Confirmado novo concurso para Agentes Penitenciários e Socioeducativos

O Governo do Estado de Minas Gerais confirmou uma nova seleção para a área de Segurança Pública para as carreiras de Agentes Penitenciários e Agentes Socioeducativos- da Secretaria de Estado de Defesa Social–  concurso SEDS MG.

O motivo de novo concurso para Agentes Penitenciários e Socioeducativos é o vencimento do último concurso para as duas funções. O certame foi para contratação temporária e já atingiu seu limite de prorrogação, qual seja, oito anos. Na ocasião, foram contratados 1.800 agentes.

O Assessor de Relações Sindicais da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Carlos Calazans, informou que existem ainda contratos temporários de 5 mil Agentes. Para estes, os contratos serão mantidos, pois, conforme o edital de concurso, ainda não foi alcançado o período de oito anos, prazo máximo de contratação.

Ficou consentido que o novo concurso terá prova de títulos, como parte de suas etapas de Assim, Calzans defende que o novo concurso tenha prova de títulos em suas etapas de avaliação, o que possibilita a consideração da experiência dos atuais contratados.

Confira os cursos do Estúdio Aulas voltados às Carreiras Policiais, acesse aqui.

concurso agepenNovo Concurso SEDS MG

As informações preliminares repassadas à imprensa através do Subsecretário de Estado de Atendimento Socioeducativo, Danilo Emanuel de Oliveira Santos, é de que há possibilidade de o concurso para as carreiras de Agentes Penitenciários e Socioeducativos abrirem com oferta de 2.300 vagas. Segundo os dados apresentados, atualmente, existem 1.500 Agentes temporários, de um total de 2.500 no sistema do Estado.

Atribuições das carreiras

O concurso SEDS MG ofertará vagas para Agente Socioeducativo– a função de Agente Socioeducativo exige do candidato apenas nível médio completo. A remuneração inicial é de R$ 4.098,45. Entre as atribuições do cargo constam exercer a vigilância e escolta intramuros e extramuros nos estabelecimentos da Subsecretaria de Atendimento às Medidas Socioeducativas, zelando pela integridade física, mental e emocional dos adolescentes em regime de internação e semi-liberdade.

Agente de Segurança Penitenciário- entre as funções a serem desempenhadas pelos agentes penitenciários estão a de  garantir a ordem e a segurança no interior dos estabelecimentos prisionais; desempenhar ações de vigilância interna e externa dos estabelecimentos prisionais, inclusive muralhas e guaritas, bem como em órgãos e locais vinculados ou de interesse do Sistema Prisional; exercer atividades de escolta e custódia de presos; executar operações de transporte escolta e custódia de presos em movimentações externas, bem como de transferências interestaduais ou entre unidades no interior do Estado, entre outras.

Último Concurso

O concurso SEDS MG em sua última seleção para Agente Penitenciário ocorreu em 2013.  À época, foram ofertadas 3.410 vagas e a organização do concurso público ficou a cargo do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação –IBFC, com registro de 20.200 inscritos. A prova teve a seguinte estrutura: concurso seds mgA remuneração do servidor que ingressar em cargo da carreira de Agente de Segurança Penitenciário Nível I –, Grau A – corresponde ao Vencimento Básico de R$ 2.655,00, além de benefícios. O edital do último concurso SEDS MG pode ser obtido, clicando aqui.

Jornalista Soraia Cantanhede

Receba por e-mail EM PRIMEIRA MÃO notícias, editais e inscrições para concursos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.