Concurso PGE PE tem comissão formada

Concurso PGE PE tem comissão formada e pode ter vagas para Brasília.

PGE procuradoria geral do estado

Isso mesmo, caro leitor. O concurso da PGE PE pode ter vagas para Brasília. A Procuradoria do Estado de Pernambuco – PGE PE divulgou duas portarias em que cria comissões para a realização de novos concursos, sendo para cargos de apoio e outro para a carreira de Procurador de Estado.

As vagas para o quadro de apoio são para os cargos de analista judiciário, analista administrativo e assistente de Procuradoria. Não há, na portaria, mais detalhes sobre os concursos, como o quantitativo de vagas por função a ser oferecida.

Dos cargos
O cargo que sem dúvida será o de maior demanda no concurso da PGE PE é o de assistente de procuradoria, que exige apenas nível médio para sua participação. O cargo de analista administrativo já exige curso completo de graduação em qualquer formação. Os cargos de analista judiciário e de Procurador de Estado têm o pré-requisito para ambos, qual seja, o curso de bacharel em Direito, podendo ainda ser exigido tempo mínimo de experiência para o cargo.

Existe a possibilidade de abrirem-se vagas para áreas específicas da PGE PE. A comissão será responsável pela escolha da banca que organizará as etapas objetivas, discursivas e título do concurso da PGE GE.

Carreiras na PGE PE
A Procuradoria Geral PGE PE tem o papel de assessorar diretamente o Estado, representando-o judicialmente, além de suas autarquias. Além disso, entre suas competências constam atividades de consultoria jurídica ao Poder Executivo, a promoção da cobrança da dívida ativa e o exercício das demais atribuições fixadas em lei. Os novos servidores poderão ser lotados tanto na Sede, quanto em uma das cinco Procuradorias Regionais, além da sede na capital pernambucana, a saber: Caruaru, Arcoverde, Petrolina e Brasília.

A Lei Complementar nº 02/1990 criou cinco Procuradorias Regionais , com a previsão de que sua jurisdição seria fixada por decreto do Governador do Estado. Atualmente, existem quatro Procuradorias Regionais, sediadas em Caruaru, Arcoverde, Petrolina e Brasília, as quais têm como atribuição exercer – no âmbito de sua jurisdição – as funções da Procuradoria Geral do Estado quanto à representação judicial.

1ª Procuradoria Regional, com sede em Caruaru; 2ª Procuradoria Regional, com sede em Petrolina; 3ª Procuradoria Regional, com sede em Arcoverde; e 4ª Procuradoria Regional, com sede em Brasília, responsável pela atuação da PGE PE junto aos Tribunais Superiores e ao Tribunal de Contas da União.

Prepare-se com a melhor Equipe de professores do país, veja nossos cursos on-line aqui.

Por Soraia Cantanhede

Receba por e-mail EM PRIMEIRA MÃO notícias, editais e inscrições para concursos!

1 Comentário

  1. MARCIA

    Qual a média de salário e qual o conteúdo programático básico?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *