Concurso Anvisa: agência faz levantamento para solicitar nova seleção

Concurso ANVISA 2019. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária está com pedido de abertura de nova seleção em fase de estudo pela autarquia, conforme informou o chefe de gabinete substituto da Anvisa, Marcus Aurélio, à Fenasps, em reunião realizada no último dia 03 de maio. O prazo de envio de solicitação de concursos no âmbito federal vai até o fim do mês.

Isto porque os órgãos federais interessados em realizar concurso público ainda em 2019 têm até o dia 31 de maio para protocolar pedido junto ao Ministério da Economia. Um dos órgãos que já sinalizou essa intenção é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

De acordo ainda com a Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps), a intenção da autarquia é realização de novo concurso público.

A Agência está levantando dados sobre déficit de servidores e como essa falta pode ocasionar prejuízos à Administração, decorrentes da falta de regulação e vigilância sanitária. Os dados serão remetidos ao Ministério da Economia.

A autarquia também revelou que aguarda a fase de reestruturação dos Portos, Aeroportos e Fronteiras (PAFs) para ter dados e números exatos para defender a solicitação de realização do concurso.

De acordo com a assessoria de comunicação da Anvisa, um ofício será encaminhado ao Ministério da Saúde informando a demanda de vagas. Este, por sua vez, vai ter o papel de encaminhar o pedido do concurso junto ao Ministério da Economia através de um aviso ministerial. O quantitativo de vagas da solicitação ainda não foi informado.

De acordo com informações da autarquia, o atual déficit é de 85 cargos, sendo 08 de analista administrativo, 46 de técnico administrativo, 29 de especialista em regulação e vigilância sanitária e dois de técnico em regulação e vigilância sanitária.

Concurso Anvisa 2019

Concurso ANVISA 2019

Conforme o pedido anterior do concurso Anvisa, se autorizado, a nova seleção para o Concurso Anvisa 2019 ofertará vagas nas seguintes especialidades, a saber:

  • Funções de Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária (457 vagas),
  • Analista Administrativo (68 vagas),
  • Técnico em Regulação e Vigilância Sanitária (48 vagas) e
  • Técnico Administrativo (124 vagas).Conforme estudo realizado pelo Departamento de recursos da Autarquia, o quadro de vacâncias supera o número de cargos que será ofertado no próximo concurso Anvisa 2019. Pelo levantamento, há mais de 700 cargos vagos na Anvisa.

Autorização

O diretor geral da Associação de Servidores da Anvisa (Univisa), Renato Pontes, informou que a expectativa é de que o edital do Concurso Anvisa 2019 seja autorizado em breve.

“Os servidores da Anvisa estão comprometidos em evitar prejuízos ao trabalho realizado pela Agência com o contingenciamento da força de trabalho. Entendemos a atual crise do país e sabemos que não podemos prejudicar a sociedade. Mas, esperamos do MPOG, tão logo seja possível, a autorização de novas vagas para servidores na Agência”, afirmou .

Segundo o diretor, o número de 697 vagas é insuficiente. “Esse número de vagas ajudaria a equilibrar a situação atual, mas não estão computadas, por exemplo, as aposentadorias previstas nos próximos anos (cerca de 500 até 2020)”, disse o diretor da associação à Folha Dirigida.

A solicitação do Concurso ANVISA 2019 já havia sido anunciada pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal (CAS). Na ocasião, a oferta de 697 vagas também já havia sido divulgada.

Remuneração Anvisa

Veja abaixo a remuneração do cargo de nível médio da Anvisa:

anvisa remuneração

Último Concurso ANVISA

O Governo autorizou a nomeação de todos os aprovados no Concurso Anvisa 2016. A Portaria que autorizou a nomeação dos aprovados na Anvisa foi divulgada no Diário Oficial da União.

Conforme a autorização, a Anvisa fica autorizada a nomear os 78 aprovados do Concurso Anvisa, realizado no ano passado para o cargo de Técnico Administrativo, como lotação na Sede do órgão, em Brasília.

Veja a Portaria que autorizou a nomeação dos aprovados no Concurso Anvisa 2016:Concurso Anvisa Nomeações


Os novos servidores serão nomeados em substituição aos terceirizados da Agência reguladora.

Todavia, o quantitativo de nomeações autorizadas é ainda inferior ao necessário para suprir o déficit na Instituição.

Essa é a constatação do Presidente da Associação Nacional dos Servidores Efetivos das Agências Reguladoras Federais (Aner), Thiago Botelho. Segundo ele:
“O quantitativo oferecido não solucionará o déficit, até porque a seleção autorizada será apenas para substituir os terceirizados e não para a ampliação do nosso quadro de pessoal”, reiterou.

