Concurso IBGE 2020: materiais gratuitos para a sua preparação

Edital IBGE/ Processo Seletivo IBGE

Concurso IBGE 2020

Com o objetivo de orientar melhor aqueles que buscam uma vaga no grande concurso IBGE 2020, foi disponibilizado no site oficial do Processo Seletivo do IBGE, materiais que vão ajudar a preparação dos candidatos.

Veja abaixo os materiais gratuitos disponibilizado pelo Cebraspe-Cespe.

Materiais Gratuitos para o concurso IBGE 2020

Os materiais abaixo servem para todos os cargos do concurso IBGE 2020: Recenseador, Agente Censitário Supervisor (ACS) e Agente Censitário Municipal (ACM).

Para baixar, é só clicar nos links:

Para os demais conhecimentos exigidos no edital IBGE para o cargo de Agente Censitário e Recenseador, você pode clicar no link abaixo:

CURSO COMPLETO PARA O IBGE

ibge divulga gabarito

Sobre os editais IBGE 2020

Edital IBGE Agente Censitário

O primeiro edital lançado em 2020 do IBGE será executado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos Cebraspe-Cespe.

O concurso IBGE 2020 será para contratação temporária de pessoal para o preenchimento de:

  • 5.462 vagas para Agente Censitário Municipal (ACM) – R$ 2.100,00.
  • 22.676 vagas para a Agente Censitário Supervisor (ACS) – R$ 1.700,00.

O processo visa à realização do Censo Demográfico 2020. Para ambos os cargos é exigido ensino médio completo.

Provas do concurso IBGE 2020

Os candidatos a uma vaga de Agente Censitário no concurso IBGE 2020 serão avaliados nas seguintes matérias:

  • Língua Portuguesa 10
  • Raciocínio Lógico Quantitativo 10
  • Ética no Serviço Público 5
  • Noções de Administração/Situações Gerenciais 15
  • Conhecimentos Técnicos 25

A prova objetiva terá a duração de 4 horas e será aplicada no dia 17/5/2020, das 13 horas às 17 horas (observado o horário oficial de Brasília/DF).

BAIXE O EDITAL IBGE AGENTE CENSITÁRIO 2020

CURSO COMPLETO PARA AGENTE CENSITÁRIO DO IBGE

Edital Recenseador IBGE 2020

Já o segundo processo seletivo simplificado é para a contratação temporária de pessoal para o preenchimento de 180.557 vagas para a função de Recenseador, para a realização do Censo Demográfico 2020.

Para participar é necessário apenas ensino fundamental completo. Qual o salário do recenseador do IBGE?

Conforme o edital, fica a remuneração do Recenseador será por produção, calculada por setor censitário, conforme taxa fixada e de conhecimento prévio pelo Recenseador, de unidades recenseadas (domicílios urbanos e/ou) rurais), tipo de questionário (básico ou amostra), pessoas recenseadas e registro no controle da coleta de dados. O candidato poderá simular valores de remuneração por meio de link disponível no endereço http://www.cebraspe.org.br/concursos/ibge_20_recenseador .

O que estudar para a prova de Recenseador do IBGE?

Veja abaixo as disciplinas que serão cobradas na prova de Recenseador do IBGE:

  • Língua Portuguesa 10
  • Matemática 10
  • Ética no Serviço Público 5
  • Conhecimentos Técnicos 25

PREPARE-SE: CURSOS PARA O IBGE

A prova objetiva terá a duração de 4 horas e será aplicada no dia 24/5/2020, das 13 horas às 17 horas (observado o horário oficial de Brasília/DF).

EDITAL IBGE RECENSEADOR 2020

DIFERENÇA ENTRE AGENTE CENSITÁRIO E RECENSEADOR DO IBGE

FUNÇÃO DE RECENSEADOR – NÍVEL FUNDAMENTAL

ATRIBUIÇÕES: cumprir as orientações recebidas por meio do serviço de mensagens no seu dispositivo móvel de coleta; apresentar-se ao informante com o uniforme e o crachá de identificação fornecido pelo IBGE e o documento de identidade citado no crachá; assumir a responsabilidade pela segurança e uso adequado do equipamento eletrônico e acessórios fornecidos pelo IBGE para execução de seu trabalho; coletar as informações do Censo Demográfico 2020 em todos os domicílios do setor censitário que lhe foi atribuído no âmbito da sua Área de Trabalho, registrando-as no dispositivo móvel de coleta, de acordo com as instruções recebidas e dentro do prazo para comparecer ao Posto de Coleta, conforme determinação do Agente 2 Censitário Municipal ou do Agente Censitário Supervisor; manter o sigilo dos dados emitidos pelo informante; dentre outras atribuições previstas em lei.

AGENTE CENSITÁRIO SUPERVISOR (ACS) – NÍVEL MÉDIO

ATRIBUIÇÕES: acompanhar os recenseadores em campo para esclarecimento de dúvidas quanto à identificação dos limites dos setores censitários e percursos, visando à cobertura correta de suas áreas de trabalho; monitorar a produtividade dos Recenseadores; adotar as providências relativas à contratação, prorrogação de contratos e desligamento de Recenseadores; auxiliar os Recenseadores na solução dos casos de recusa ou resistência de informantes em atendê-los; colaborar na organização e na administração do Posto de Coleta; dentre outras atribuições previstas em lei.

AGENTE CENSITÁRIO MUNICIPAL (ACM) – NÍVEL MÉDIO

ATRIBUIÇÕES: acompanhar as atividades da coleta de dados, garantindo a perfeita cobertura da área territorial, o cumprimento dos prazos e a qualidade das informações coletadas; acompanhar o Agente Censitário Supervisor no início da coleta da pesquisa urbanística do entorno de domicílios para obter o conhecimento prático; acompanhar sistematicamente o andamento da coleta de dados nas áreas de atuação de cada Agente Censitário Supervisor, por meio dos relatórios dos Sistemas Gerenciais, e adotar as providências cabíveis, com vistas ao bom andamento dos trabalhos, à total cobertura da área territorial, ao cumprimento dos prazos e à qualidade; equipar, administrar, organizar e zelar pelo Posto de Coleta, adotando providências para garantir seu adequado funcionamento; adotar as providências relativas à contratação, prorrogação de contratos e desligamento de Recenseadores; acompanhar o registro de frequência dos Agentes Censitários Supervisores (ACS) e operar o sistema administrativo existente no Posto de Coleta, dentre outras previstas em lei.

Receba por e-mail EM PRIMEIRA MÃO notícias, editais e inscrições para concursos!

4 Comentários

  1. Marta

    Tenho uma duvida sobre a documentação, minha identidade venceu, não vou pegar a nova a tempo, alguém sabe informar se é possivel fazer a prova a presentando a carteira de trabalho?

  2. Sergio Vieira da Silva

    Estou ansioso para participar desse concurso pela primeira vez,vou me empenhar ao máximo para fazer parte desse grupo com muita responsabilidade.

  3. MARCELA SANTOS

    ESSE CAIU EM CHEIO NA MINHA MÃO, PÓS, ESTOU PRECISANDO DE UM CONCURSO. VAMOS SE BORA FAZER ESSE CONCURSO, VOU PREPARA.

  4. CARLINOEL VIEIRA DE LIMA

    gostaria muito de ser um colaborador do IBGE. vou mim prepará para esse concurso público vamos lá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.