Estudando para concurso durante as férias, uma análise da Matriz SWOT!

Olá, concurseiro(a)! Tudo bem?

Preparamos para você uma análise da matriz Swot para os seus estudos neste período de férias. A matriz SWOT é um instrumento usado na administração de empresas para realizar planejamento estratégico, sua principal função é recolher dados importantes que caracterizam o ambiente interno, que são as forças e fraquezas e o externo, que são as oportunidades e ameaças da empresa. Dessa forma, a análise SWOT é uma ferramenta de base para a gestão e planejamento estratégico e pode ser aplicada em qualquer tipo de análise, no nosso caso vamos aplicar para planejar o nosso estudo para concurso público.

O que vem a ser matriz SWOT? Bem, SWOT é a uma sigla dos seguintes termos: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças).

  • Strengths (Forças), ou seja, as vantagens internas da empresa (estudante) em relação à concorrência. Por exemplo, a qualidade do seu material de estudo, a qualidade do seu estudo, o aproveitamento, o tempo empregado e otimizado.
  • Weaknesses (Fraquezas), são as desvantagens internas do estudante em relação à concorrência, como por exemplo, desperdício de tempo, ou estudo improdutivo, planejamento inadequado, materiais de estudos ruins ou muito caros.
  • Opportunities (Oportunidades), são os aspectos externos positivos que podem potenciar a vantagem competitiva da empresa (estudante). Por exemplo, má preparação dos concorrentes, falta de planejamento e pouca dedicação aos estudos.
  • Threats (Ameaças) são os aspectos externos negativos que podem pôr em risco a vantagem competitiva. Por exemplo, aumento da concorrência, perda da qualidade de estudo, não se preparar com os melhores profissionais.

Em uma adaptação bem brasileira, a expressão pode ser: “Matriz FOFA” (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças).

Portanto, muitos estudantes não conseguem ter uma visão clara do cenário em que vivem, assim é necessário identificar os elementos que compõem as categorias da matriz e preencher os campos. A seguir preenchemos uma matriz SWOT, para ilustrar alguns pontos com os quais você pode se identificar.

Matriz SWOT para Concurso

Assim, você pode compreender melhor o seu cenário e identificar os pontos positivos e negativos, fazendo um levantamento geral e então, irá intensificar os pontos positivos, explorando as oportunidades, neutralizando e revertendo o que for negativo, trabalhando as fraquezas e atentando para as ameaças.

Clique na imagem para Efetuar o download de um PDF e personalize sua matriz SWOT.

Clique na imagem para Efetuar o download de um PDF, imprima e personalize sua matriz SWOT.

Agora, monte a sua própria matriz SWOT, e faça o cruzamento dos pontos, liste os fatores internos (forças e fraquezas) e os externos (oportunidades e ameaças). Defina um peso para cada fator como mais importante ou menos importante, depois classifique os fatores em excelente, bom ou ruim. Analise as razões de cada fator de acordo com as suas respectivas classificações. Isso irá mostrar como você está lidando com cada fator estratégico.

Por fim, após compreender o cenário em que está inserido e identificar todos os pontos, você otimizará a sua busca pela aprovação aumentando as forças e oportunidades, diminuindo e neutralizando as fraquezas e ameaças.

Conheça nossos cursos gratuitos, clicando no botão abaixo:

botao

Receba por e-mail EM PRIMEIRA MÃO notícias, editais e inscrições para concursos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.