Saiu edital para auditor da Sefaz RS

Foi divulgado o edital do Edital Auditor Sefaz RS no Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Sul. O concurso Sefaz RS será de responsabilidade do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos- Cebraspe- Cespe.edital auditor sefaz RS

Edital Auditor Sefaz RS

Conforme o edital, estão sendo ofertadas 50 vagas no cargo de Auditor-Fiscal da Receita Estadual do Quadro de Pessoal Efetivo da Receita Estadual, Classe A. Os candidatos nomeados estarão subordinados ao Estatuto e Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civis do Estado do Rio Grande do Sul, conforme disposto na Lei Complementar Estadual nº 13.451/2010, e, no que couber, às disposições da Lei Complementar nº 10.098, de 3 de fevereiro de 1994.

Do total de vagas ofertadas, 37 são para ampla concorrência, 05 são para pessoas com deficiência e 08 para candidatos negros e pardos, totalizando a oferta total de 50 vagas, conforme disposto no quadro abaixo.

Cargo de Auditor da Sefaz RS

De acordo com o edital Auditor Sefaz RS, para concorrer a uma das vagas o candidato deverá ter diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior, em grau de bacharelado, de duração plena, em Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Jurídicas e Sociais, Engenharia ou Tecnologia da Informação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

A remuneração inicial do auditor é de R$ 20.463,50 (vencimento básico mensal, acrescido de Prêmio de Produtividade e Eficiência variável,correspondente ao mês de julho de 2018).

O regime de trabalho de tempo integral será de 40 horas semanais, podendo ser exigido o comparecimento ao local de trabalho aos sábados, domingos e feriados ou no período da noite, por determinação de superior hierárquico

Prazo de Inscrição

Os candidatos interessados em concorrer a uma das vagas terão o prazo compreendido entre às 10 horas do dia 15 de outubro de 2018 e 18 horas do dia 13 de novembro de 2018, no endereço eletrônico oficial da banca organizadora. O valor da taxa de inscrição é de R$187,77.

Atribuições do cargo de Auditor da SEFAZ RS

Conforme o edital auditor Sefaz RS, os aprovados serão responsáveis, entre outras funções, a de exercer a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial das entidades da administração direta e indireta, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncia de receitas.

E ainda por comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e eficiência, da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos e entidades da Administração Pública, bem como da aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado; avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execução dos programas de governo e do orçamento do Estado.

E ainda exercer o controle sobre todos aqueles que, a qualquer modo, arrecadem rendas, efetuem despesas ou administrem bens do Estado.

Além de coordenar, analisar, orientar, executar e validar todas as atividades relativas aos serviços de contabilidade da Administração Direta do Estado; orientar, controlar e validar as atividades relacionadas com o registro dos atos e fatos relativos às gestões orçamentária, extraorçamentária, financeira e patrimonial, inclusive dos fundos especiais.

Bem como analisar, interpretar e avaliar os elementos integrantes do Balanço-Geral do Estado, dos Balanços das Entidades Públicas Estaduais e dos Balanços Consolidados do Setor Público.

Executar auditoria contábil, administrativa e operacional na Administração Direta, nas Autarquias, nas Empresas Públicas, nas Sociedades de Economia Mista e Controladas e nas Fundações instituídas ou mantidas pelo Estado, com a emissão dos respectivos relatórios e pareceres.

Além de examinar e manifestar-se previamente sobre processos, licitações, contratos, ajustes, convênios ou outros instrumentos que, direta ou indiretamente, possam originar despesas públicas; gerenciar as atividades referentes ao desenvolvimento, implantação, manutenção, operação, inclusive supervisão, de sistemas de processamento de dados, relacionados com o controle interno.

Assim como emitir parecer ou prestar informações sobre matéria financeira, orçamentária, patrimonial ou administrativa.

Por fim, examinar e emitir parecer de tomada de contas dos ordenadores da Administração Direta; estabelecer normas e procedimentos sobre matéria de natureza contábil, no âmbito da Administração Direta, das Fundações e Autarquias;

Elaborar Plano de Contas, Classificadores, Demonstrativos e Ementários de Receita e Despesa Públicas; planejar, organizar, implantar, operar, supervisionar e coordenar sistemas contábeis; examinar e emitir parecer sobre processos de prestação de contas; e, pesquisar, planejar e implantar sistemas de acompanhamento e apuração de custos do serviço público.

Fases e Aplicação das provas do Concurso Sefaz RS

Segundo o edital auditor Sefaz RS, o Concurso Público para Auditor submeterá os candidatos inscritos com exame de habilidades e conhecimentos, mediante aplicação de provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, aplicadas na cidade de Porto Alegre/RS.

Os candidatos serão submetidos a exames de habilidades e conhecimentos, mediante aplicação de provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, divididas em três blocos.

Bloco I: Língua Portuguesa (26), Direito Empresarial, Direito Civil e Direito Penal (28), Tecnologia da Informação (26) e Matemática e Raciocínio Lógico (20). A prova objetiva do Bloco I terá a duração de 5 horas e será aplicada na data provável de 02 de fevereiro de 2019, no turno da tarde.

Bloco II: Contabilidade (30), Direito Administrativo e Direito Constitucional (20) e Direito Tributário (30). A avaliação objetiva do Bloco II terá a duração de 4 horas e será aplicada na data provável de 03 de fevereiro de 2019, no turno da manhã.

Bloco III: Legislação Tributária Estadual do Rio Grande do Sul (40) e Auditoria Contábil e Auditoria Fiscal (40). A prova objetiva Bloco III terá a duração de 4 horas e será aplicada na data provável de 03 de fevereiro de 2019, no turno da tarde.

Tipo de Prova e Critérios de Classificação

A banca do Concurso, Cebraspe-Cespe, aplicará provas do tipo múltipla escolha, com cinco opções (A, B, C, D e E), sendo uma única resposta correta, de acordo com o comando da questão.

Será aprovado nas provas objetivas o candidato que obtiver cumulativamente, no mínimo, 50% de acertos em cada uma das disciplinas das provas objetivas e obtiver, no mínimo, a nota de 120,00 pontos no conjunto das provas objetivas.

A validade do concurso será de 24 meses, com possibilidade de prorrogação por igual período.

>Baixe o edital do Concurso Sefaz RS

Acompanhe aqui os principais concursos públicos abertos no Brasil

Acompanhe diariamente nossa página para ficar por dentro dos principais editais e Concursos públicos abertos no Brasil e do Concurso Militar Temporário do Exército.. E lembre-se de assinar nosso canal do YouTube para ter acesso aos nossos aulões online, ao vivo e gratuitos, lá tem muita dica para você arrebentar no concurso que você quer fazer. Acesse aqui.

Assessoria de Comunicação Estúdio Aulas

Receba por e-mail EM PRIMEIRA MÃO notícias, editais e inscrições para concursos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.