Confira a lista dos Concursos de Tribunais para 2019. (ATUALIZADA)

Olá, concursandos/as. O Blog do Estúdio Aulas preparou uma lista com os Concursos de Tribunais para 2019. A nossa lista contempla certames que estão previstos, autorizados, na iminência de ser lançado e em outras situações. Então, se os concursos de Tribunais são o seu sonho, é hora de apressar os estudos e cumprir as metas.

Conforme a nossa apuração, com base na Lei Orçamentária anual, dentre outros atos normativos, este ano de 2019 promete ser muito propício para quem almeja uma vaga nos Tribunais Regionais Federais (TRFs), Tribunais Eleitorais (TREs), Tribunais  do Trabalho (TRTs), Tribunais Contas (TCEs), Tribunais de Justiça (TJ) e Tribunais Superiores.

Em regra, as vagas de concursos de Tribunais são para médio e superior, no cargo de Técnico Judiciário e Analista Judiciário, respectivamente. Vale destacar que no ano de 2018 saíram muitos editais de Tribunais, portanto, alguns estão com concurso vigente e não aparecerão em nossa lista.Concursos de Tribunais

Concursos de Tribunais

Tribunal Superior Eleitoral 

A LOA 2019 sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro previu 860 vagas destinadas à Justiça Eleitoral, nela incluídas o Tribunal Superior Eleitoral e os Tribunais Regionais Eleitorais.

Um dos concursos de Tribunais mais aguardados é o do Tribunal Superior Eleitoral que tem previsão de lançar um novo edital para técnicos e analistas em 2019. Desde 2017 que há a expectativa de um edital do TSE, mas que não foi possível sua realização em decorrência dos limites com gasto de pessoal. .

O último concurso foi lançado pela banca Consulplan, veja aqui o último edital do TSE.

Supremo Tribunal Federal

Após três anos sem realizar concursos públicos, o STF vem com previsão na LOA 2019 de prover 38 vagas no seu quadro de pessoal. O último concurso foi realizado em 2013 pelo Cebraspe-Cespe, veja aqui o último edital do STF.

Tribunal de Justiça do DF

O último concurso do TJDFT expirou em 2018. Conforme Portaria divulgada pelo órgão, ate o fim de 2018 o TJDFT contava com 138 cargos vagos para Analista Judiciário e 158 para Técnico Judiciário. Segundo o tribunal, está aberto um processo administrativo para analisar a viabilidade de realização de novo concurso público.

Tribunais Regionais Eleitorais

Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) – AUTORIZADO

O lançamento do Concurso TRE SC é muito esperado. Para que seu lançamento de concretize, é necessário a aprovação de verba por parte do TSE.

Conforme a autorização concedida, o concurso TRE SC 2019 deverá ofertara vagas para as áreas de medicina e contabilidade, cujas seleções estão autorizadas desde 2017, e técnicos, de nível médio, e analistas judiciários, na especialidade Direito.

O último edital do TRE SC foi divulgado em 2015, e à época, ofertou apenas uma vaga para o cargo de Arquiteto. Acesse aqui o último edital TRE SC.

Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) – COMISSÃO FORMADA

De acordo com informações do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo, o novo concurso TRE ES, poderá trazer oportunidades para os cargos de técnicos e analistas. Atualmente, existem nove cargos vagos, sendo dois de analista judiciário da área judiciária (nível superior) e sete de técnico judiciário da área administrativa (ensino médio completo sem especialidade).

Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso do Sul (TRE-MS) – COMISSÃO FORMADA

Mais um edital de TRE que tinha previsão de ser lançado em 2017, mas que por motivos orçamentários não aconteceu. Mas em atenção às vagas previstas na LOA 2019, cresce a expectativa de uma autorização para o novo concurso TRE MS. Além disso, o número de aposentadorias até 2020 é considerável. Veja aqui o último edital do concurso TRE MS.

Tribunal Regional do Trabalho

Na LOA 2019, existe a previsão de 632 vagas para a Justiça do Trabalho. Dentre os TRT’s , oito estão sem concursos vigentes: BA, DF/TO, PB, MA, ES, GO, AL e PI.  Há três que vencem no segundo semestre: MG, RS e PR.

Os tribunais que não aparecem acima estão com concurso vigente.

TRT PR

Na última semana o Tribunal Regional do Paraná instituiu comissão para organização de novo concurso público.

