Concurso IBAMA: novo edital espera autorização para 2 mil vagas

Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais e Renováveis (IBAMA) vai solicitar novamente a abertura de um novo edital de concurso público (Concurso IBAMA) ao Ministério da Economia. A confirmação foi dada pelo órgão na última sexta-feira, 15.

Todos os órgãos da administração federal que desejarem realizar novo concurso têm até a data de 31 de maio para enviarem seus pedidos ao Ministério da Economia.

Confira como foi feita a última solicitação do IBAMA para novo concurso.

Concurso IBAMA

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) realizou no fim do ano passado novo pedido para realização de concurso.

O pedido é para 2.054 vagas para os cargos nas carreiras de técnico administrativo, analista administrativo e analista ambiental. O Ministério Público Federal (MPF) recomendou que o concurso fosse autorizado em prazo máximo de 30 dias, o que não ocorreu.

Prepare-se: cursos para concursos

MPF recomenda novo concurso para o IBAMA

O Ministério Público Federal (MPF) recomendou que o ministro da Economia, Paulo Guedes, autorize, a realização de concurso público para suprir o quadro de vacância do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – Ibama -, que chega a mais de 2 mil funcionários – Concurso Ibama 2020.

Na recomendação, o MPF alerta que o Ibama já formalizou um pedido de abertura de concurso público, para preenchimento de 2.054 vagas, mas não houve ainda notícia de qualquer autorização por parte do Ministério da Economia.

O MPF recomenda ainda que o Ibama, em até 15 dias úteis, elabore um cronograma para a realização do concurso, cujo prazo de tramitação, até a posse dos aprovados, não deve ultrapassar 180 dias.

Concurso IBAMA: cargos e salários

Conforme o pedido, o IBAMA solicitou 2.054 vagas para cargos de ensino médio e superior.

O edital do concurso do IBAMA foi solicitado para os seguintes cargos:

Veja abaixo quais os requisitos para concorrer no certame.

  • Analista Administrativo: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação, e registro no órgão de classe específico, quando for o caso.

Atribuições do Analista Administrativo

 São atribuições do cargo de Analista Administrativo o exercício de todas as atividades administrativas e logísticas relativas ao exercício das competências constitucionais e legais a cargo do IBAMA, fazendo uso de todos os equipamentos e recursos disponíveis para a consecução dessas atividades. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais.

De acordo com o último edital publicado para analistas, as oportunidades foram destinadas aos estados do Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

  • Analista Ambiental: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação, e registro no órgão de classe específico, quando for o caso.

Analista Ambiental atribuições: planejamento ambiental, organizacional e estratégico afeto à execução das políticas nacionais de meio ambiente formuladas no âmbito da União, em especial as que se relacionam com as seguintes atividades; regulação, controle, fiscalização, licenciamento e auditoria ambiental.

Bem como, monitoramento ambiental, gestão, proteção e controle da qualidade ambiental; ordenamento dos recursos florestais e pesqueiros; conservação dos ecossistemas e das espécies neles inseridas, incluindo seu manejo e proteção; e estímulo e difusão de tecnologias, informação e execução de programas de educação ambiental. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais.

Segundo o último edital publicado, as vagas do concurso IBAMA foram para o Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

  • Técnico Administrativo: diploma, devidamente registrado, de conclusão de ensino médio (antigo segundo grau) ou de curso técnico equivalente, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação.

O que faz um Técnico Administrativo? Atua em atividades administrativas e logísticas de apoio relativas ao exercício das competências constitucionais e legais a cargo do IBAMA, fazendo uso de equipamentos e recursos disponíveis para a consecução dessas atividades. Além disso, o técnico deve realizar atividades de nível intermediário que envolvam o suporte técnico e administrativo às unidades organizacionais do IBAMA.

Prepare-se: cursos para concursos

Último edital do concurso IBAMA

Os últimos editais do IBAMA foram lançados em 2012. Na ocasião, os editais foram de responsabilidade do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe- CESPE).

O último concurso do IBAMA ofertou 108 vagas para analista ambiental, 61 para analista administrativo e 300 para técnico administrativo (nível médio). As oportunidades foram para as áreas de licenciamento ambiental, monitoramento, regulação, controle, fiscalização e auditoria ambiental; e gestão, proteção e controle da qualidade ambiental. No último concurso foram 18 estados contemplados, além da capital federal.

Como se preparar para o concurso do IBAMA?

Veja abaixo o que foi cobrado no último edital do concurso IBAMA.

As matérias cobradas no último edital do IBAMA para o cargo de Analista Administrativo foram as de: 

  • Língua Portuguesa,
  • Informática,
  • Matemática,
  • Raciocínio Lógico,
  • Atualidades,
  • Noções de Direito Constitucional,
  • Noções de Direito Administrativo,
  • Legislação do setor de meio ambiente,
  • Administração Geral e Pública,
  • Administração Orçamentária,
  • Financeira e Orçamento Público,
  • Gestão de Pessoas e
  • Administração de Recursos Materiais.

Já para Analista Ambiental, também de acordo com o último edital, foram as de Língua Portuguesa, Atualidades, Ética no Serviço Público, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Legislação do setor de meio ambiente, além de conhecimentos específicos, separados por temas.

Por fim, para Técnico Administrativo foram cobrados conhecimentos de:

  • Língua Portuguesa,
  • Noções de Informática,
  • Atualidades,
  • Matemática,
  • Ética no Serviço Público,
  • Noções de Direito Constitucional,
  • Direito Administrativo,
  • Legislação do Setor de Meio Ambiente,
  • Noções de Administração,
  • Noções de Gestão de Pessoas e
  • Noções de Arquivologia.

EDITAL NÍVEL MÉDIO IBAMA EM PDF

EDITAL NÍVEL SUPERIOR IBAMA EM PDF

Receba por e-mail EM PRIMEIRA MÃO notícias, editais e inscrições para concursos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.