Confirmado novo concurso da Assembleia Legislativa do Piauí com 40 vagas

Concurso ALEPI. A Assembleia Legislativa do Estado do Piauí vai lançar um novo edital de concurso público com o objetivo de preencher 40 vagas, cinco a mais do que previsto inicialmente. A confirmação veio através do presidente da Casa,  deputado Themístocles Filho (MDB).

Resultado de imagem para ale piConcurso ALEPI

Conforme anunciado pelo Presidente da ALEPI, o concurso ALEPI será realizado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Os cargos que serão ofertados no concurso ainda não foram informados.

“Nós vamos fazer o nosso concurso público para 40 vagas. Ele será realizado em janeiro (2020). Eu espero que nesses 15 dias, o edital e os cargos sejam divulgados para qualquer cidadão estudar”, disse o presidente.

Último Concurso Assembleia Legislativa ALEPI

Em 2012, ocorreu o último concurso da Assembleia Legislativa do Piauí, quando ofertou 04 vagas para o cargo de consultor técnico especializado PL, com requisito de nível superior em qualquer área.

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) organizou o certame, que contou com salários de até R$4.720,46, por jornada de trabalho de 30 horas semanais. A taxa de inscrição para participar foi de R$120.

Disciplinas Cobradas no Concurso ALEPI

O concurso contou com uma prova objetiva, composta por blocos de conhecimentos gerais e específicos. O exame teve 50 questões, sendo atribuídos dois pontos para cada quesito. A prova contou com questões de Língua portuguesa (10 questões), Noções de Informática (10 questões) e Conhecimentos Específicos (30 questões), totalizando 100 pontos.

Foi considerado aprovado e classificado no concurso o candidato que obteve, no mínimo 60% (sessenta por cento) do total de pontos da prova de conhecimentos gerais e específicos, obedecido o percentual mínimo exigido nas áreas de conhecimentos, conforme edital. Foram classificados os 06 (seis) candidatos aprovados que obtiveram as maiores pontuações na prova de conhecimentos gerais e específicos.

O Consultor Técnico Especializado tem missão de atuar junto às Comissões Técnicas da ALEPI; emitir sugestões sobre procedimentos adotados pela Casa no gerenciamento de atividades pertinentes às Comissões; prestar igualmente assessoria contábil, orçamentária e patrimonial no que tange aos bens e valores pertencentes ao Poder Público; realizar outras atividades atinentes ao cargo, quando designado pela Mesa Diretora ou pelo Presidente.

Os aprovados no concurso atuam junto às Comissões Técnicas da ALEPI, emitindo sugestões sobre procedimentos adotados pela Casa no gerenciamento de atividades pertinentes às Comissões; prestar igualmente assessoria contábil, orçamentária e patrimonial no que tange aos bens e valores pertencentes ao Poder Público; realizar outras atividades atinentes ao cargo, quando designado pela Mesa Diretora ou pelo Presidente.

Veja abaixo o conteúdo cobrado

LÍNGUA PORTUGUESA – Língua, linguagem e comunicação. Variação linguística. Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Flexão nominal e verbal. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. Processos de formação de palavras. Emprego de tempos e modos verbais. Vozes do verbo. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Ocorrência da crase. Pontuação. Homonímia e paronímia. Polissemia. Gêneros e tipos textuais. Coerência e coesão textual. Figuras de linguagem. Compreensão e Interpretação de texto.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA – Conceitos de Informática: Hardware e Software. Sistemas Operacionais: Windows e Linux. Gerenciamento de Informações: arquivos, pastas e programas. Aplicativos: edição de textos, planilhas eletrônicas e apresentações digitais (Microsoft Office e BR Office). Internet: Navegação, Correio Eletrônico e Sítios de Busca. Segurança: Cópias de Segurança, Vírus, Ataques a computadores e Certificação Digital.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS – Administração Pública: direta e indireta; Contabilidade Aplicada ao Setor Público: objeto, objetivo e campo de aplicação; Princípios de Contabilidade sob a perspectiva do Setor Público; Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público – NBCASP; Orçamento Público: definição e tipos; Princípios Orçamentários conforme STN*; Orçamento na Constituição Federal; Orçamento na Constituição do Estado do Piauí; Instrumentos de Planejamento na Lei de Responsabilidade Fiscal; Plano Plurianual – PPA; Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO; Lei Orçamentária Anual-LOA; Ciclo Orçamentário; Receita Orçamentária: classificações, reconhecimento e procedimentos contábeis; Deduções e Renúncia de Receita Orçamentária; Receita Corrente Líquida – RCL; Resultados Primário e Nominal; Despesa Orçamentária: classificações, reconhecimento e procedimentos contábeis; Créditos Adicionais: tipos, vigência; Execução Orçamentária e Financeira; Restos a Pagar; Despesas de Exercícios Anteriores; Suprimento de Fundos; Ingressos e Dispêndios Extra-orçamentários; Patrimônio Público: aspectos qualitativo e quantitativo (receita e despesa sob o enfoque patrimonial); Avaliação, Reconhecimento, Mensuração e Contabilização dos elementos patrimoniais (ativo e passivo); Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público (conforme MCASP): elaboração e análise. Controles Públicos: interno e externo – TCE; Tomadas e prestações de contas: regras constitucionais, tomadas de contas anuais e especiais.

Acompanhe aqui os principais concursos públicos abertos no Brasil

Acompanhe diariamente nossa página para ficar por dentro dos principais editais e Concursos públicos abertos no Brasil e do concurso ALEPI. E lembre-se de assinar nosso canal do YouTube para ter acesso aos nossos aulões online, ao vivo e gratuitos, lá tem muita dica para você arrebentar no concurso que você quer fazer. Acesse aqui.

Assessoria de Comunicação Estúdio Aulas

Receba por e-mail EM PRIMEIRA MÃO notícias, editais e inscrições para concursos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.