Concurso Banco do Brasil 2020: edital pode sair no primeiro trimestre

Concurso Banco do Brasil
Concurso Banco do Brasil

Concurso Banco do Brasil 2020

O Presidente Rubem Novaes anunciou um novo concurso no Banco do Brasil – concurso BB 2020. A organizadora já estaria definida e edital é previsto ainda para o primeiro trimestre, conforme informações do Banco.

Ainda não foram confirmados quais cargos serão ofertados. Algumas informações não oficiais dão conta de que o novo concurso na área administrativa será de âmbito federal. Inclusive, a banca organizadora da seleção já estaria definida, e o edital deverá ser lançado em março.

Reorganização do Banco do Brasil

Banco do Brasil tem promovido uma série de alterações no seu quadro de funcionário. A companhia chegou a ter 110 mil funcionário. Hoje, tem 93 mil.

Em julho do ano passado, o Banco do Brasil (BB) anunciou um conjunto de ações para promover uma reorganização institucional, que incluiu uma adequação nos quadros de funcionários, com lançamento de um plano de desligamento incentivado.

“Foram demissões nas áreas em que havia um excesso de pessoal. E tivemos um êxito muito bom”, disse o Novaes.

Ele explicou que a diminuição na quantidade de concursos realizados pelo bancos promove um ajustamento natural no quadro de funcionários da empresa conforme novos funcionários vão se aposentando.

Cargo de Escriturário do Banco do Brasil

Escriturário

Para concorrer é necessário ter certificado de conclusão ou diploma de curso de nível médio expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação, Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educação.

Atribuições 

O candidato aprovado e nomeado será responsável pela comercialização de produtos e serviços do BANCO DO BRASIL S.A., atendimento ao público, atuação no caixa (quando necessário), contatos com clientes, prestação de informações aos clientes e usuários; redação de correspondências em geral.

Bem como, conferência de relatórios e documentos; controles estatísticos; atualização/manutenção de dados em sistemas operacionais informatizados; execução de outras tarefas inerentes ao conteúdo ocupacional do cargo, compatíveis com as peculiaridades do BANCO DO BRASIL S.A, além de outras atividades.

Salário do Escriturário do BB

O escriturário recebe, inicialmente, R$4.036,56 mensais, valor que já inclui os auxílios-refeição e alimentação, para carga de 30 horas por semana.

Além do salário, o escriturário do BB recebe ainda:

  • Auxílio-transporte (variável de acordo com a localidade do funcionário);
  • Participação nos lucros (geralmente, paga duas vezes ao ano)
  • Plano de saúde e odontológico;
  • Previdência privada com participação do banco;
  • Auxílio creche/babá
  • Auxílio ao filho com deficiência;
  • Possibilidade de ascensão profissional.

Prepare-se: CURSO PARA O BANCO DO BRASIL

Novidade para os funcionários do BB

O Banco do Brasil implantou uma medida que vai beneficiar os seus mais de 100 mil empregados. A partir de agora, além de funcionários, os empregados do BB passaram a ser acionistas da empresa. A novidade refere-se a um plano de incentivo de resultados e representa de mais 9,6 milhões de reais em ações.

De acordo com informações divulgadas pelo BB, os seus colaboradores que estão na ativa ganharam três ações. Pelas regras do novo benefício, os funcionários não poderão vender as ações enquanto estiver trabalhando para o banco. As ações só poderão ser comercializadas depois que o funcionário se aposentar ou quando sair do banco.

Segundo o Banco do Brasil, a ação ficará custodiada pelo BB e cadastrada com o CPF do empregado, pois enquanto ele estiver na ativa, no Banco do Brasil, obrigatoriamente ele tem que ser acionista do banco.

Além disso, servidores receberão metade do bônus semestral em ações do banco. A outra metade é por crédito no cartão Alelo, empresa que tem como sócios o BB e o Bradesco.

Em entrevista à revista Exame, o presidente Paulo Rogério Caffarelli não falou sobre novo concurso para o Banco do Brasil nas funções de escriturário, a que tem maior carência, mas comentou sobre o que torna interessante o trabalho no Banco do Brasil.

“Temos situação interessante aqui que é a de proporcionar para o funcionário o crescimento dentro do banco. Ele pode ir para o exterior, pode trabalhar agência, na sede do banco, no mercado de capitais, no private, ele pode trabalhar na área de comércio exterior e até no centro cultural”, disse a Você S/A.

Prepare-se: CURSO PARA O BANCO DO BRASIL

Fases do Concurso Banco do Brasil (último edital)

Conforme o edital do Concurso do Banco do Brasil 2018, a seleção contará com as seguintes fases, a saber:

1ª Etapa – Avaliação de Conhecimentos, mediante a aplicação de provas objetivas, de caracteres eliminatório e
classificatório, sob a responsabilidade da FUNDAÇÃO CESGRANRIO;

b) 2ª Etapa – Prova de Redação, de caráter eliminatório, sob a responsabilidade da FUNDAÇÃO CESGRANRIO;

c) 3ª Etapa – Aferição da veracidade da autodeclaração prestada por candidatos(as) pretos(as) ou pardos(as);

d) 4ª Etapa – Procedimentos Admissionais e Perícia Médica, de caráter eliminatório, sob a responsabilidade do BANCO DO BRASIL S.A.

A aplicação da prova objetiva está prevista para o dia 13 de maio de 2018.

Conhecimentos exigidos 

A prova objetiva 70 questões de múltipla escolha, sendo (20 questões) de Conhecimentos Básicos e (50 questões) de Conhecimentos Específicos, dividas da seguinte forma:

Básico

  • Língua Portuguesa: 5 questões, valendo peso 1;
  • Língua Inglesa: 5 questões; valendo peso 1
  • Matemática: 5 questões, valendo peso 2,0;
  • Atualidades do Mercado Financeiro: 5 questões, valendo 1,0 ponto.

Específico

  • Probabilidade e Estatística: 20 questões, valendo 1,5 ponto;
  • Conhecimentos Bancários: 5 questões com valor de 1,5 ponto;
  • Conhecimentos de Informática: 25 questões com valor de 1,5 ponto cada.

A redação será com base em tema proposto pela banca. Os candidatos deverão escrever um texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo. A redação valerá 100 pontos.

Prepare-se: CURSO PARA O BANCO DO BRASIL

Receba por e-mail EM PRIMEIRA MÃO notícias, editais e inscrições para concursos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.