Visão X Cegueira Sistêmica

Olá, concurseiro(a)! Tudo bem?

Visão sistêmica é uma habilidade que nos permite ter uma visão geral e conhecimento do todo, para uma análise global das forças que atuam no funcionamento do sistema. É uma estratégia usada para podermos influenciar no ambiente em que estamos vivendo.

Na perspectiva da nossa vida cotidiana de estudo, a visão sistêmica pode ser aplicada na atenção que dispensamos para planejar nossas ações em um contexto macro. Um estudante que consegue ser bem-sucedido, normalmente é um excelente estrategista que planeja seus estudos, possui uma atenção pontual para organizar as suas ideias e executar os seus planos de forma eficiente, pois tem autoconhecimento e dinamiza a sua realidade e suas urgências em médio e longo prazos.

Em relação à cegueira sistêmica, sabemos que pode ser causada por frustrações relacionadas a situações que marcam negativamente o estudante, como não ir bem em um determinado concurso, zerar uma prova, e esses fatos o frustram tanto que ele perde a capacidade de analisar a realidade dos fatos de forma objetiva, sem ter a noção do contexto em que está inserido, sem perceber que tais situações são fatos isolados e foram produzidos em decorrência de outros fatores que podem ser tanto externos quanto internos, como por exemplo não foi bem nas provas do concurso por ter realizado a prova sob pressão ou estar muito cansado ou simplesmente por ter sido seu primeiro concurso e não conhecia bem tal matéria ou ainda, por ter sofrido uma situação externa que o desestabilizou, como a perda de um familiar ou um aborrecimento com o cônjuge.

Neste sentido, a cegueira sistêmica está no fato de que o estudante deseja resolver seus problemas imediatamente, e muitas vezes se frustram por lhes faltar a noção do todo, pois o fato de algo não dar certo, não justifica comprometer o todo em função desse algo, não deve se deixar influenciar negativamente. Se o cônjuge está aborrecido, o mundo não vai parar por causa disso, continue trabalhando, estudando, coloque a sua energia e atenção no seu objetivo, aperfeiçoe o seu método até atingir a sua meta.

Quando for realizar um concurso, ao abrir o edital, não se cobre de forma desesperada querendo aprender todo o conteúdo no curto período que antecede a prova, na ansiedade de passar em um concurso complexo sem a preparação prévia e eficaz, pois o resultado pode ser frustrante e isso é cegueira sistêmica.

Mas não se perturbe com isso, pois não é o fim do mundo, entenda que o ser humano é passível de erro. Portanto, o importante é ter a noção do todo e focar a atenção no processo de aprendizagem, aceitar as falhas de maneira consciente e coordenada, mudar a mentalidade, diminuir a ansiedade e não interromper o processo de avanço em função de situações ruins.

Por fim, ao tomar essas decisões os obstáculos podem ser facilmente contornados, ajudando-o a sair da cegueira sistêmica e obtendo um outro olhar para os ciclos da vida, de forma mais produtiva e eficaz.

Bons estudos!

Receba por e-mail EM PRIMEIRA MÃO notícias, editais e inscrições para concursos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.