 

Vale destacar que a ANVISA tem realizado concurso a cada três anos para cargos diversos. Houve concurso em 2013 e o último realizado em 2016.

Em agosto de 2016, foi divulgado o concurso público da Anvisa, que ofertou 78 vagas para o cargo de Técnico Administrativo. Para participar, o candidato precisa ter apenas nível médio completo.

Do total de vagas ofertadas no concurso Anvisa 201616 vagas foram destinadas aos candidatos negros/pardos e 4 para portadores de necessidades especiais.

O último concurso de nível médio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) aconteceu em 2016, quando contou com 78 vagas para o cargo de Técnico Administrativo. Do quantitativo de vagas oferecidas, 16 foram reservadas aos negros e 04 aos portadores de necessidades especiais. O Cebraspe-Cespe foi a banca responsável pelo certame.

Em 2013, a autarquia também chegou a divulgar a abertura de concurso com nada menos que 314 vagas. Desse total, 128 foram destinadas a candidatos de nível médio (100 para técnico em regulação e vigilância sanitária e 28 para técnico administrativo) e 186 para nível superior (157 para especialista em regulação e vigilância sanitária e 29 para analista administrativo). Este concurso foi organizado pela Cetro Concursos.

Lotação dos aprovados no Concurso Anvisa

As oportunidades foram destinadas às cidades de São Paulo (SP), Aracaju (SE), Belém (PA), Belo Horizonte(MG), Boa Vista (RR), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba(PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), João Pessoa (PB),Macapá (AP), Maceió (AL), Manaus (AM), Natal (RN), Palmas (TO), Porto Alegre(RS), Porto Velho (RO), Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador(BA), São Luís (MA), Teresina (PI) e Vitória (ES).

Etapas do Concurso Anvisa

Os candidatos inscritos no Concurso ANVISA 2016 foram submetidos a Provas Objetivas e Discursiva. As provas foram aplicadas no dia 04 de dezembro de 2016.

Na ocasião, a banca do concurso foi a Cebraspe-Cespe. A avaliação contou com 120 questões, sendo 50 de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos. Os candidatos inscritos foram submetidos a provas das seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Ética no Serviço Público, Noções de Administração, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Legislação Específica.

Conforme previa o edital do concurso Anvisa 2016, a validade do concurso é de dois anos, com possibilidade de prorrogação por igual período.

O que estudar para o concurso Anvisa 2019?

Se você quiser sair na frente dos seus concorrentes, então veja o que foi cobrado nos últimos editais.

O último edital, publicado em 2013, contou com vagas apenas para o cargo de técnico administrativo. Os participantes da seleção foram submetidos a provas objetiva e discursiva. A primeira foi constituída por 120 questões a respeito das disciplinas abaixo:

Conhecimentos básicos: Língua Portuguesa, Noções de Informática, Raciocínio Lógico e Ética no Serviço Público;

Conhecimentos específicos: Noções de Administração, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo e Legislação Específica;

No certame anterior, que contou com oportunidades para todas as carreiras do órgão, os concorrentes também foram avaliados por meio de provas objetiva e discursiva.

O exame objetivo foi composto de 80 questões para cargos de nível médio e 130 para os de nível superior. De acordo com o conteúdo programático, as avaliações versaram sobre o seguinte conteúdo programático:

Cargos de nível médio

Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Direito Constitucional, Administrativo e Ética, Regulação e Administração Pública, Vigilância Sanitária e Saúde Pública e Conhecimentos Específicos;

Cargos de nível superior

Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Direito Constitucional e Administrativo, Políticas Públicas e Gestão Pública, Regulação, Vigilância Sanitária e Conhecimentos Específicos.

>Baixe o último edital do concurso Anvisa

Sobre a ANVISA

Criada pela Lei nº 9.782, de 26 de janeiro 1999, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é uma autarquia sob regime especial, que tem como área de atuação não um setor específico da economia, mas todos os setores relacionados a produtos e serviços que possam afetar a saúde da população brasileira.

Acompanhe aqui os principais concursos públicos abertos no Brasil

Acompanhe diariamente nossa página para ficar por dentro dos principais editais e Concursos públicos abertos no Brasil e do Edital Concurso ALE GO 2018. E lembre-se de assinar nosso canal do YouTube para ter acesso aos nossos aulões online, ao vivo e gratuitos, lá tem muita dica para você arrebentar no concurso que você quer fazer. Acesse aqui.

Assessoria de Comunicação Estúdio Aulas

Receba por e-mail EM PRIMEIRA MÃO notícias, editais e inscrições para concursos!

1 Comentário

  1. Elisabete Cardoso Fernandes

    Informacoes muito esclarecedoras. Gostei muito. Aprovadissimo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.