Concurso PM PR 2020: banca é definida. Edital sairá com 2.400 vagas

Polícia Militar do Estado do Paraná vai abrir um novo edital de concurso público (Concurso PM PR 2020) com 2.400 vagas para PM e Bombeiros. A confirmação foi dada pelo governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior.

O certame já havia sido anunciado, mas recebeu oficialmente a sua autorização em outubro passado.

Hoje, 13 de janeiro, foi definida a banca do concurso PM PR 2020. A Fundação da Universidade Federal do Paraná (FUNPAR) foi definida como a organizadora da seleção.

“Esse era um compromisso assumido que estamos concretizando. O reforço no policiamento vai contribuir para que o Paraná siga perseguindo índices de criminalidade cada vez menores”, disse o governador durante a assinatura.

Concurso PM PR 2019

A Polícia Militar do Paraná informou por meio de suas redes sociais que os editais serão publicados “em breve”. Em setembro, o setor de Comunicação do Estado afirmou que a equipe responsável pela organização do concurso PM PR 2020 trabalha para que os editais sejam publicados no início deste ano. As provas estão previstas para o primeiro semestre.

Concurso PM PR 2020: cargos e requisitos

Os candidatos às carreiras policiais do Paraná que desejam entrar na corporação precisam ficar atentos aos requisitos.

O candidato precisa ter o diploma devidamente registrado, de conclusão do Ensino Médio em escola pública ou particular reconhecida pelos órgãos oficiais de ensino, ter no máximo 30 (trinta) anos de idade na data do primeiro dia da inscrição, ou seja, não ter completado 31 (trinta e um) anos no primeiro dia de inscrições, e os demais critérios para a posse previstos no edital. 

PREPARE-SE: curso online para as carreiras policiais

O salário inicial da PM PR é de R$ 4.180,07.

Policial Militar da PM PR tem missão de desempenho do policiamento ostensivo e outras missões necessárias à preservação da ordem pública. A contratação é realizada sob regime estatutário, em conformidade com a legislação constitucional e infraconstitucional aplicável.

Como foi o último concurso PM PR?

O último concurso PM PR para Soldados e Bombeiro ocorreu em 2012. Na ocasião, a banca do certame foi a FAFIPA.  Quando contou com 4.445 vagas para Soldado. Além disso, foram oferecidas 819 vagas para Bombeiro Militar.

O concurso da Polícia Militar do Paraná foi composto da seguinte forma:

a) PROVA DE CONHECIMENTOS: de caráter eliminatório e classificatório, nos termos definidos no presente Edital e no Edital convocatório;

b) EXAME DE CAPACIDADE FÍSICA: de caráter eliminatório, nos termos definidos no presente Edital e no Edital convocatório;

c) EXAME DE SANIDADE FÍSICA: de caráter eliminatório, nos termos definidos no presente Edital e no Edital convocatório;

d) AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA: de caráter eliminatório, nos termos definidos no presente Edital e no Edital convocatório;

e) PESQUISA SOCIAL E DOCUMENTAL: de caráter eliminatório, nos termos definidos no presente Edital e no Edital convocatório.

A prova objetiva foi composta de 40 questões, além de uma redação. A prova avaliou os candidatos nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Informática, Estatuto da Criança e do Adolescente, Atualidades e Redação.

ACESSE AQUI O ÚLTIMO EDITAL DO CONCURSO PM PR SOLDADO

Lotação dos aprovados Concurso PM PR 2020

Assim como aconteceu no último concurso, a expectativa é que os policiais sejam lotados em qualquer uma das unidades pertencentes à Região Militar escolhida (abrangendo todos os municípios, distritos, vilas e demais localidades que estejam sob a responsabilidade territorial da Unidade) pelo prazo mínimo de 5 (cinco) anos, salvo promoção, após este período poderá ser lotado em qualquer unidade do Estado do Paraná.

Leia aqui os concursos públicos abertos no Brasil



Receba por e-mail EM PRIMEIRA MÃO notícias, editais e inscrições para concursos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.