TRT ES

O Tribunal Regional do Trabalho do Espírito Santos tem comissão formada. De acordo com o órgão, a expectativa é de que a escolha da banca aconteça agora em 2019. 

Tribunal Regional Federal

O TRF 3 possui uma comissão que está sendo responsável pelo levantamento de quais áreas sofrem mais com a falta de servidor. Mas não pode precisar quando será lançado o edital.

Tribunais de Justiça

Tribunal de Justiça do Amazonas

Conforme informações do chefe do TJ AM, o edital será divulgado com cerca de 200 vagas com objetivo de substituir os profissionais temporários. Ele explicou ainda que o ideal seria abrir 400 vagas, mas o Tribunal está em processo de análise do impacto dos novos servidores nas contas públicas.

Tribunal de Justiça de Roraima

O concurso do Tribunal de Justiça do Estado de Roraima já está autorizado e tem grande chances de ser lançado em 2019. A expectativa é de que sejam ofertadas vagas para nível fundamental, médio e superior.

Tribunal de Justiça do PARÁ

O Tribunal de Justiça do Estado do Pará deve abrir em 2019 novo concurso público para Juiz Substituto  Em sua última sessão do ano de 2018, o Pleno do TJ PA aprovou, por unanimidade, a minuta de resolução referente ao concurso público para magistratura do órgão. A minuta, autoriza oficialmente a abertura do certame.

Tribunal de Justiça do Rondônia

O Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia autorizou a realização de concurso público para Juiz Substituto. O certame já conta com banca definida que será a Fundação VUNESP.

Tribunal de Justiça do RS

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul  irá lançar em 2019 seu novo edital de concurso público destinado ao cargo de Oficial de Justiça, que de acordo com o último edital, exigia apenas nível médio. A remuneração inicial para o cargo de Oficial do TJ RS pode chegar a R$ 9 mil reais.

As informações sobre o novo concurso TJ RS 2019 foram confirmadas pelo Serviço de Seleção da Direção de Gestão de Pessoas do Tribunal, que informou ainda, que o processo de escolha da banca organizadora já foi iniciado. Leia abaixo mais informações sobre o novo concurso público do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. Leia mais aqui

Tribunal de Justiça de Minas Gerais

O Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais terá novo concurso público destinado ao provimento de vagas na segunda instância. A banca organizadora do certame foi definida através de pregão eletrônico. Conforme publicação do TJ MG, fica o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) o responsável pelo próximo certame. A novidade é que o processo já foi homologado, restando apenas a assinatura de contrato entre as partes e a publicação do edital.

Resumo do que prevê a LOA para Tribunais 2019 

Concursos de Tribunais 2019

O Poder Judiciário teve consideráveis autorizações para provimento, veja abaixo a lista dos tribunais superiores e demais tribunais:

  • STF – 38 vagas ( por meio de novo concurso)
  • STJ – 50 vagas ( poderá ser novo concurso ou nomeação de aprovados no último concurso)
  • Justiça Federal – autorizadas 300 vagas distribuídas para os Tribunais Regionais Federais
  • Justiça Militar – 30 vagas
  • Justiça Eleitoral – 860 vagas
  • Justiça do Trabalho – 632 vagas (Oito Tribunais Regionais do Trabalho estão sem concursos vigentes: BA, DF/TO, PB, MA, ES, GO, AL e PI.  Há três que vencem no segundo semestre: MG, RS e PR.
  • Conselho Nacional de Justiça – 6 vagas

Tribunais Autorizados a realizar concurso em 2019

  • TRE SC – concurso autorizado
  • TJ TO – já tem banca definida- Cespe/Cebraspe
  • TJ AM – comissão formada
  • TJ RR – comissão formada
  • TRT ES – comissão formada
  • TRT BA – comissão formada
  • TRE MS – comissão formada
  • TRF 3 – comissão formada
  • TJDFT – Órgão estuda a possibilidade de novo concurso

Acompanhe aqui os principais concursos públicos abertos no Brasil

Acompanhe diariamente nossa página para ficar por dentro dos principais editais e Concursos públicos abertos no Brasil e concursos de Tribunais. E lembre-se de assinar nosso canal do YouTube para ter acesso aos nossos aulões online, ao vivo e gratuitos, lá tem muita dica para você arrebentar no concurso que você quer fazer. Acesse aqui.

Assessoria de Comunicação Estúdio Aulas

Receba por e-mail EM PRIMEIRA MÃO notícias, editais e inscrições para concursos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.