Concurso PPGG DF: projeto da LDO prevê nomeações em 2021

Um dos principais concursos para o DF previsto para o segundo segue em pauta – concurso PPGG DF. Isto porque, conforme o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias, encaminhado recentemente para a Câmara Legislativa do DF, as nomeações do concurso para a carreira de Políticas Públicas e Gestão Governamental (PPGG) estão previstas a partir do próximo ano.

Para que isso ocorra é necessário que o procedimento de contratação da banca, lançamento do edital e abertura de inscrições, bem como provas possam ocorrer ainda no decorrer do segundo semestre.

Sobre a banca do concurso PPGG DF, o órgão chegou a confirmar que a empresa será o Cebraspe, porém, o contrato ainda não foi publicado em diário oficial. 

Concurso PPGG DF

O edital de abertura de inscrições estava previsto para ser liberado em janeiro deste ano teve que ser prorrogado. O órgão chegou a confirmar que a empresa será o Cebraspe seria a banca do concurso, porém, o extrato do contrato ainda não foi publicado em diário oficial. 

A expectativa é de que a banca e o edital sejam anunciados no início do segundo semestre, já que a crise do novo coronavírus provocou prejuízos à arrecadação distrital. Todavia, a carreira de Gestão e Políticas Públicas é de extrema estratégia para o DF.

Prepare-se: cursos online para concursos

Os novos servidores deverão ser aproveitados nas administrações regionais, que têm em sua maioria funcionários precários, ou seja, em cargos em comissão, sem nenhum tipo de vínculo ou garantia funcional.

As remunerações iniciais para os novos cargos são de R$ 4.480  para analistas e R$ 6.760 para gestores.

As duas carreiras do concurso PPGG DF foram criadas pela lei 4.517, de 28 de outubro de 2010. De acordo com a lei, compete à carreira, observado o nível de atuação de cada cargo, formular, implementar, acompanhar, difundir, avaliar e executar políticas, diretrizes, procedimentos e ações referentes à gestão de âmbito de sua competência, nos órgãos e entidades do governo do Distrito Federal.

Os servidores serão lotados em qualquer órgão da administração direta, sendo vetada a vinculação definitiva a algum órgão específico.

O Concurso PPGG DF 2020 ofertará vagas para os seguintes cargos:

  • 100 vagas imediatas para o cargo Gestor
  • 150 vagas imediatas para o cargo Analista

Haverá ainda Cadastro de Reserva com 500 vagas, no concurso PPGG DF 2020.

Salário e carreira da PPGG DF

Concurso PPGG DF: salário

Um dos grandes atrativos da carreira na PPGG DF é a progressão funcional e a remuneração, veja abaixo o quadro de remuneração dos servidores.

Prepare-se: cursos online para concursos

Concurso PPGG DF: cargos possíveis

O concurso PPGG DF 2020 ofertará oportunidades para dois cargos: Gestor e Analista, em diversas áreas do conhecimentos, ambos de nível superior.

Carreira: Gestor em Políticas Públicas e Gestão Governamental

Áreas – Especialidades (nível superior )
Cargo 1) Políticas Públicas;
Cargo 2) Gestão Governamental;
Cargo 3) Contabilidade;
Cargo 4) Tecnologia da Informação e Comunicação.

Requisitos dos cargos de Gestor da PPGG DF

Cargo 1: Especialista em Políticas Públicas

Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior, em nível de graduação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação.

Atribuições do cargo
Executar atividades que demandem conhecimentos abrangentes em análise de problemas e de políticas públicas,formulação e seleção de políticas públicas, implementação de políticas públicas, monitoramento e avaliação de políticas públicas, nas diversas áreas, órgãos e unidades de atuação da administração pública.

Descrição detalhada
Analisar políticas públicas; identificar e definir modelos de tomada de decisão em política pública; analisar estratégias e resultados das políticas públicas; identificar e definir tipos de políticas públicas; formular agendas para políticas públicas; formular, implementar, monitorar e avaliar políticas públicas; promover a transparência.

Cargo 2: Especialista em Gestão Governamental

Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior, em nível de graduação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação.

Atribuições
Executar atividades que demandem conhecimentos abrangentes em análise de problemas de gestão pública, formulação e seleção de modelos de gestão pública, monitoramento e avaliação da gestão pública nas diversas áreas, órgãos e unidades de atuação da administração pública.

