Como estudar Português para concursos: as 5 principais dicas

Olá, Futuro Servidor (ouvi um amém?), como vão os estudos?! A gente sabe que essa caminhada dos concursos é longa e deseja que você tenha força para continuar até ocupar o seu cargo dos sonhos.

Pensando nisso, a gente do Blog do Estúdio Aulas escreveu um artigo sobre como estudar português para concursos. Não é um tratado de língua portuguesa, apenas um norte para seus estudos.

Como estudar Português para Concursos 

A disciplina que, com toda certeza, vai estar em seu próximo edital chama-se: Língua Portuguesa.

Para uns ela é bem assustadora; para outros, uma matéria fácil.

Mas a gente sabe que não existe matéria fácil ou difícil em concurso público. O que existe é aquela disciplina a gente gosta mais de estudar e, por isso, ela parece mais fácil.

O problema de como estudar português para concursos é que você pensa: bem, eu sei falar português, afinal, é meu idioma, falo desde que nasci. Sei o básico, não é possível que eu não saiba nada na hora da prova.

Mas, de repente, em uma prova de concurso, você se depara com o seguinte enunciado:

(CESPE – STF 2013)

No que se refere às estruturas linguísticas do texto acima e às ideias nele desenvolvidas, julgue o próximo item. Subentende-se estar a forma verbal havia elíptica antes da expressão “três dias”, tanto na primeira ocorrência (l.2-3) quanto na segunda (l.5-6).

Então, você pensa: Senhor! Não consigo entender nem a pergunta, imagine saber a resposta!

Não restam dúvidas de que Língua Portuguesa é a disciplina número um do seu edital. Assim, todo cuidado com essa matéria é pouco.

Por exemplo, na última prova do concurso TCDF de Auditor, realizado pela banca Cebraspe/Cespe, teve a seguinte divisão de itens por disciplina:

Português – 15 itens, Contabilidade Pública – 14 itens, Economia – 12 itens, Direito Constitucional – 10 itens, Direito Administrativo – 10 itens, Auditoria Governamental – 10 itens, AFO – 10 itens, LODF – 9 itens, Contabilidade Geral – 9 itens, Análise das Demonstrações Contábeis – 9 itens, Raciocínio Lógico – 6 itens, Controle da Administração Pública – 6 itens, Direito Previdenciário – 6 itens, Direito Civil – 6 itens, Direito Processual Civil – 6 itens, Direito Penal – 6 itens e Administração Pública – 6 itens.

A mesma margem ocorreu, em 2015, no concurso do INSS, cargo de Técnico do Seguro Social (nível médio). Na ocasião, foram 15 itens na prova de língua portuguesa.

E o que falar das 25 questões que apareceram na prova de português do Concurso da Secretaria de Educação do DF, cargo de Técnico de Gestão Educacional (nível médio)?!

Resumindo: você não tem que gostar de Português, mas tem que aprender de uma vez por todas, para nunca mais ficar no meio do caminho dos seus resultados em concursos.

Dessa forma, a gente fez uma lista com as principais dicas de como estudar língua portuguesa para concursos.

Como estudar Português para concursos

Como estudar português para concursos: dica 1

Faça um simulado

De início, você precisa fazer um simulado. Sim, um teste, e saber quais são seus pontos fracos na disciplina. Ou se você nem precisa fazer, porque já sabe quais são, então liste-os.

Você precisa ser bem sincero em reconhecer que, um edital com 18 itens de português, você só se garante em cinco, talvez.

Quando o que você sabe é bem inferior ao que você precisa aprender, é melhor começar do zero e ir amarrando todo o conteúdo de uma vez por todas.

Mas se o seu caso é o oposto, já sabe muito, mas sempre tem uma parte que é seu calcanhar de Aquiles, então, foque nele e veja a teoria, faça resumos, em seguida, muitas, muitas questões, de todas as bancas.

Como estudar português para concursos: dica 2

Gramática + Interpretação de texto

Todo mundo se acha expert em interpretação de texto (ou não), mas quando fala em Gramática, é como um ilustre desconhecido.

Orações subordinadas, orações coordenadas, sintaxe? Nunca nem vi, você pensou.

