Concurso PC SC sairá na sexta-feira

Concurso PC SC sairá na sexta-feira. O concurso público será para Escrivão e Agente.

A Polícia Civil do Estado de Santa Catarina divulgou nota em que confirma pra sexta-feira, 27, o lançamento do seu próximo edital do Concurso PC SC, que será lançado pela Fundação de Estudos e Pesquisa Socieconômicos (Fepese). O novo concurso foi autorizado pelo governador do Estado, Raimundo Colombo, no primeiro semestre de 2017. A dispensa de contratação da banca só ocorreu no início de outubro.

Na tarde de ontem, em reunião realizada com a administração do Governo de Santa Catarina, o Secretário de Segurança do estado assinou os editais que serão publicados no Diário Oficial do Estado até esta sexta-feira, dia 27. Serão oferecidas 394 vagas, sendo 200 para Agente de Polícia e 194 para Escrivão de Polícia.

Detalhes do Concurso PC SC

Conforme já divulgado pela administração do Governo de Santa Catarina, o prazo de inscrição do Concurso PC SC começará na própria sexta-feira, 27 de outubro, ficando aberto até o dia 27 de novembro.

A aplicação das provas está prevista para o dia 16 de dezembro para os candidatos a uma vaga de Escrivão de Polícia. E será aplicada as provas no dia 17 de dezembro para os candidatos à carreira de Agente de Polícia.

Os candidatos inscritos poderão optar pelo local de prova entre as seguintes cidades: Grande Florianópolis, Joinville, Chapecó, Criciúma, Tubarão, Lages, Itajaí e Joaçaba.

Remuneração da Polícia de SC

Veja na tabela abaixo a descrição da remuneração

Concurso PC SC remuneração

Confira os cursos do Estúdio Aulas voltados às Carreiras Policiais, acesse aqui.

Exigência dos Cargos do Concurso PC SC

Os dois cargos oferecidos no Concurso PC SC exigem Diploma em Curso Superior, reconhecido
pelo Ministério da Educação, com Diploma registrado na instituição que o expedir, ou em instituição autorizada por
lei, e aprovação em curso de formação no órgão de ensino da Polícia Civil, com no mínimo 400 (quatrocentas) horas-aula de duração.
As fases do concurso previstas compreendem a aplicação das provas objetivas, prova de capacidade física, avaliação de aptidão psicológica vocacionada, investigação social e exame toxicológico.

Último Concurso PC SC

O último Concurso PC SC ocorreu em 2014. À época, a organização do certame foi de responsabilidade da banca Associação Catarinense das Fundações Educacionais ACAFE. O edital do concurso ofertou 340 vagas para o cargo de Agente de Polícia Civil.

Provas do Concurso PC SC

Conforme o edital da PC SC de 2014, os candidatos à carreira policial foram submetidos às seguintes 5 fases:
– Primeira Fase (eliminatória/classificatória) – Prova Objetiva;
– Segunda Fase (eliminatória) – Prova de Capacidade Física;
– Terceira Fase (eliminatória) – Avaliação da Aptidão Psicológica Vocacionada;
– Quarta Fase – (eliminatória) – Investigação Social;
– Quinta Fase – (eliminatória) – Exame Toxicológico.

A prova objetiva foi composta por 80 (oitenta) questões de múltipla escolha, com 05 (cinco) alternativas de respostas (de “a” a “e”) e dessas alternativas, somente 01 (uma) deverá ser assinalada como correta, atribuindo-se 01 (um) ponto para cada acerto, observada a seguinte distribuição de questões:

– Noções de Direito 40
– Legislação Institucional 10
– Língua Portuguesa 20
– Noções de Informática 10

O candidato que obtivesse menos de 40 (quarenta) pontos na prova objetiva, ou zero acerto em quaisquer das disciplinas integrantes da prova, seria considerado reprovado no concurso público, não constando em lista de classificação e, consequentemente, estaria eliminado do certame.

Para a prova de capacidade física, houve a classificação de mil candidatos, conforme estabelecido no edital. Os classificados para a fase de testes físicos foram submetidos aos respectivos testes, a ver:concurso pc sc

Houve ainda o Teste de Léger – 20 metros (corrida de vai e vem), sendo 6 estágios completos para homens e 5 estágios completos para mulheres.

Atribuições do Agente de Polícia SC

Dentre as funções a serem desempenhadas pelos Agentes de Polícia constam: conduzir viaturas policiais; cumprir os horários estabelecidos, bem como concorrer à escala de serviço e operações especiais para as quais seja designado;
zelar pela manutenção das viaturas, dos equipamentos, armas e demais utensílios móveis e imóveis de sua unidade policial; operar todos os equipamentos de comunicação disponíveis na unidade policial a que pertencer; proceder à entrega de correspondências e intimações que lhe forem determinadas; Informar a unidade policial, através de relatório sobre a conclusão de diligências que lhe forem incumbidas; velar permanentemente sobre todos os fatos e atos que possa interessar à prevenção e repressão de crimes e contravenções; deter, apresentando à autoridade policial competente, quem quer que seja encontrado em flagrante delito; permanecer em sua unidade policial durante o horário de trabalho, somente se ausentando quando autorizado ou nos casos previstos em lei ou regulamento; guardar sigilo sobre serviços que lhe forem confiados; dar ciência imediata à autoridade policial de fato ou ato delituoso; zelar pela manutenção da ordem pública em geral; cumprir com presteza as diligências e determinações superiores, operar sistema de comunicação nas centrais de rádio da polícia civil, além de outras especificadas em lei.

A nomeação dos aprovados ocorreu em duas etapas, sendo 170 candidatos em cada uma delas.

Acompanhe diariamente nossa página para ficar por dentro dos principais editais, notícias, e concursos abertos em todo o país. E lembre-se de assinar nosso canal do YouTube para ter acesso aos nossos aulões online, ao vivo e gratuitos Estúdio Aulas.

Jornalista Soraia Cantanhede

Receba por e-mail EM PRIMEIRA MÃO notícias, editais e inscrições para concursos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.