Descrição detalhada
Promover a modernização da gestão pública; analisar e aplicar modelos/paradigmas de gestão; desenvolver institucionalmente os órgão de atuação; compreender as mudança organizacional; analisar e aplicar instrumentos gerenciais modernos; avaliar desempenho e resultados; promover sistemas de incentivo e responsabilização; aplicar métodos de flexibilização organizacional e de mecanismos de rede.

Prepare-se: cursos online para concursos

Cargo 3: Especialista em Contabilidade

Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em Contabilidade, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação.

Atribuições
Executar atividades que demandem conhecimentos especializados em Contabilidade, nos diversos órgãos e unidades da administração pública.

Descrição Detalhada
Elaborar, examinar e analisar balancetes,balanços e demais demonstrativos contábeis e financeiros; emitir relatório técnico de natureza contábil sobre demonstrações patrimoniais e financeiras; orientar e elaborar o plano de contas; participar do planejamento do sistema de registro e operação, atendendo às necessidades administrativas e às exigências legais; avaliar trabalhos de contabilização de documentos.

O concurso PPGG DF pode ofertar ainda vagas para o cargo de especialista em TIC.

Cargo 4: Especialista em Tecnologia da Informação e Comunicação

Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação na área de Tecnologia da Informação e Comunicação fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação.

Atribuições
Executar atividades que demandem conhecimentos especializados em Tecnologia da Informação e Comunicação, nos diversos órgãos e unidades da administração pública.

Descrição Detalhada
Elaborar, acompanhar e revisar a Estratégia Geral de Tecnologia da Informação – EGTI, do Planejamento Estratégico de TI do órgão – PETI e do Plano Diretor de TI do órgão – PDTI; planejar e acompanhar a execução de Plano de Capacitação em TI; mapear processos de TI; gerenciar projetos de TI; planejar a contratação de soluções de TI; acompanhar e revisar processos de contratação de soluções de TI.

Prepare-se: cursos online para concursos

Cargos de Analista da PPGG DF

O concurso PPGG DF pode oferecer ainda vagas para o cargo de analista. Veja abaixo.

Cargo: Analista Administrativo 

Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior, em nível de graduação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação.

Atribuições
Executar atividades técnico-administrativas referentes às áreas de recursos humanos, finanças, orçamento, patrimônio, material, logística, licitações e contratos, transporte, arquivo, documentação,tecnologia da informação, ouvidoria, comunicação e modernização; atender ao público; preparar, conferir, expedir e gerenciar correspondências oficiais; coletar dados e informações; processar dados; analisar e instruir processos.

Descrição Detalhada
Executar atividades técnico-administrativas referentes à manutenção, organização e métodos; operar microcomputadores; efetuar cálculos, coletar, processar e manter dados estatísticos e informações referentes às atribuições do setor de trabalho; acompanhar e controlar expedientes ou processos de interesse do setor de trabalho; preparar, coordenar e acompanhar programas, cronogramas de trabalho e rotinas administrativas; acompanhar e controlar legislação diversa.

Cargo: Analista Tecnologia da Informação e Comunicação

Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação na área de Tecnologia da Informação e Comunicação fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação.

Atribuições
Executar atividades que demandem conhecimentos técnicos em Tecnologia da Informação e Comunicação, nos diversos órgãos e unidades da administração pública.

Descrição Detalhada
Apoiar a elaboração, o acompanhamento e a revisão da Estratégia Geral de Tecnologia da Informação – EGTI, do Planejamento Estratégico de TI do órgão – PETI e do Plano Diretor de TI do órgão – PDTI; auxiliar e efetivar a execução de Plano de Capacitação em TI; apoiar o mapeamento de processos de TI; apoiar o gerenciamento de projetos de TI; apoiar a elaboração, o acompanhamento e a revisão de processos de contratação de soluções de TI; auxiliar na revisão de modelos de documentos para planejamento ou gestão de contratos de TI.

Prepare-se: cursos online para concursos

Eleição para Administrações Regionais – Concurso PPGG DF

Esta eleição deverá ocorrer no mesmo período do pleito para governador, deputados e senador, será organizada pelo TRE, mas será realizada somente daqui a quatro anos. O projeto entrará na pauta da CLDF caso seja mantido o veto do governador de um projeto já aprovado pelos deputados distritais. Nesta proposta, a eleição seria realizada três meses após a escolha pelo voto do governador.

Receba por e-mail EM PRIMEIRA MÃO notícias, editais e inscrições para concursos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.