Concurso PM AL 2021: edital confirmado para soldados

concurso PM-AL

Está confirmado o novo concurso PM AL (Polícia Militar do Alagoas) para 2021. O governador do Estado de Alagoas, Renan Filho, anunciou no dia 21 de setembro, durante uma live em sua rede social, que o edital do concurso PM AL 2021 será publicado no primeiro semestre de 2021. 

O governador disse aos candidatos para se preparem e se dediquem porque oportunidades surgirão no primeiro semestre do ano que vem:

“Nós vamos correr um pouco agora, para podermos avançar e criar um cronograma, mas neste final do ano e no primeiro semestre do ano que vem nós teremos uma agenda de concursos públicos, dando sequência ao nosso trabalho de reestruturar Alagoas”.

No dia 5 de agosto o governador havia anunciado o concurso PM AL 2021 por meio de suas redes sociais. Segundo ele, além da seleção para soldados também há intenção de realizar outra seleção, para a carreira de bombeiro.

Saia na frente: cursos online para as carreiras policiais

Como foi o último edital PM AL

O último edital do Concurso PM AL 2018 ofertou 500 vagas. Para concorrer bastava ter nível médio de formação.

O cargo exige, na data prevista para a matrícula no Curso de Formação, ter concluído a última série do ensino médio ou equivalente, com certificado de conclusão ou equivalente, devidamente registrado e reconhecido pela Secretaria de Educação ou outro órgão competente.

Conforme o último edital, a remuneração do Soldado Combatente, condição alcançada após a conclusão do Curso de Formação de Praças, R$ 3.744,47; e Soldado Aluno, situação definida durante o período de formação, R$ 1.453,14.

Fases do Concurso

O Concurso PM AL 2018 contou com as seguintes fases, a saber:

a) prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, de responsabilidade do Cebraspe-Cespe;
b) avaliação médica das condições de saúde física e mental, de caráter eliminatório, de responsabilidade do Cebraspe;
c) teste de aptidão física, de caráter eliminatório, de responsabilidade da PMAL;
d) comprovação documental e investigação social, de caráter eliminatório, de responsabilidade da PMAL.

A prova objetiva será realizada nas cidades de Maceió/AL e Arapiraca/AL e as demais etapas do concurso serão realizadas na cidade de Maceió/AL.

>Acesse aqui o edital do Concurso PM AL 2018

Saia na frente: cursos online para as carreiras policiais

Cargo de Soldado

Durante o curso de formação, o Soldado da PM/AL terá que exercer atividade estudantil, em regime de internato e (ou) semi-internato, em dedicação integral e exclusiva, exercendo as demais atividades internas e externas atreladas à sua formação, conforme o Regulamento do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), Manual do Aluno do CFP/PMAL e diretrizes de ensino da Diretoria de Ensino da PMAL.

Após formado, o Soldado terá missão de exercer atribuições inerentes ao soldado combatente, com atribuições e deveres, respeitadas as restrições previstas em leis, regulamentos e instruções pertinentes, participando e promovendo a segurança pública através de execuções em ações e operações policiais militares.

A atuação do Soldado Combatente compreende as seguintes atribuições específicas, dentre outras: executar o policiamento ostensivo fardado, reservado e velado; assessorar os comandantes de guarnição; executar o serviço de sentinela das guardas de: quartel, em estabelecimentos prisionais e nas assessorias militares; participar de ações e operações policiais.

E ainda, auxiliar e secretariar no desenvolvimento de processos e procedimentos administrativos da Polícia Militar; comandar guarnição de policiamento ostensivo fardado, reservado ou velado, na ausência de oficial e (ou) graduado para tal, obedecida a antiguidade, entre outras atribuições.

Receba por e-mail EM PRIMEIRA MÃO notícias, editais e inscrições para concursos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.