Saiu o edital do Concurso do IBGE com 209 vagas para temporários

Concurso IBGE temporários. Saiu o edital do IBGE com 209 vagas para contratação de profissionais por tempo determinado, para atender à necessidade temporária de excepcional interesse público. Conforme o edital, as vagas são para as funções de Agente Censitário Municipal (ACM), Agente Censitário Supervisor (ACS) e Recenseador.

O Processo Seletivo Simplificado será executado sob a responsabilidade do Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (IBADEConcurso IBGE temporários

Concurso IBGE Temporários

De acordo com o edital, ficam ofertadas vagas e salários da seguinte forma:

A retribuição mensal do Recenseador será por produção, calculada por setor censitário, conforme taxa fixada e de conhecimento prévio pelo Recenseador, de unidades recenseadas (domicílios urbanos e/ou rurais), pessoas recenseadas e registro no controle da coleta de dados.

Para as funções de Agente Censitário Municipal (ACM) e Agente Censitário Supervisor (ACS), o contratado fará jus ao Auxílio Alimentação, Auxílio Transporte, assim como férias e 13º salário proporcionais.

A previsão de duração do contrato é de até 6 (seis) meses para as funções de Agente Censitário Municipal (ACM) e Agente Censitário Supervisor (ACS) e de até 2 (dois) meses para a função de Recenseador.

Os contratos terão vigência de 30 (trinta) dias, podendo ser sucessivamente prorrogados por apostilamento, por igual período, estritamente de acordo com a necessidade do trabalho e/ou disponibilidade de recursos orçamentários. Por questões administrativas, o último contrato poderá ter vigência menor que 30 (trinta) dias.

Período de Inscrição

Para efetuar sua inscrição, o interessado deverá acessar, via internet, o endereço eletrônico http://www.ibade.org.br, no período compreendido entre 22/05 a 09/06/2019.

Para os cargos de Agente Censitário Municipal (ACM) e Agente Censitário Supervisor (ACS) o valor da inscrição está fixado R$ 42,50, e para Recenseador o valor é de R$ 25,00.

Quadro de Vagas e lotação do concurso

De acordo com o edital, as vagas do censo experimental do IBGE serão para Minas Gerais, confira:

O que será cobrado no Concurso para Temporários do IBGE?

Para os cargos de Agente Censitário Municipal (Acm) E Agente Censitário Supervisor (Acs) será cobrado:

  • Língua Portuguesa,
  • Raciocínio Lógico,
  • Conhecimentos Técnicos (Conteúdo Do Documento “Estudo Dos Conhecimentos Técnicos A Serem Aplicados No Censo Experimental 2019” (Apostila Disponibilizada No Endereço Eletrônico Www.Ibade.Org.Br Para Download). Código De Ética Profissional Do Servidor Público Civil Do Poder Executivo Federal – Decreto Nº 1.171, De 22 De Junho De 1994.) e;
  • Noções De Administração/ Situações Gerenciais

Cargo de Recenseador

  • Língua Portuguesa
  • Matemática
  • Conhecimentos Técnicos (Conteúdo Do Documento “Estudo Dos Conhecimentos Técnicos A Serem Aplicados No Censo Experimental 2019” (Apostila Disponibilizada No Endereço Eletrônico Www.Ibade.Org.Br Para Download). Código De Ética Profissional Do Servidor Público Civil Do Poder Executivo Federal – Decreto Nº 1.171, De 22 De Junho De 1994.)

Aplicação das provas

Conforme dispõe o edital, as provas do concurso Ibge Temporários será aplicado no dia 21 de julho de 2019. A Prova Objetiva de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório, será realizada na cidade de Poços de Caldas – MG.

