Concurso SEDF: novas contratações são autorizadas

 A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF) deve abrir novo edital de processo seletivo simplificado em 2020 (Concurso SEDF). De acordo com a pasta, o objetivo é suprir a necessidade de mão de obra no ano letivo de 2021, com possibilidade de prorrogação também para uso do banco de aprovados em 2022.

Além disso, há uma boa notícia aos candidatos que estão no cadastro reserva do concurso de efetivos da SEDF. Confira abaixo essa boa notícia.

Prepare-se: cursos para a SEDF

concurso sedf

Concurso SEDF

Secretaria da Educação do DF vai nomear 800 professores efetivos e, em breve, deve confirmar a nomeação de aprovados na área de apoio.

Deve ser publicado no Diário Oficial do Distrito Federal – segundo previsão do próprio secretário da Educação, João Pedro Ferraz -, o decreto de nomeação de 800 aprovados no concurso público de 2016 para o cargo de professor. Ontem, a Secretaria da Educação encaminhou para a Casa Civil a minuta do decreto e os nomes dos contemplados.

Os professores efetivos a serem nomeados vão exercer a profissão por 40 horas e mais 21 professores por 20 horas. Eles devem assumir os cargos até o final deste mês.

Nomeação de Técnicos para a SEDF

O secretário da Educação anunciou ainda em reunião com o Sindicato dos Professores (Sinpro), com as comissões de aprovados no concurso de 2016 e representantes da Câmara Legislativa que vai solicitar nomeações para a área de apoio da SEDF:

“Agora vamos negociar com a Secretaria de Economia a nomeação de monitores, técnicos, sendo apoio e secretário escolar, e ainda de analistas de gestão educacional”, concluiu.

O processo de nomeação foi aprovado pela Secretaria de Economia. Publicado no Diário Oficial, as próximas etapas até a sala de aula serão publicadas no site da Secretaria, entre as quais estão exames médicos, verificação da documentação e a escolha das escolas onde vão dar aula. Eles vão dar aulas nos locais onde há maior carência de professores definitivos, de acordo com informações da assessoria da Secretaria.

“Estas nomeações cumprem o compromisso do GDF com o programa Educação sem Carência, por intermédio do qual, até 2022, não teremos carência de nenhum profissional dentro de nossas escolas”, afirmou Kelly Bueno, subsecretária de Gestão de Pessoas da Secretaria de Educação. Há 4 anos este programa, que substitui o Carência Zero, mantém todas as escolas com professores, conforme publicou a Agência Brasília.

Concurso SEMEC

Convocações SEDF

No total, já foram nomeados 1.679 professores, desde a homologação do concurso, que previa 800 vagas. Cerca de 2.900 candidatos foram aprovados. A vigência do certame segue até setembro de 2021.

No início de 2019, a secretaria solicitou 1.200 nomeações. Em agosto do mesmo ano, apenas 200 foram autorizadas. Dessa forma, o Secretário de Educação, João Pedro Ferraz, passou a negociar diretamente com a Secretaria de Economia a viabilização de mais nomeações de professores.

Prepare-se: cursos para a SEDF

Professores substitutos da SEDF

Enquanto isso, professores substitutos também estão sendo convocados pela Secretaria da Educação do Distrito Federal. A convocação ocorre a partir da lista de 8,5 mil professores substitutos aprovados em processo seletivo realizado em 2018, com validade para 2019 e prorrogado para 2020.

Entre os dias 27 e 31 de janeiro, a SEEDF recebeu a documentação dos selecionados. Todos  foram chamados para assinatura de contrato.

As carências serão abertas imediatamente, ainda que a ausência seja de apenas um dia, por meio de um novo sistema implantado pela Secretaria de Educação. O Khronos vai monitorar, em tempo real, as 400 mil horas mensais permitidas para contratação temporária. “Vamos começar 2020 com professores em todas as salas de aula”, afirma o secretário de Educação, João Pedro Ferraz,

Neste primeiro momento, 4 mil substituições são realizadas para suprir as funções de professores que assumiram os cargos de diretor, vice-diretor, coordenador pedagógico e supervisor.

Último concurso SEDF Efetivos

concurso da SEDF de 2016 foi um dos editais mais esperados pelos concurseiros em Brasília. Neste concurso, houve a oferta de vários cargos como de Professor de Educação Básica, Analista de Gestão Educacional, Técnico de Gestão Educacional e Monitor em um total de  2,9 mil vagas. Houve também em 2016 o Concurso SEDF Temporários.

Ao todo, foram homologadas 152.111 inscrições. As provas foram realizadas apenas no Distrito Federal, nos dias 22 e 29 de janeiro.

Os cargos ofertados no concurso SEDF foram para as funções de: professor de educação básica; analista de gestão educacional; técnico em gestão educacional e monitor de gestão educacional.

Prepare-se: cursos para a SEDF

Entre os cargos de maior disputa estavam o cargo de Professor de Educação Básica – Área de Atuação Atividades com 29.270 inscritos para 458 vagas para ampla concorrência, e o cargo de Técnico de Gestão Educacional – Apoio Administrativo que somou 39.981 inscritos para concorrem a uma das 120 vagas da ampla concorrência, o que contabilizou a disputa de 333 candidatos por uma vaga. Nesse sentido, o concurso SEDF Convocações deverá ser maior para estes cargos.

A Secretaria de Educação do DF tem tradição de nomear muitos candidatos, enquanto viger o prazo de validade do concurso SEDF Convocações. Pelo atual cenário da SEDF, a expectativa de que ocorra muitas nomeações, além das previsões editalícias.

No último concurso lançado em 2013, houve a nomeação de 1.032 professores, sendo em sua maior parte para o cargo de Especialista em Atividades, neste cargo, o edital trazia apena a oferta de 200 vagas. para os outros cargos, a nomeação foi igualmente expressiva.

BAIXE O EDITAL SEDF 2016


Receba por e-mail EM PRIMEIRA MÃO notícias, editais e inscrições para concursos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.