Mas ao estudar gramática para concursos entenda que ela não pode ser dissociada de um contexto. É necessário entender que, a depender do contexto, a análise gramatical pode mudar.

Estude gramática, vendo a explicação do professor, assim como, questões comentadas para que você perceba o raciocínio certo ao resolver uma questão. Por vezes, os candidatos acertam questões na prova, fazendo o raciocínio errado, mera sorte.

Há diversos canais no Youtube que são gratuitos, veja uma super aula de Português aqui. Visite também os sites de bancas como Cespe, FCC, FGV , dentre outras, que você pode baixar as provas e respondê-las.

VEJA AQUI OS CURSOS ONLINE PARA CONCURSOS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Como estudar português para concursos: dica 3

Quais materiais usar para estudar português para concursos?

Resultado de imagem para materiais de estudo

Bom, aí é com você. O material a ser utilizado vai depender muito de como você aprende melhor, se lendo livros, PDFs, assistindo a videoaulas, por mapas mentais, por questões, etc..

Não tem segredo: é afinidade. Às vezes muitos gostam de um professor que é super famoso, mas quando você assiste sua videoaula, nem parece tão bom assim. Questão de afinidade.

Outros gostam de mapas mentais (quase uma moda), mas para você aqueles desenhos e nomes não fazem sentido, da forma como se apresentam.

Assim, escolha bem o seu material, pois ele deve acompanhá-lo por muito tempo.

Também não é prudente mudar de material o tempo todo, pois você sempre vai começar e nunca vai terminá-lo, ou seja, sempre vai ficar pelo meio do caminho na matéria. Resumindo: escolha bem o professor e o material certo nessa jornada de estudar português para concursos.

“ O erro do concurseiro/a é achar que se mudar de PDF para videoaula, a matéria vai ficar legal”.

Brincadeiras à parte, mas a verdade é que você que tem que vencer essa antipatia pela disciplina, se houver.

Como estudar português para concursos: dica 4

Aplicativos de Português para concursos

Resultado de imagem para aplicativos de estudo

Se você chegou até a este artigo, certamente, é porque você tem algum acesso à internet.

Então, use isso a seu favor. Na internet, há diversos aplicativos voltados ao estudo/ensino da Língua Portuguesa, vamos citar apenas alguns:

  • Português Pro para Concursos,
  • Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP)
  • Quiz de Português
  • Dicionário Sinônimos Offline
  • Gramática de Bolso
  • Manual de Redação
  • Verbos Portugueses
  • Português para Concursos
  • Português Panda para Concursos e Provas

Em comum, os aplicativos dispõem de diversas ferramentas, como: questões, resumos, videoaulas, etc.

Use a tecnologia a seu favor.

Como estudar português para concursos: dica 5

Conheça a banca do seu concurso

Resultado de imagem para bancas de concursos

Se você já cumpriu com os requisitos acima, então é hora de conhecer as bancas, pelo menos as principais bancas organizadoras de concursos públicos.

Caso você já tenha uma área nos concursos para focar, ou mesmo se já sabe qual a banca do seu concurso, então é tempo de focar no modo como a elabora a sua prova de português e fazer questões. Aliás, muitas questões da banca.

Dificilmente, as banca mudam o seu jeito de cobrar questões nas provas. Dessa forma, conheça o perfil de cada banca, antes de ir para a prova. Assim, você evita surpresas desagradáveis na hora do certame.

Como sugestão, nós indicamos que você faça mais questões das bancas: Cebraspe/Cespe (a mais temida?), Fundação Carlos Chagas(FCC), Cesgranrio, Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Vunesp.

E aí, qual a banca mais difícil, na sua opinião?!

Por hoje é só, concurseiro/a. Compartilhe esse artigo com algum amigo que precisa aprender como estudar português para concursos.

Se você está pensando em passar em um concurso bom e ganhar estabilidade, que tal você conhecer todos os nossos cursos que nós temos aqui no Estúdio Aulas e aprender com os melhores professores?!

CURSOS ONLINE PARA CONCURSOS

Receba por e-mail EM PRIMEIRA MÃO notícias, editais e inscrições para concursos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.