Concurso PC-SC: Banca até outubro
Concurso PC-SC: Banca até outubro
A escolha da banca responsável pelo novo concurso PC-SC está próxima de ser escolhida. Segundo o órgão, a expectativa é de que a empresa vencedora seja anunciada até outubro, e que a publicação do edital saia ainda este ano. O processo de licitação já foi iniciado.
As vagas
O concurso PC-SC, ofertará 394 vagas no total, sendo que 200 serão para o cargo de agente de polícia e 194 para o cargo de escrivães. Para os dois cargos é necessário possuir curso superior e carteira de habilitação. As remunerações ainda serão confirmadas.
Último concurso da Polícia Civil – SC
O último concurso PC-SC, foi realizado em 2014 para o cargo de agente com remuneração inicial de R$ 3.842.20. Já para o cargo de escrivão, o último concurso ocorreu em 2010. Nos dois certames, a banca organizadora foi a Acafe.
As fases do processo seletivo, foram compostas de cinco fases: prova objetiva, teste de capacidade física, avaliação psicológica vocacionada, investigação social e exame toxicológico.
Provas do último concurso
A prova objetiva foi composta de 80 questões, sendo 40 de noções de direito, dez de legislação institucional, 20 de língua portuguesa e dez de noções de informática. Para o cargo de escrivão, foram 50 questões de conhecimentos específicos e 30 de conhecimentos gerais.
Ainda no último concurso PC-SC, em conhecimentos específicos foram dez sobre o Estatuto da Polícia Civil de Santa Catarina e do Grupo de Segurança Pública e 40 de noções de direito, incluindo direitos constitucional, administrativo, penal, processual penal e direito humanos. Das 30 questões de conhecimentos gerais, 20 foram sobre língua portuguesa e dez de noções de informática.

Agente da Polícia Civil – SC
Agente de polícia
A principal função do agente de polícia é fazer com que a lei seja cumprida. Seu dever é praticar os atos de Polícia Judiciária definidos na esfera de sua competência técnica e funcional pelo Código de Processo Penal e por outras normas que regem essa atividade, inclusive técnicas e éticas, mediante determinação da Autoridade Policial, atendendo aos critérios de hierarquia.
Em ambas as esferas, as atribuições do cargo de agente de polícia são bastante similares. Seu trabalho é tanto ativo: efetuar prisões, interrogar suspeitos, atender a ocorrências. Quanto investigativo: examina evidências, organiza a ordem dos acontecimentos, monta a “história” do processo judicial. Cumpre mandados judiciais e custodia presos; dirige veículos policiais automotores em atividades pertinentes aos serviços policiais; opera equipamentos computacionais e de comunicação, bem como armamentos.

Escrivão da Polícia Civil -SC
Escrivão
Sua função é documentar e acompanhar o desenvolvimento de processos policiais. Ele materializa os atos de Polícia Judiciária definidos na esfera de sua competência funcional pelo Código de Processo Penal e por outras normas que regem essa atividade, inclusive técnicas e éticas.
O profissional é responsável pela formalização do Inquérito Policial, ou pela documentação do mesmo. Tudo o que acontece no Inquérito deve ser “colocado no papel” pelo Escrivão. O profissional pode ser graduado em ensino superior em qualquer área e seu trabalho é de suma importância no andamento dos processos e depoimentos na delegacia.
O escrivão pode atuar nas polícias Federal, Civil ou Militar.Suas atribuições são assessorar, executar e controlar os trabalhos relacionados à formalização dos atos de Polícia Judiciária por determinação e orientação da Autoridade Policial a que estiver subordinado nos inquéritos policiais, sindicâncias e processos administrativos disciplinares; expedir certidões de ofício e mediante requerimento deferido pela Autoridade Policial.
Clique aqui e conheça os melhores cursos para você se preparar em diversos concursos. Repense seu modo de estudar!!