Requisitos e Atribuições

REQUISITOS E ATRIBUIÇÕES DAS FUNÇÕES

AGENTE CENSITÁRIO MUNICIPAL:

REQUISITO: Ensino médio completo

ATRIBUIÇÕES: acompanhar as atividades da coleta de dados, garantindo a perfeita cobertura da área territorial, o cumprimento dos prazos e a qualidade das informações coletadas; acompanhar sistematicamente o andamento da coleta de dados nas áreas de atuação de cada Agente Censitário Supervisor, por meio dos relatórios dos Sistemas Gerenciais, e adotar as providências cabíveis, com vistas ao bom andamento dos trabalhos, à total cobertura da área territorial, ao cumprimento dos prazos e à qualidade.

E ainda, equipar, administrar, organizar e zelar pelo Posto de Coleta, adotando providências para garantir seu adequado funcionamento; adotar as providências relativas à contratação, prorrogação de contratos e desligamento de Recenseadores, acompanhar o registro de frequência dos Agentes Censitários Supervisores (ACS) e operar o sistema administrativo existente no Posto de coleta, dentre outros.

AGENTE CENSITÁRIO SUPERVISOR:

REQUISITO: Ensino médio completo

ATRIBUIÇÕES: acompanhar os recenseadores em campo para esclarecimento de dúvidas quanto à identificação dos limites dos setores censitários e percursos, visando à cobertura correta de suas áreas de trabalho; monitorar a produtividade dos recenseadores; adotar as providências relativas à contratação, prorrogação de contratos e desligamento de Recenseadores; auxiliar os Recenseadores na solução dos casos de recusa ou resistência de informantes em atendê-los.

Bem como, colaborar na organização e administração do Posto de Coleta; planejar, organizar, supervisionar e avaliar a execução da coleta de dados realizada pelos Recenseadores, fazendo uso dos sistemas disponibilizados e de visitas em campo, quando necessárias, para garantir a cobertura da área territorial; dirigir veículo oficial ou locado pela Instituição, caso possua habilitação, dentre outros.

RECENSEADOR:

REQUISITO: Ensino fundamental completo

ATRIBUIÇÕES: cumprir as orientações recebidas por meio do serviço de mensagens no seu dispositivo móvel de coleta; apresentar-se ao informante com o crachá de identificação fornecido pelo IBGE e o documento de identidade citado no crachá; assumir a responsabilidade pela segurança e uso adequado do equipamento eletrônico e acessórios fornecidos pelo IBGE para execução de seu trabalho; coletar as informações do Censo Demográfico 2020 em todos os domicílios do setor censitário que lhe foi atribuído no âmbito da sua Área de Trabalho, registrando-as no dispositivo móvel de coleta, de acordo com as instruções recebidas e dentro do prazo para comparecer ao Posto de Coleta, conforme determinação do Agente Censitário Municipal ou do Agente Censitário Supervisor, dentre outros.

ACESSE AQUI O EDITAL DO IBGE CENSO EXPERIMENTAL

Classificação no Processo Seletivo IBGE

Para as funções de Agente Censitário de Nível Médio e Superior, somente será considerado aprovado no Processo Seletivo Simplificado o candidato que obtiver aproveitamento igual ou superior a 5 (cinco) pontos do total de pontos da Análise de Títulos.

Baixe o edital do Processo Seletivo IBGE para ter acesso ao cronograma e prazos do edital.

O prazo de validade do processo seletivo simplificado, de acordo com o edital do IBGE, será de 2 (dois) anos, contados a partir da data da divulgação do resultado final.

Acompanhe aqui os principais concursos públicos abertos no Brasil

Acompanhe diariamente nossa página para ficar por dentro dos principais editais e Concursos públicos abertos no Brasil e do concurso IBGE temporários. E lembre-se de assinar nosso canal do YouTube para ter acesso aos nossos aulões online, ao vivo e gratuitos, lá tem muita dica para você arrebentar no concurso que você quer fazer. Acesse aqui.

Assessoria de Comunicação Estúdio Aulas

Receba por e-mail EM PRIMEIRA MÃO notícias, editais e inscrições para concursos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.