vez mais rápido e assimilando os conteúdos de forma eficiente.

Boa leitura!

Pela Colaboradora Ana Paula de Oliveira Pagy

Confira também

concurso mpu 2018

Eventos da Semana: Imersão MPU

Eventos da Semana: Imersão MPU O que todo concurseiro tem em comum? Todos adoram material para …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *