Concurso PMDF e CBM DF 2020: mais de 12 mil cargos vagos

Com déficit de aproximadamente 12 mil policiais militares e bombeiros, a corporação prevê novo concurso público para a PMDF e CBM DF a partir do segundo semestre de 2020 (Concurso PMDF 2020). O alto número de vagas é decorrente da Reforma da Previdência e dos pedidos de aposentadoria. As informações são do portal Metrópoles.

Os novos certames estão sendo avaliados para o segundo semestre, tendo em vista ainda o número de aprovados no cadastro reserva de ambos os certames, mas que ainda é insuficiente, se comparado ao alto número de cargos vagos.

O concurso PMDF 2020 e CBM DF tem como objetivo evitar o comprometimento dos serviços de repressão a crimes, resgates e combate a incêndios..

Conforme dados da Polícia Militar (PMDF), as tropas têm, atualmente, 10.859 homens e mulheres na ativa. O déficit é de 41%, com cerca de 7,8 mil vagas em aberto, que podem aumentar ainda mais.

Em 2017, 1.651 militares foram para a reserva. No ano seguinte, o número ficou em 661. Neste ano, saltou para 872, por receio dos efeitos da reforma.

De acordo com o comando da PM, todos os setores da corporação são afetados pela falta de pessoal.

“As diretrizes de comando priorizam e enfatizam medidas saneadoras na área operacional, com o emprego e a alocação de policiais para a área operacional, de acordo com as demandas”, argumentou a instituição por nota.

A situação no Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) não é diferente. Em junho deste ano, a corporação registrava déficit de 4,1 mil servidores, segundo os dados mais recentes disponibilizados pela corporação. Em termos percentuais, 42,56% das vagas estão vazias.

Entre combatentes e oficiais, a corporação tem 5,5 mil membros nas tropas, quando deveria contar com 9,7 mil para realizar operações com segurança para a população e os próprios servidores.

Prepare-se: cursos para carreiras policiais

Últimos concursos PM DF e CBM DF

O último concurso da Polícia Militar do DF contou com mais de 50 mil inscritos, disputando 500 vagas imediatas, além de 1.500 vagas para cadastro reserva. Confira os detalhes.

Do total de 50.448, apenas 3.150 , para candidatos do sexo masculino, terão a redação corrigida. Já para as mulheres, 532 candidatas terão a redação discursiva corrigida.

Conforme a divulgação do resultado Concurso PM DF, a nota de corte está em 42 pontos para candidatos do sexo masculino, observados os empates na última posição.

E nota de 46 pontos para candidatas do sexo feminino, observados os empates na última posição.

Vale destacar que esse resultado está em caráter preliminar, já que ainda poderá sofrer modificações decorrentes de recursos contra o gabarito provisório e com o acréscimo da nota da redação discursiva.

De acordo com o exposto no edital da PM DF, será reprovado na prova objetiva e eliminado do concurso público o candidato que acertar menos de 15 (quinze) questões de conhecimentos básicos e menos de 15 (quinze) questões de conhecimentos específicos; ou obtiver pontuação igual a 0 (zero) nas questões de Língua Portuguesa.

VEJA DEPOIMENTO DE APROVADOS NO CONCURSO BOMBEIRO MILITAR DO DF

Receba por e-mail EM PRIMEIRA MÃO notícias, editais e inscrições para concursos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.