Saiu novo edital do IBGE para temporários

Saiu novo edital do IBGE para temporários. O Processo Seletivo IBGE é para médio e superior.

Saiu o novo edital do IBGE. A publicação consta na edição de hoje, 24 de novembro, do Diário Oficial da União. O Processo Seletivo visa a contratação temporária de profissionais para a realização do Censo Agropecuário.

Conforme o edital do IBGE estão sendo ofertadas 32 oportunidades nos cargos de Agente Censitário Municipal e Agente Censitário Supervisor, ambos exigem ensino médio e os salários são de R$ 1.600,00 e R$ 1.900,00, respectivamente. A duração do contrato é de até 7 meses.

Prazo de inscrição do IBGE

O prazo de inscrição para o Processo Seletivo IBGE começa em 27 de novembro a 08 de dezembro de 2017. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas em um dos Postos de Inscrição do IBGE, conforme determinado no edital IBGE. O candidato deverá se inscrever na UF/Posto de Coleta para o qual deseja concorrer, dentre aqueles listados no endereço eletrônico do IBGE.

Não será cobrada taxa de inscrição para a participação no Processo Seletivo do IBGE.

[divider style=”solid” top=”20″ bottom=”20″]

Edital do IBGE/Processo Seletivo IBGE

Edital do IBGE/Processo Seletivo IBGE

[divider style=”solid” top=”20″ bottom=”20″]

Atribuições do cargo do Processo Seletivo IBGE

Agente Censitário Municipal

Entre as funções do Agente Censitário constam a de instalar, organizar e zelar pelo Posto de Coleta, adotando providências para garantir seu adequado funcionamento; conhecer a área geográfica e os setores censitários dos municípios de sua área de atuação.

E mais, ter pleno conhecimento de todas as instruções e conceitos contidos nos manuais técnicos e operacionais; coordenar todas as atividades censitárias e orientar os trabalhos das equipes de campo de sua área de atuação, obedecendo às instruções técnicas, operacionais, administrativas e de informática estabelecidas nos manuais e normas vigentes, sob orientação superior.

E ainda a de organizar e definir as áreas de atuação de cada Agente Censitário Supervisor e seus respectivos setores censitários, observando as recomendações e critérios de seus superiores; providenciar para que os mapas das áreas a serem pesquisadas sejam afixados em local visível no Posto de Coleta.

Além de organizar, com os Agentes Censitários Supervisores, o treinamento dos Recenseadores, atuando como instrutor; acompanhar o andamento da coleta de dados nas áreas de atuação de cada Agente Censitário Supervisor e adotar as providências cabíveis, com vistas ao bom andamento dos trabalhos, à total cobertura da área territorial, o cumprimento dos prazos e a qualidade das informações coletadas.

Bem como analisar sistematicamente os relatórios dos sistemas gerenciais e adotar as providências cabíveis, com vistas ao bom andamento dos trabalhos, com estrita atenção à cobertura territorial, aos prazos e padrões de qualidade determinados.

Agente Censitário Superior

Já para o cargo de Agente Censitário Superior consta a função de planejar, organizar, gerenciar e acompanhar a execução da coleta de dados realizada pelos Recenseadores, fazendo uso dos sistemas disponibilizados e de visitas em campo, quando necessárias, para garantir a cobertura da área territorial, o cumprimento dos prazos e a qualidade das informações coletadas.

E ainda acompanhar os Recenseadores em campo para esclarecer as dúvidas quanto à identificação dos limites dos setores censitários e percursos; c) auxiliar os Recenseadores na solução dos casos de recusa/resistência de informantes em atendê-los; bem como a de colaborar na organização e administração do Posto de Coleta.

Avaliação dos Candidatos no Processo Seletivo IBGE

Conforme o edital IBGE, a avaliação dos candidatos inscritos dar-se-á por meio de Análise de Títulos, compreendendo a Titulação Acadêmica dos candidatos.

A análise de títulos terá caráter classificatório, valerá até 10 (dez) pontos e, será realizada de acordo com a pontuação pré- estabelecida no edital.

Conclusão ensino médio (antigo 2º grau) incompleto será aceita a declaração (acompanhada obrigatoriamente de histórico escolar) da instituição de ensino que permita identificar em qual situação o candidato se encontra.

Conclusão do curso de graduação (ensino superior) incompleto será aceita a declaração (acompanhada obrigatoriamente de histórico escolar) da instituição de ensino que permita identificar em qual período (semestre/ano) e curso o candidato se encontra.

Conclusão do curso de graduação (ensino superior) completo será aceito o diploma ou certificado/ declaração (este último acompanhado obrigatoriamente de histórico escolar) de conclusão do curso.

Classificação no Processo Seletivo IBGE

Para as funções de Agente Censitário de Nível Médio e Superior, somente será considerado aprovado no Processo Seletivo Simplificado o candidato que obtiver aproveitamento igual ou superior a 5 (cinco) pontos do total de pontos da Análise de Títulos.

Baixe o edital do Processo Seletivo IBGE para ter acesso ao cronograma e prazos do edital.

O prazo de validade do processo seletivo simplificado, de acordo com o edital do IBGE, será de 2 (dois) anos, contados a partir da data da divulgação do resultado final.

Jornalista Soraia Cantanhede

Receba por e-mail EM PRIMEIRA MÃO notícias, editais e inscrições para concursos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.