Concurso MPU 2020: edital pode sair entre agosto e setembro

Concurso MPU 2018

Concurso MPU 2020

Os candidatos a uma vaga no Ministério Público da União devem ficar atentos, pois a previsão para o lançamento do novo  concurso MPU 2020 está previsto para ser divulgado entre os meses de agosto e setembro.

A informação foi dada pelo diretor executivo do Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério Público da União (SindMPU), Adriel Gael. Segundo ele, a confirmação foi feita pelo secretário-geral do MPU, Eitel Santiago, durante reunião com representantes da categoria.

O MPU está em fase de definição de quais poderão ser lançados e quais setores e localidades demandam mais servidores. Cabe destacar que há um concurso vigente para os cargos de Analista (Direito) e Técnico (Administrativo), ou seja, o novo certame deverá ser para outros cargos não contemplados no edital de 2018 do MPU.

A seleção já havia sido antecipada, em 26 de janeiro, pelo colunista da Folha de São Paulo, Frederico Vasconcelos. De acordo com ele, o procurador-geral da República, Augusto Aras, pretende reforçar a operação Lava Jato nos estados e municípios, além de publicar novos editais para contratação de pessoal.  

De acordo com as informações do sindicato da categoria, o secretário-geral antecipou que não haverá oportunidades para os cargos oferecidos no último edital, publicado em 2018. Embora ainda não esteja certo, antecipa que alguns cargos com grandes possibilidades de ofertas são os de técnico de segurança institucional, analista administrativo e bibliotecário.    

Prepare-se: cursos para concursos

Último edital do MPU

Em 2018, foi divulgado o edital MPU com vagas e a formação de cadastro de reserva nos cargos de Analista e de Técnico do Ministério Público da União. A banca do Concurso é o Cebraspe- Cespe e as provas estão previstas para o dia 21 de outubro de 2018, em todas as capitais, além do Distrito Federal.

Foram ofertadas cerca de 47 vagas distribuídas entres os cargos de Técnico de Administração, de nível médio; e Analista em Direito, para formados na área. As remunerações chegam a R$11.916,90 para analistas e  R$ 6.862,72 para Técnico.

Etapas do Concurso MPU

Os candidatos inscritos no concurso do MPU foram submetidos a provas de 120 questões, sendo 50 de Conhecimentos Básicos e 70 de Conhecimentos Específicos.

Houve a aplicação de prova discursiva, PARA ANALISTA DO MPU APENAS,  com valor de 40,00 pontos que consistia em uma dissertação, de até 30 linhas, sobre o tema Legislação aplicada ao MPU e ao CNMP, constante dos Conhecimentos Básicos.

As provas objetivas para o cargo de Técnico do MPU tiveram duração de 3 horas e 30 minutos e foram aplicadas na data de 21 de outubro de 2018, no turno da tarde. 

Conhecimentos exigidos para os cargos.

Para Técnico e Analista

  • LÍNGUA PORTUGUESA
  • ACESSIBILIDADE
  • ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO
  • LEGISLAÇÃO APLICADA AO MPU E AO CNMP

Específico de Analista

  • DIREITO ADMINISTRATIVO
  • DIREITO CONSTITUCIONAL
  • DIREITO DO TRABALHO
  • DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO
  • DIREITO CIVIL
  • DIREITO PROCESSUAL CIVIL
  • DIREITO PENAL
  • DIREITO PROCESSUAL PENAL
  • DIREITO PENAL MILITAR
  • DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR

Específico de Técnico

  • NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO
  • NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL
  • NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO
  • NOÇÕES DE ARQUIVOLOGIA
  • NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO ORÇAMENTÁRIA, FINANCEIRA E ORÇAMENTO
    PÚBLICO

Prepare-se: cursos para concursos

Atribuições e Requisitos dos cargos do MPU

ANALISTA DO MPU – ESPECIALIDADE: DIREITO

Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Direito, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Atribuições

Assessorar os membros e chefias na coordenação e supervisão das atividades de processos judiciais e administrativos e de procedimentos extrajudiciais.

Bem como, planejar e executar tarefas relativas à análise jurídica de atos, documentos, processos judiciais e administrativos e de procedimentos extrajudiciais, produzindo os atos e documentos pertinentes.

E ainda, elaborar minutas de petições, denúncias, recursos, acordos judiciais ou extrajudiciais, termos de ajustamento de conduta, decisões, despachos, pareceres, notas técnicas, notificações, votos e atos congêneres, bem como manifestações jurídicas para subsidiar decisão administrativa; receber, analisar, acompanhar e dar andamento a processos e a outros documentos.

TÉCNICO DO MPU – ESPECIALIDADE: ADMINISTRAÇÃO

Certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de ensino médio (antigo segundo grau), expedido por instituição de ensino reconhecida pelo órgão competente.

Auxiliar, dentro ou fora do ambiente da sede de trabalho, os membros e as chefias em processos judiciais e administrativos e em procedimentos extrajudiciais; atuar em processos judiciais e administrativos e em procedimentos extrajudiciais; auxiliar os membros e as chefias em eventos oficiais, audiências e diligências; elaborar e analisar informações, certidões, declarações, relatórios e documentos congêneres; elaborar minutas de atos administrativos e normativos.

E realizar atividades relativas à instrução, tramitação e movimentação de processos, procedimentos e documentos; manter e controlar o arquivo setorial; e executar demais atividades necessárias ao desempenho do cargo ou outras que eventualmente venham a ser determinadas pela autoridade
competente, sempre respeitando, quando for o caso, os limites impostos pelos órgãos de classe.

Acesse aqui o Resultado do Concurso MPU 2018

EDITAL DO MPU 2018

Receba por e-mail EM PRIMEIRA MÃO notícias, editais e inscrições para concursos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.