Saiba o que estudar para concurso público e passe em um

Olá, Concurseiros/as de plantão, como vão os estudos? Espero que você esteja firme no seu propósito de se tornar um servidor público em 2018. E para ajudar você nessa missão, nós, do Blog do Estúdio Aulas, vamos dar uma ajudinha em seus estudos e esclarecer a você o que estudar para concurso público. A gente sabe que você fica perdido por onde começar, quais materiais vai precisar, se vale a pena comprar apostila na banca de revista, ou um curso online, quem sabe um presencial. São muitos detalhes. Então vamos dar um direcionamento em seus estudos para concursos.

Espero que você fique com a gente até o fim deste artigo para que as suas dúvidas sejam sanadas. Para facilitar o seu entendimento, vamos destacar aquilo que é comum a todo e qualquer concurso público. Em seguida, vamos destacar aquelas matérias que são inerentes a determinados concursos públicos e áreas de atuação.

Nesse sentido, antes de um edital sair, os rumores sobre ele aumentam, então você começa a ler notícias sobre “comissão formada para o concurso, escolhida a organizadora, edital iminente”, e por aí vai. Ou seja, entre os preparativos de um edital e seu lançamento, em média seis meses você terá até a prova. Isso significa, pelo menos seis meses de preparação.

O que estudar para Concurso Público
O que estudar para concurso público

1- Matérias Comuns

Se você não sabe ainda em qual área nos concursos públicos focar, então comece pelas básicas.

Língua Portuguesa

Português é a matéria mais básica de todo edital de concurso. E não se engane, não é só porque você fala português desde que nasceu, só porque já viu na escola, que para concursos será fácil. Pelo contrário, a disciplina de língua portuguesa é uma das matérias que mais eliminam candidatos em provas de concurso. A dica é: pegue um edital recente de uma grande organizadora de concurso, como Cespe, FCC, FGV e veja o que é cobrado nessa disciplina. Estude com base nesse edital que será o seu modelo-guia.

Raciocínio Lógico

Se tem uma matéria que desagrada a todos, mas está em quase todos o editais de concurso é a disciplina de Raciocínio Lógico-Matemático. A falta de simpatia por esta matéria deve ter muito mais a ver com a forma como você aprendeu no ensino médio, do que com a complexidade de aprender tal matéria em si mesma. Não se assuste, não é tão difícil assim e ela é indispensável para a sua aprovação.

Direito Constitucional

Direito Constitucional é a mãe de todos os direitos. Assim que você aprender o artigo 5º da CF/88, por exemplo, você vai ver como seus estudos em outros ramos do direito vão melhorar. Não é memorizar um milhão de artigos, mas entender que a sua vida é regida por leis e toda a sociedade também. O material básico de estudo dessa disciplina é a Constituição Federal, gratuito no site do Planalto.

Direito Administrativo

O direito administrativo é uma das disciplinas-chave para a sua aprovação. Afinal, se você quer se tornar um servidor precisa entender dessa matéria. Estudar tal matéria é entender saber tudo que acontece na Administração Pública, o seu futuro local de trabalho.

Informática

A informática para concursos é uma das matérias que todo mundo acha que sabe, porque usa diariamente redes sociais, ou manda emails, vive conectado. Mas é bom estudar como as demais disciplinas, até porque você precisa saber na teoria, aquilo que você faz na prática.

E acredite, uma pergunta sobre navegadores de internet em uma prova de concurso pode ser bem diferente do que usualmente você faz. Na dúvida, estude.

Se você precisava de orientação sobre o que estudar para concurso público, eis a reposta. Mas se você já é um candidato mais preparado, já prestou alguns concursos, mas não obteve êxito, e já sabe qual área é a sua nos concursos, então é hora de estudar com foco na sua escolha.

2- Estudo das específicas

Primeiramente, evite estudar a parte específica de um cargo se você ainda não fez a base da sua preparação, que é com as matérias citadas acima.

Se você escolheu Órgão X, e então começou estudar a legislação dele para sair na frente dos concorrentes, você pode estar desperdiçando seu tempo, pois que as leis mudam com certa frequência, se desatualizam e o que você estudou pode não servir mais. Utilizou seu tempo com estudo, mas que não lhe servirá mais.

o que estudar para concurso público

3- Estudos focados em uma área

Você já leu muito sobre o que estudar para concurso público, comprou vários livros e já escolheu a sua área de atuação. Ótimo, saber o que se quer é um grande passo que você dá nessa longa jornada rumo à aprovação.

Desse modo, o estudo com base em uma área pode ser eficaz e lhe poupará tempo, porque a partir do momento em que você decide uma área, você estudará as mesmas matérias com bastante frequência, reforçando o aprendizado e ajudando na memorização.

Carreiras Fiscais
Mas o que estudar para concurso público se a escolha for carreiras fiscais? Veja.

Com base nos editais da mesma área, podemos ter uma ideia. As matérias básicas dessa área são: Português, Raciocínio Lógico, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Tributário, Matemática Financeira, Contabilidade, Estatística, Economia, Inglês e Informática.

Carreira Policial
Mas se a sua área de concurso for a carreira policial, então seus estudos deverão englobar as matérias de Português, Raciocínio Lógico, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Penal, Direito Processual Penal, Matemática Financeira, Contabilidade, Economia, Administração, Redação e Informática.

Carreira Tribunais
Bom, mas você optou pelas carreiras de Tribunais, então terá que planejar seus estudos com: Português,  Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Penal, Direito Processual Penal e Direito Processual Civil.

O que foi citado acima é apenas um norte. Naturalmente, o órgão, ao contratar uma empresa de concurso, decidirá quais as disciplinas deverão constar no edital do concurso público. Sim, é o órgão quem decide o que constará em seu edital.

4- Ultimo edital do concurso

Entre as dicas mais importantes sobre o que estudar para concurso público, essa sem dúvida, é uma das melhores. Estudar com base no edital anterior. Mas cuidado, essa dica só vale para o candidato que já sabe até o órgão para o qual quer prestar concurso. Por exemplo, Concurso do Senado Federal.

Você deverá buscar o último edital desse órgão e observar quais os conhecimentos foram exigidos para seu cargo de interesse. E com base nele, você monta seu plano de estudo. Mas lembre-se de buscar um edital recente. Pois há órgãos que não realizam concurso há muitos anos. Nesse caso, escolha um edital modelo que se aproxime mais daquilo que você busca.

Por hoje é só, concurseiro/a. Compartilhe esse artigo com algum amigo que está em dúvida sobre o que estudar para concurso público.

Se você está pensando em passar em um concurso bom e ganhar estabilidade, que tal você conhecer todos os nossos cursos que nós temos aqui no Estúdio Aulas e aprender com os melhores professores?!

>>> Clique aqui e conheça os melhores Cursos OnLine para concursos.

Jornalista Soraia Cantanhede

Receba por e-mail EM PRIMEIRA MÃO notícias, editais e inscrições para concursos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *